Dia do Trabalho: uma homenagem aos trabalhadores do mundo todo

Hoje é primeiro de maio, Dia do Trabalho. Há muita gente que brinca: poxa, mas como não se trabalha no Dia do Trabalho? Este não é apenas um dia de descanso, é também uma homenagem às diversas lutas sindicais dos trabalhadores ao longo da história.

E não é só no Brasil que nós folgamos esse dia, em muitos lugares do mundo os trabalhadores deixaram na história os avanços que conquistaram e a folga se repete. Vamos conhecer um pouquinho desta trajetória:

EUA

No dia primeiro de maio de 1886, nos EUA, mais especificamente em Chicago, houve uma importante manifestação de trabalhadores nas ruas que reinvindicam uma diminuição da carga horária de trabalho das 16 penosas horas para 8 horas diárias. Foram milhares de pessoas nas ruas, o que resultou em uma greve geral no país. No dia 3 de maio, houve um atrito com a polícia, resultando na morte de alguns manifestantes e no dia seguinte, os trabalhadores protestaram contra a repressão e violência que receberam nos dias anteriores. O ato terminou em tragédia,pois uma bomba de origem desconhecida foi lançada contra a polícia, matando 7 agentes. Os policiais não deixaram por menos e atiraram a esmo nas pessoas, matando 10 pessoas e ferindo muitas outras.

Apesar dos EUA não comemorar o Dia do Trabalho no dia primeiro de maio, lá existe o Labour Day, que é celebrado na primeira segunda feira de Setembro.  Isso aconteceu porque o governo preferiu não associar o Dia do Trabalho à manifestação ocorrida em maio de 1886, pois a marcha tinha cunho comunista, uma ideologia que ia completamente contra à da época.

França

Os trabalhadores de Paris também não ficaram parados e foram atrás de seus direitos. Os líderes da época resolveram declarar o dia primeiro de maio como uma data especial de reivindicação dos direitos trabalhistas, lutando principalmente pela redução da jornada de trabalho. O dia foi escolhido como uma homenagem aos manifestantes de Chicago.

No primeiro de maio de 1891, há uma passeata trabalhista no norte da França, mas mais uma vez o protesto termina mal: a polícia foi abafar o movimento e isso resultou na morte de 10 pessoas. Mas nem tudo foi em vão: em 1919 o senado francês reduz a carga horária de trabalho para 8 horas e declara o dia primeiro de maio como feriado naquele ano. Em 1920 a Rússia segue o exemplo francês, seguida de outros países.

Inclusive o Dia do Trabalho francês deste ano está dando o que falar por lá. Isso porque o presidente Nicolas Sarkozy resolveu fazer um comício em frente a Torre Eiffel bem neste dia, concorrendo com outras manifestações populares e aproveitando o dia para falar com seus eleitores. O que deixa tudo desconfiável é que lá na França é ano de eleição para presidente e Sarkozy foi duramente criticado pelo seu oponente François Holande. E você, acha que é oportunismo ou uma comemoração do atual presidente?

 

Austrália

A Austrália foi um dos primeiros países a reconhecer o Dia do Trabalho, entretanto lá o nome oficial é um pouco diferente. Na ilha da Tasmania, a data se chama Eight Hours Day (8 horas por dia) e no norte se chama May Day (dia de maio). O dia varia de acordo com a área australiana, mas todos têm a mesma comemoração: a conquista da carga horária de 8 horas de trabalho por dia, além de outros direitos básicos, como o reconhecimento da importância do trabalhador para a economia nacional.

 Claro que não são apenas nesses países que o dia do Trabalho é comemorado e considerado uma das datas mais importantes da história nacional de cada lugar. Vale lembrar que nem todas as nações têm o feriado no mesmo dia, mas um fato todas elas têm em comum: a brava luta dos trabalhadores em busca dos seus direitos.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.