Se você anda querendo mudar o mundo por uma causa nobre como o meio ambiente, hoje é dia de celebrar com doses extras de ar puro. A data de 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente e é lembrada por quem luta e sonha por um planeta mais sustentável. Aproveitamos, é claro, para embarcar numa jornada pelas cidades mais verdes e inspiradoras do planeta.
Ser verde é muito mais do que uma metrópole repleta de árvores e vegetação, mas que apresenta soluções sustentáveis a frente do tempo, que resultam em mais equilíbrio e qualidade de vida no ambiente urbano.
Copenhagen (Dinamarca)
Com tecnologias de ponta e um laboratório verde criado no North Harbour, a dinamarquesa Copenhagen foi eleita a capital verde de 2014 pelo certificado European Green Capital. A cidade, que planeja estar totalmente neutralizada de gás carbônico até 2025, é modelo de design e planejamento urbano. Lá vive o sonho de todo ciclista, as magrelas deverão representar 50% do transporte público dentro de dois anos.
Perth (Austrália)
Que tal um oásis do ecoturismo onde apenas bicicletas são permitidas a 30 km da costa de Perth na Austrália? Rottnest é uma ilha paradisíaca com mais de 60 praias de água azul-turquesa, 20 baías e muitas rotas para ciclistas em 11 km de comprimento. Com a liberdade de ir e vir sobre duas rodas, explore os lagos de sal e a vegetação nativa com mais de 1,5 mil espécies de plantas. Para acessar a ilha, pegue uma balsa do píer do Barrack Square, no Ri Swan, que corta Perth. A viagem de barco dura quase 1h.
Reykjavík (Islândia)
A gélida metrópole de Reykjavík, a mais populosa da Islândia, figura bela e arborizada em primeiro lugar na lista de “green cities” do projeto Green 571. A terra da Bjork traz avanços ecológicos ajudando os seus milhões de islandeses a viver melhor, e deixando o turismo mais interessante. Pra ver e se inspirar no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Mendoza (Argentina)
Esta metrópole argentina, que recebe a maioria dos montanhistas em busca de aventura na maior montanha das Américas, já criou até o Movimento Nossa Mendoza para desenvolver um programa de indicadores e metas para medir a qualidade de vida dos habitantes dessa bela província argentina.
Las Vegas (EUA)
Sustentabilidade em Las Vegas? Sim, e ainda é embalada com um muito entretenimento, é claro. Os amantes do ecoturismo podem se jogar no Vale Deserto Mojave, uma enorme área histórica e ambiental do estado americano de Nevada, onde está o centro cultural sustentável Las Vegas Springs Preserve. Próximo a The Strip, a avenida principal, o parque investe em ciências e tecnologia para o futuro da cidade, com museus, galerias, jardins botânicos, concertos e eventos ao ar livre.
São Francisco (EUA)
O que acontece em uma cidade quando mais da metade dos habitantes usa transporte público, a reciclagem é obrigatória por lei e a taxa de desperdício é a menor do país? São Francisco é mais do que eco-friendly e esbanja roteiros turísticos de sobra, com a sempre cheia Academia de Ciências da Califórnia e seu mix de planetário, aquário e museu de história natural. Anota a dica.
Estocolmo (Suécia)
Escolhida a primeira capital “green” pela Comissão Europeia em 2010, Estocolmo é de dar inveja nas demais cidades certificadas. Além do esquema sustentável ultra eficaz, a capital sueca é requisitada pela grande quantidade de áreas verdes e recreativas, e oferece hotéis ecológicos para turistas. Lá, o lixo orgânico se transforma em adubo e gás num piscar de olhos.
Cambridge (Inglaterra)
A universitária Cambridge deixa os ingleses e turistas deslumbrados com a beleza natural de seus parques, jardins e rios. No Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, você vai encontrar mais de oito mil espécies vegetais, entre plantas e árvores diferentes. As outras faculdades também cuidam muito bem de suas áreas verdejantes, recebendo shows e festivais durante o verão.
E no Brasil, a gente também faz a nossa parte. Você sabia que nas unidades de São Paulo da CI você pode descartar aparelhos celulares velhos ou em desuso? Desde o início do ano, urnas de coletas para armazenar os celulares estão disponíveis em parceria com a Eco-cel. A iniciativa faz parte do programa “CI Mão na Massa: de mãos dadas por um mundo melhor”.
Ficou com vontade de conhecer esses destinos? A CI te leva!