Dia de São Valentim

Você sabia que hoje, dia 14 de fevereiro, é comemorado o Dia de São Valentim? Embora aqui no Brasil a celebração dos casais apaixonados se chame Dia dos Namorados e aconteça no dia 12 de junho, ao redor do mundo a data é uma das principais do início do calendário anual.

E não é só a data que muda – cada país tem sua maneira e seus costumes na hora de comemorar o dia de São Valentim. Confira abaixo as diferenças das comemorações que acontecem em países como França, Dinamarca e Lituânia.

França – Não é segredo para ninguém que a França e sua capital, Paris, estão entre os destinos mais românticos do mundo. E o Dia de São Valentim tem um significado especial, já que reza a lenda que o primeiro cartão de namoro surgiu na França quando o Duque de Orleans conseguiu enviar cartas secretas de amor para sua mulher enquanto estava preso em Londres. Um costume típico da França era reunir fotos de ex-namorados e queimar as imagens para dar adeus ao passado, mas o governo resolveu banir a tradição e hoje as comemorações reúnem presentes fofos, muitas flores e festas ao ar livre.

Inglaterra – Na Inglaterra, as mulheres aproveitam a véspera do Dia de São Valentim para colocar cinco folhas de louro em seus travesseiros. A intenção? Atrair sonhos sobre seus futuros maridos.

Espanha – Outro destino super romântico é a Espanha, com sua intensa vida cultural e paisagens paradisíacas espalhadas por várias cidades do país. Por lá, é comum que praticamente todas as pessoas troquem presentes entre si, e as mulheres costumam ganhar rosas de seus namorados e maridos. O Dia de São Valentim na Espanha também reúne diversas comemorações nas ruas e costuma acontecer durante o dia todo em restaurantes, bares e destinos turísticos.

Portugal – Uma tradição comum entre os portugueses no Dia de São Valentim é dar de presente uma cesta variada lotada de pequenos itens culinários e outros objetos, além de flores e licores especiais.

Dinamarca – Embora ao redor do mundo o presente de São Valentim mais comum seja um buquê de rosas vermelhas, na Dinamarca a tradição é presentear o amado com flores brancas. Outra tradição inclui pequenos cartões chamados “garkkebrev“, que trazem poemas engraçados e enigmas sem assinatura. A graça da brincadeira é descobrir quem é o autor do cartão anônimo.

Romênia – Desde tempos antigos o povo romeno comemorou o Dia de São Valentim de uma forma diferente. Intitulada Dragobete Day, a data é comemorada no dia 24 de fevereiro e simboliza o começo da primavera, com jovens de todos os lugares do país celebrando a beleza e a saúde. É uma época comum para pedidos de casamento e começos de namoro.

Lituânia – A tradição de comemorar o Dia de São Valentim é nova na Lituânia, e os casais jovens costumam trocar cartões com corações desenhados e, muitas vezes, mandá-los de maneira anônima para pessoas que admiram.

EUA – Nos Estados Unidos, o Valentine´s Day é comemorado com cartões enamorados, flores e chocolates, além da tradição de levar seu namorado/a para uma noite romântica em um hotel.

Preparado para aproveitar as nossas dicas e planejar um Mochilão Romântico? Então confira o nosso pacote e viva momentos apaixonantes pelo mundo!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.