Dez locais em Berlim que relembram a Alemanha Comunista

Imagem 1

Durante três décadas, de 1961 a 1989, a Alemanha ficou dividida. Um dos maiores símbolos dessa divisão foi o Muro de Berlim que partiu a capital comunista em duas. Em 09 de novembro, são comemorados os 25 anos de sua queda. Conheça dez lugares que relembram o período que tivemos duas Alemanhas.

01 – Berliner Mauer

Imagem 2
Foto: Reprodução / Vimeo

 

Os cerca de 16 km por onde o muro passava ainda guardam como cicatrizes inscrições no chão e alguns poucos fragmentos intactos. No aniversário de 25 anos da queda, o muro será reconstruído, mas o concreto dará lugar a balões iluminados. A instalação funcionará até o dia 09 de novembro quando os balões serão lançados aos céus acompanhados de mensagens da população.

Como chegar: Veja os locais por onde passa o muro em:  http://www.berlin.de/mauer/wo-war-die-mauer/index.en.html

02 – East Side GalleryImagem 3_Chamada

A East Side Gallery é considerada a maior galeria ao céu aberto do mundo. São 1,3 quilômetros que concentram a maior parte do muro ainda em pé. São mais de 100 trabalhos artísticos, a maioria deles remanescentes do momento posterior à queda do muro onde artistas de todo mundo celebravam o novo momento da Alemanha unificada.

Como chegar: Desça na estação Ostbahnhof e caminhe o muro inteiro até chegar na estação Warschauer Straße
http://www.eastsidegallery-berlin.de/

 

03 – Checkpoint CharlieImagem 4

O Checkpoint Charlie era um posto de fronteira utilizado principalmente por estrangeiros e diplomatas para fazer a passagem do lado oriental para lado ocidental. Apesar de ter sido destruído, o turismo foi a força que bastou para reconstruir o local como era na época da Alemanha dividida.

Como chegar: Friedrichstrasse 43-45
Próximo à estação Kochstraße
http://www.berlin.de/orte/sehenswuerdigkeiten/checkpoint-charlie/index.php?lang=de

 

04 – Mauer MuseumImagem 5

Localizado ao lado do Checkpoint Charlie, o Mauer Museum conta em imagens e objetos, a história do muro, além de retratar os inúmeros casos de fuga e a criatividade para fazer com que eles fossem bem sucedidos.

Como chegar: Friedrichstrasse 43-45
Próximo à estação Kochstraße
http://www.mauermuseum.de/

 

05 – Mauerpark

Imagem 6
Foto: Wiki / Reprodução

Na Faixa da Morte, área onde os soldados tinham ordem de atirar para matar qualquer pessoa que quisesse ultrapassar o muro, foi construído o Mauerpark. Aos domingos acontece uma animada feirinha de artesanato e antiguidades que conta até com um karaokê público onde qualquer um pode se aventurar para soltar a voz.

Como chegar: Bernauer Straße 63-64
Próximo à estação Bernauer Straße
http://www.mauerpark.info/

 

06 – DDR MuseumImagem 7

Este museu relembra o cotidiano dos alemães na antiga Berlim Oriental. A exposição está dividida em temas como educação, mídias e abriga ainda salas que recriam as residências da época. O museu já foi eleito por duas vezes o Museu Europeu do ano.

Como chegar: Karl-Liebknecht-Straße 1 – Mitte
Próximo à estação Hackescher Markt
http://www.ddr-museum.de/en
07 – Topografie des TerrorsImagem 8

Este museu se localiza nas antigas instalações da Gestapo, a política secreta do Estado Comunista e abriga exposições ao ar livre sob um trecho preservado do muro com documentos e recortes que contam a história da cidade desde a ocupação nazista. Na área interna, o visitante encontra uma exposição com painéis que contam a atuação da SS, a Schutzstaffel, a organização militar durante o governo nazista.

Como chegar: Niederkirchnerstraße 8,
Próximo à estação Kochstraße ou Potsdamer Platz
http://www.topographie.de/en/

 

08 – Tränenpalast

Imagem 9
Foto: Easy Toddler / Reprodução

Este museu se localiza no interior do edifício que ficou conhecido como Palácio das Lágrimas por conta do chororô que acontecia na estação de trem Friedrichstraße. O espaço abriga uma pequena esposição sobre a vida do país dividido.

Como chegar: Reichstagufer 17
Próximo à estação: Friedrichstraße
http://www.hdg.de/berlin/

09 – Ostel Hostel

Foto: Ostel Hostel / Divulgação
Foto: Ostel Hostel / Divulgação

Esse hostel foi construído para reproduzir os quartos de uma Alemanha Oriental descolada e design e conta com objetos originais como telefones, papel de parede, abajures e até livros – sobre o comunismo, é claro.

Como chegar: Wriezener Karree 5
Próximo à estação Ostbahnhof
http://www.ostel.eu/

10 – Osseria

Foto: Figaros / Reprodução
Foto: Figaros / Reprodução

Aproveitando o clima de nostalgia que é vivido pela Alemanha hoje, existe na Alemanha um restaurante que traz os pratos originais daquela época como o Jägerschnitzel, macarrão parafuso preparado com salsicha e molho picante.

Como chegar: Langhansstraße 103
http://www.osseria.de/

Se esse post só aumentou sua vontade de morar um tempo na Alemanha, que tal fazer um curso de idiomas no país e conhecer mais de perto esse país fascinante? Gostou da ideia? A CI te leva!

 

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.