DELF x DALF: diferenças entre os testes de francês

DELF x DALF: qual a diferença entre os testes de proficiência em francês?

5/5 - (1 vote)

Se você pretende morar, trabalhar ou fazer um intercâmbio na França, em algum momento, vai acabar ouvindo falar sobre DELF e DALF.

Mas, afinal, o que significam essas siglas? Elas são abreviaturas de testes oficiais de proficiência em francês. 

Muitas vezes, comprovar o domínio do idioma é obrigatório para fins de imigração, trabalho ou estudo em países francófonos e é aí que esses diplomas entram em cena. Continue lendo e entenda melhor!

O que é e para quem é indicado o DELF e o DALF?

O DELF (Diplôme d’Études en Langue Française) e o DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) são certificados oficiais de proficiência em língua francesa, reconhecidos internacionalmente. 

Indicados para estudantes e profissionais que desejam comprovar seu domínio do idioma francês, esses diplomas oferecem uma validação do nível de habilidade linguística em diferentes contextos acadêmicos e profissionais. Abaixo, saiba mais sobre cada um deles.

DELF: Diploma de Estudos em Língua Francês

O DELF, emitido pelo Ministério Francês da Educação Nacional, é uma certificação que atesta os níveis iniciais de proficiência em língua francesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências (QECR). 

Compreendendo os níveis DELF A1, DELF A2, DELF B1 e DELF B2, este diploma é conquistado por meio de exames padronizados. Cada nível é independente, não exigindo pré-requisitos para ser prestado. 

Além disso, uma vez obtida a certificação para um determinado nível, esta é válida permanentemente, oferecendo aos candidatos um reconhecimento duradouro de suas habilidades em francês.

Referente ao público, esse diploma é indicado para estudantes e profissionais que desejam comprovar sua proficiência em língua francesa em níveis iniciais ou intermediários. 

Em geral, são para pessoas que buscam oportunidades de estudo, trabalho ou imigração em países francófonos ou que tenham interesse em aprimorar suas habilidades linguísticas 

por motivos pessoais ou profissionais. 

Estudantes de francês como língua estrangeira, candidatos a programas de intercâmbio acadêmico e profissionais que atuam em áreas onde o francês é necessário podem se beneficiar do DELF para alcançar seus objetivos educacionais e profissionais.

DALF: Diploma Aprofundado de Língua Francesa

O DALF, também emitido pelo Ministério Francês da Educação Nacional, é uma certificação destinada a avaliar os níveis avançados de proficiência em língua francesa, correspondendo aos níveis C1 e C2 do QECR. 

Similar ao DELF, o DALF é um diploma independente, não havendo exigência de certificação prévia para prestar os exames de níveis superiores. 

Assim como o DELF, o DALF oferece uma validação vitalícia para os candidatos certificados, garantindo um reconhecimento contínuo de suas habilidades linguísticas em francês.

O DALF é voltado para candidatos que possuem um domínio avançado da língua francesa e desejam comprovar sua proficiência nos níveis C1 e C2 do QECR. 

É indicado para profissionais que atuam em contextos internacionais, acadêmicos que buscam oportunidades em países francófonos, além de estudantes que almejam ingressar em instituições de ensino superior onde o francês é o idioma de instrução. 

Também é recomendado para imigrantes que desejam integrar-se completamente à sociedade e ao mercado de trabalho de países francófonos, bem como para qualquer pessoa que deseje demonstrar um alto nível de competência na língua francesa.

Qual a utilidade do DELF e DALF?

O DELF e o DALF têm diversas utilidades, servindo como uma comprovação oficial e reconhecida internacionalmente do nível de proficiência em língua francesa. 

Muitas instituições de ensino superior em países francófonos, por exemplo, exigem o DELF ou DALF como requisito de proficiência em francês para admissão em cursos de graduação ou pós-graduação. 

Universidades na França, Bélgica, Canadá (especialmente na província de Quebec) e na Suíça podem solicitar esses diplomas como parte do processo de candidatura.

