Durante três décadas, de 1961 a 1989, a Alemanha ficou dividida. Um dos maiores símbolos dessa divisão foi o Muro de Berlim que partiu a capital comunista em duas. Em 09 de novembro, são comemorados os 25 anos de sua queda. Conheça dez lugares que relembram o período que tivemos duas Alemanhas.
01 – Berliner Mauer
Os cerca de 16 km por onde o muro passava ainda guardam como cicatrizes inscrições no chão e alguns poucos fragmentos intactos. No aniversário de 25 anos da queda, o muro será reconstruído, mas o concreto dará lugar a balões iluminados. A instalação funcionará até o dia 09 de novembro quando os balões serão lançados aos céus acompanhados de mensagens da população.
Como chegar: Veja os locais por onde passa o muro em: http://www.berlin.de/mauer/wo-war-die-mauer/index.en.html
02 – East Side Gallery
A East Side Gallery é considerada a maior galeria ao céu aberto do mundo. São 1,3 quilômetros que concentram a maior parte do muro ainda em pé. São mais de 100 trabalhos artísticos, a maioria deles remanescentes do momento posterior à queda do muro onde artistas de todo mundo celebravam o novo momento da Alemanha unificada.
Como chegar: Desça na estação Ostbahnhof e caminhe o muro inteiro até chegar na estação Warschauer Straße
http://www.eastsidegallery-berlin.de/
03 – Checkpoint Charlie
O Checkpoint Charlie era um posto de fronteira utilizado principalmente por estrangeiros e diplomatas para fazer a passagem do lado oriental para lado ocidental. Apesar de ter sido destruído, o turismo foi a força que bastou para reconstruir o local como era na época da Alemanha dividida.
Como chegar: Friedrichstrasse 43-45
Próximo à estação Kochstraße
http://www.berlin.de/orte/sehenswuerdigkeiten/checkpoint-charlie/index.php?lang=de
04 – Mauer Museum
Localizado ao lado do Checkpoint Charlie, o Mauer Museum conta em imagens e objetos, a história do muro, além de retratar os inúmeros casos de fuga e a criatividade para fazer com que eles fossem bem sucedidos.
Como chegar: Friedrichstrasse 43-45
Próximo à estação Kochstraße
http://www.mauermuseum.de/
05 – Mauerpark
Na Faixa da Morte, área onde os soldados tinham ordem de atirar para matar qualquer pessoa que quisesse ultrapassar o muro, foi construído o Mauerpark. Aos domingos acontece uma animada feirinha de artesanato e antiguidades que conta até com um karaokê público onde qualquer um pode se aventurar para soltar a voz.
Como chegar: Bernauer Straße 63-64
Próximo à estação Bernauer Straße
http://www.mauerpark.info/
06 – DDR Museum
Este museu relembra o cotidiano dos alemães na antiga Berlim Oriental. A exposição está dividida em temas como educação, mídias e abriga ainda salas que recriam as residências da época. O museu já foi eleito por duas vezes o Museu Europeu do ano.
Como chegar: Karl-Liebknecht-Straße 1 – Mitte
Próximo à estação Hackescher Markt
http://www.ddr-museum.de/en
07 – Topografie des Terrors
Este museu se localiza nas antigas instalações da Gestapo, a política secreta do Estado Comunista e abriga exposições ao ar livre sob um trecho preservado do muro com documentos e recortes que contam a história da cidade desde a ocupação nazista. Na área interna, o visitante encontra uma exposição com painéis que contam a atuação da SS, a Schutzstaffel, a organização militar durante o governo nazista.
Como chegar: Niederkirchnerstraße 8,
Próximo à estação Kochstraße ou Potsdamer Platz
http://www.topographie.de/en/
08 – Tränenpalast
Este museu se localiza no interior do edifício que ficou conhecido como Palácio das Lágrimas por conta do chororô que acontecia na estação de trem Friedrichstraße. O espaço abriga uma pequena esposição sobre a vida do país dividido.
Como chegar: Reichstagufer 17
Próximo à estação: Friedrichstraße
http://www.hdg.de/berlin/
09 – Ostel Hostel
Esse hostel foi construído para reproduzir os quartos de uma Alemanha Oriental descolada e design e conta com objetos originais como telefones, papel de parede, abajures e até livros – sobre o comunismo, é claro.
Como chegar: Wriezener Karree 5
Próximo à estação Ostbahnhof
http://www.ostel.eu/
10 – Osseria
Aproveitando o clima de nostalgia que é vivido pela Alemanha hoje, existe na Alemanha um restaurante que traz os pratos originais daquela época como o Jägerschnitzel, macarrão parafuso preparado com salsicha e molho picante.
Como chegar: Langhansstraße 103
http://www.osseria.de/
Se esse post só aumentou sua vontade de morar um tempo na Alemanha, que tal fazer um curso de idiomas no país e conhecer mais de perto esse país fascinante? Gostou da ideia? A CI te leva!