Não precisa de filtro. É fácil observar como cada vez mais a fotografia faz parte do roteiro da viagem. Capturamos tudo em qualquer local. Mesmo com o celular a tiracolo, pode ser muito legal registrar momentos inesquecíveis com máquinas diferentes, analógicas ou digitais.
O que você prefere: Efeitos coloridos e retrô? Compartilhamento imediato nas redes sociais? Revelação instantânea? Ou ângulos radicais? Confira abaixo quatro câmeras que vão fazer você ter um registro ainda mais especial na sua próxima viagem. Strike a pose!
Lomo
Para voltar aos velhos tempos da revelação de filmes, a melhor opção é a LOMO. Já ouviu falar? O mais legal dessa máquina é que as lentes são de plástico e produzem efeitos artísticos multicoloridos. O processo consiste na recepção de luz que é feito através do sistema de exposição, chegando a durar 30 segundos. Outro modelo conhecido é a lente olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular, como você confere na foto destaque, que foi clicada em Paris.
Mais do que uma máquina, a LOMO captura um estilo de vida. Durante os últimos anos, sua comunidade com milhões de lomógrafos estabeleceu uma reputação internacional que virou febre. Entre os famosos que apostam no seu colorido analógico estão os músicos Brian Eno, David Byrne, Pulp, Underworld, Moby, apenas para nomear alguns.
Confira o conjunto de dez regras essenciais pra curtir o movimento:
1- Leve a sua Lomo para onde vá.
2- Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
3- A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
4- Aproxime-se o máximo possível do objeto a ser fotografado.
5- Não pense.
6- Seja rápido.
7- Você não precisa saber antecipadamente o que vai fotografar…
8- …Nem posteriormente.
9- Não fotografe com os olhos.
10- Não se preocupe com as regras.
GoPro
Se você gosta de aventura, vai poder capturar e compartilhar as experiências mais empolgantes da viagem com uma GoPro. Com ângulos inusitados, a pequena câmera, ideal para gravar esportes de ação, virou mania no mundo todo. Feita para produzir imagens de pontos de vista inusitados, é possível prendê-la na cabeça, no punho, no peito, em bicicletas, pranchas e onde mais se conseguir.
A menor e mais leve GoPro até o momento é a HERO3+. Pra você se inspirar, confira estas fotos de tirar o fôlego feitas com uma GoPro.
Polaroid
Para clicar e revelar na mesma hora, a diversão está garantida com uma clássica Polaroid em mãos. A câmera é pioneira na fotografia instantânea e possivelmente seu irmão ou primo mais velho já tiveram uma. Apesar de atualmente a marca investir na linha digital, você pode achar os modelos analógicos em lojas de usados. Como já saiu de linha, você também encontra pra comprar em grupos especializados na Internet. Vale prestar atenção que hoje só existem filmes sendo fabricados pros dois tipos: SX-70 e 600.
O logo do Instagram é inspirado na Polaroid Land 1000, um dos modelos mais famosos e que já ganhou até uma réplica feita em lego.
Q Camera
A recém-lançada máquina digital, criada na Suécia, tem apenas quatro botões e um design retrô. Com a Q Camera é possível fotografar, ajustar a imagem ao seu gosto e enviar as fotos diretamente para a rede social de sua preferência.
O sistema pode ser conectar ao Facebook ou Twitter, mas o Instagram é ainda incompatível. Os fabricantes afirmam que esta pode ser considerada a primeira câmera social do mundo.
Gostou das dicas? Com a CI, você pode inclusive aprimorar seus talentos na fotografia num curso combinado.