Além disso, o DELF e o DALF podem ser aceitos como evidência de proficiência em francês para imigrantes que desejam se estabelecer permanentemente. 

E qual a diferença entre o DELF e DALF para o TCF E TEF?

O DELF e o DALF, por serem diplomas de língua francesa, diferem do TCF (Test de Connaissance du Français) e do TEF (Test d’Evaluation de Français), que são atestados de língua francesa. 

Enquanto o DELF é destinado a estudantes de nível intermediário de francês, o DALF é voltado para aqueles de nível avançado. 

Esses diplomas têm um foco mais amplo, avaliando habilidades linguísticas em diferentes áreas, como compreensão oral, escrita, leitura e expressão oral. 

Em contrapartida, o TCF e o TEF são exames de proficiência em francês que avaliam o nível geral de habilidades linguísticas, proporcionando uma visão mais abrangente das habilidades do candidato, sem a divisão de níveis de proficiência.

Outra distinção significativa está no prazo de validade: enquanto os diplomas DELF e DALF não têm prazo de validade, os atestados TCF e TEF têm validade de dois anos e um ano, respectivamente. 

Dicas para se preparar para os testes de proficiência em francês

Preparar-se para os exames de proficiência em francês, como DELF, DALF, TCF e TEF, requer uma abordagem estruturada e dedicada. Abaixo, confira sete dicas para ajudá-lo a obter resultados satisfatórios.

1. Conheça o formato do teste

Familiarize-se com a estrutura e o formato do teste que você planeja fazer. Entenda as diferentes seções, tipos de perguntas e critérios de avaliação para cada habilidade linguística (compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita).

2. Pratique regularmente

Dedique tempo regularmente à prática das habilidades específicas exigidas no teste, como ouvir, ler, falar e escrever em francês. 

Utilize recursos como livros didáticos, materiais online, aplicativos de idiomas e exercícios práticos para aprimorar suas habilidades linguísticas.

3. Faça simulados

Realize simulados completos do teste para se familiarizar com o ambiente e as condições do exame. Isso ajudará a reduzir a ansiedade e a aumentar sua confiança antes do dia da prova.

4. Reforce a gramática e o vocabulário

Dedique tempo para revisar e fortalecer sua compreensão da gramática francesa e do vocabulário relevante para o teste. 

Pratique a aplicação desses conceitos em contextos diferentes para melhorar sua habilidade de comunicação.

5. Assista a filmes, programas de TV e vídeos em francês

Expor-se à língua francesa por meio de mídia autêntica pode ajudar a melhorar sua compreensão auditiva e familiarizá-lo com diferentes sotaques e estilos de fala.

6. Pratique a expressão escrita e oral

Escreva regularmente em francês, seja por meio de diários, ensaios ou correspondência, e pratique a expressão oral participando de conversas em francês, seja com falantes nativos, tutores ou colegas de estudo.

7. Peça feedback

Busque feedback de professores, tutores ou colegas sobre seu desempenho em francês. Identifique suas áreas de fraqueza e trabalhe nelas de forma específica para melhorar seu desempenho.

Confira nossos destinos de intercâmbio para a França da CI!

Com diversas opções de intercâmbios, que incluem cursos de francês, acomodação, experiências de trabalho e muito mais, a CI oferece uma jornada personalizada para cada estudante em busca de uma experiência inesquecível no país da Torre Eiffel e do croissant. 

Explore as diferentes cidades, desfrute da culinária requintada, conheça pessoas de todo o mundo e mergulhe em uma das línguas mais belas do planeta.  

Não deixe de navegar pelo nosso site para conhecer nossos cursos de idioma para desenvolver seu francês, se tiver curiosidade sobre valores, faça um orçamento online, é rápido e prático!

Visite uma das agências da CI Intercâmbio ou, se preferir, entre em contato online pelos canais de comunicação para conversar com nossos especialistas e começar a planejar o seu próximo intercâmbio hoje mesmo com a gente!

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.