Histórias com castelos são, literalmente, a origem de muitas lendas e mitos. O bacana é que, antes domínio da elite mais inalcançável, hoje muitos dos castelos que restaram foram restaurados e adaptados para receber a visita dos simples mortais.
Existem construções absolutamente fantásticas do gênero espalhadas pelo mundo, a maior parte das quais você pode conhecer de perto, e, na maioria dos casos, por dentro, em visita à região.
Se observar a paisagem por entre as ameias de uma muralha de pedra ou pela janela estreita de uma torre fortificada é um de seus sonhos, está na hora de realizá-lo, ou, pelo menos, de começar a escolher onde esse momento mágico poderá ocorrer.
Com vocês, alguns dos castelos mais maravilhosos do mundo para conhecer e nunca mais esquecer.
1. Castelo de Chambord (França)
É um dos castelos mais conhecidos do mundo devido à sua arquitetura Renascentista que combina as formas francesas tradicionais com estruturas clássicas italianas.
Foi encomendado por Francisco I da França, e se tornou o maior palácio do vale do rio Loire. Porém, mesmo com todo seu gigantismo e imponência, foi feito para servir apenas como pavilhão de caça para o monarca, que residia de fato no Château de Blois e no Château d’Amboise. Com o passar do tempo, foi praticamente destruído, mas, após a Segunda Guerra Mundial, passou finalmente por uma reforma completa.
2. Castelo Matsumoto (Japão)
O Castelo Matsumoto, também conhecido como “Castelo do Corvo” por causa de seu exterior negro, é um dos castelos históricos japoneses mais importantes. Fica na cidade de Matsumoto, na municipalidade de Nagano, e pode ser alcançado de carro, ônibus ou trem para quem parte de Tóquio.
3. Castelo Segóvia (Espanha)
O Alcázar de Segovia (literalmente, Castelo de Segóvia) é uma fortificação de pedra localizada na antiga cidade de Segóvia, na Espanha. Erguendo-se imponente de uma encosta rochosa na confluência dos rios Eresma e Clamores, perto das montanhas de Guadarrama, é um dos palácios mais originais da Espanha graças a sua forma, que lembra a proa de um navio. Originalmente, era uma fortificação, mas depois serviu como palácio real, prisão do governo, escola real de artilharia e academia militar.
4. Castelo Pena (Portugal)
O palácio fica no topo de uma colina que dá para a cidade de Sintra, e, num dia claro, pode ser visto facilmente da maior parte da área metropolitana de Lisboa. Trata-se de um monumento nacional e uma das maiores expressões do Romanticismo do século 19 no mundo inteiro.
5. Castelo de Frederiksborg (Dinamarca)
O castelo de Frederiksborg fica em Hillerød, na ilha dinamarquesa de Zealand. É a maior e mais importante construção da Renascença do norte europeu. Hoje, abriga o Museu Nacional Dinamarquês.
6. Castelo Sigmaringen (Alemanha)
Em alemão, Schloss Sigmaringen, foi o castelo que sediou o governo dos príncipes de Hohenzollern-Sigmaringen. Após um incêndio que o destruiu em 1893, foi reconstruído, e apenas as torres da fortaleza medieval anterior permanecem originais.
7. Castelo de Bodiam (Inglaterra)
O castelo de Bodiam é uma fortificação completamente cercada por um fosso, próximo a Robertsbridge, em East Sussex, na Inglaterra. Foi construído em 1385 por Sir Edward Dalyngrigge, cavaleiro de Eduardo II, com a permissão de Ricardo II, com o objetivo ostensivo de defender a região contra a invasão francesa durante a Guerra dos Cem Anos.
E agora que você já conferiu alguns dos castelos mais suntuosos do mundo, que tal escolher seu destino e ligar pra gente? Sua próxima viagem promete!