Dia Mundial do Meio Ambiente: As cidades mais verdes do mundo

Se você anda querendo mudar o mundo por uma causa nobre como o meio ambiente, hoje é dia de celebrar com doses extras de ar puro. A data de 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente e é lembrada por quem luta e sonha por um planeta mais sustentável.  Aproveitamos, é claro, para embarcar numa jornada pelas cidades mais verdes e inspiradoras do planeta.

Ser verde é muito mais do que uma metrópole repleta de árvores e vegetação, mas que apresenta soluções sustentáveis a frente do tempo, que resultam em mais equilíbrio e qualidade de vida no ambiente urbano.

Copenhagen (Dinamarca)

1

 Com tecnologias de ponta e um laboratório verde criado no North Harbour, a dinamarquesa Copenhagen  foi eleita a capital verde de 2014 pelo certificado European Green Capital.  A cidade, que planeja estar totalmente neutralizada de gás carbônico até 2025, é modelo de design e planejamento urbano. Lá vive o sonho de todo ciclista, as magrelas deverão representar 50% do transporte público dentro de dois anos.

Perth (Austrália)

2

Que tal um oásis do ecoturismo onde apenas bicicletas são permitidas a 30 km da costa de Perth na Austrália? Rottnest é uma ilha paradisíaca com mais de 60 praias de água azul-turquesa, 20 baías e muitas rotas para ciclistas em 11 km de comprimento. Com a liberdade de ir e vir sobre duas rodas, explore os lagos de sal e a vegetação nativa com mais de 1,5 mil espécies de plantas. Para acessar a ilha, pegue uma balsa do píer do Barrack Square, no Ri Swan, que corta Perth. A viagem de barco dura quase 1h.

Reykjavík (Islândia)

3

A gélida metrópole de Reykjavík, a mais populosa da Islândia, figura bela e arborizada em primeiro lugar na lista de “green cities” do projeto Green 571. A terra da Bjork traz avanços ecológicos ajudando os seus milhões de islandeses a viver melhor, e deixando o turismo mais interessante. Pra ver e se inspirar no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mendoza (Argentina)

4

 Esta metrópole argentina, que recebe a maioria dos montanhistas em busca de aventura na maior montanha das Américas, já criou até o Movimento Nossa Mendoza para desenvolver um programa de indicadores e metas para medir a qualidade de vida dos habitantes dessa bela província argentina.

Las Vegas (EUA)

5

Sustentabilidade em Las Vegas?  Sim, e ainda  é embalada com um muito entretenimento, é claro. Os amantes do ecoturismo podem se jogar no Vale Deserto Mojave, uma enorme área histórica e ambiental do estado americano de Nevada, onde está o centro cultural sustentável Las Vegas Springs Preserve. Próximo a The Strip, a avenida principal, o parque investe em ciências e tecnologia para o futuro da cidade, com museus, galerias, jardins botânicos, concertos e eventos ao ar livre.

São Francisco (EUA)

6

O que acontece em uma cidade quando mais da metade dos habitantes usa transporte público, a reciclagem é obrigatória por lei e a taxa de desperdício é a menor do país? São Francisco é mais do que eco-friendly e esbanja roteiros turísticos de sobra, com a sempre cheia Academia de Ciências da Califórnia e seu mix de planetário, aquário e museu de história natural. Anota a dica.

Estocolmo (Suécia)

7

Escolhida a primeira capital “green” pela Comissão Europeia em 2010, Estocolmo é de dar inveja nas demais cidades certificadas. Além do esquema sustentável ultra eficaz, a capital sueca é requisitada pela grande quantidade de áreas verdes e recreativas, e oferece hotéis ecológicos para turistas. Lá, o lixo orgânico se transforma em adubo e gás num piscar de olhos.

Cambridge (Inglaterra)

8

A universitária Cambridge deixa os ingleses e turistas deslumbrados com a beleza natural de seus parques, jardins e rios. No Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, você vai encontrar mais de oito mil espécies vegetais, entre plantas e árvores diferentes. As outras faculdades também cuidam muito bem de suas áreas verdejantes, recebendo shows e festivais durante o verão.

E no Brasil, a gente também faz a nossa parte. Você sabia que nas unidades de São Paulo da CI você pode descartar aparelhos celulares velhos ou em desuso? Desde o início do ano, urnas de coletas para armazenar os celulares estão disponíveis em parceria com a Eco-cel. A iniciativa faz parte do programa “CI Mão na Massa: de mãos dadas por um mundo melhor”.

Ficou com vontade de conhecer esses destinos? A CI te leva!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.