Dicas de câmbio e como levar dinheiro na sua viagem

O dia de embarcar está quase chegando! É claro que você já está com tudo organizado: separou as passagens e os documentos, olhou a previsão do tempo para pensar na mala e nos roteiros. Mas e o dinheiro para aproveitar os dias em outro país? Como comprar? Qual é a melhor opção?

Nós sabemos como essas questões deixam muitos viajantes bastante apreensivos. Por isso, acompanhe nosso post e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

Pesquise, compare e compre em casas de câmbio confiáveis

Se você valoriza o seu rico dinheirinho, já deve ter decorado esse mantra, né? É fundamental acompanhar as cotações diariamente e optar por corretoras e bancos que tenham credibilidade no mercado. Evite comprar moeda estrangeira em aeroportos ou casas próximas a atrações turísticas porque, apesar de ser superprático, o valor será muito alto.

Moeda estrangeira: Dólar, Euro, Libra…

Que dúvida cruel… Mas o melhor é comprar a moeda de acordo com o destino, assim você não perde dinheiro fazendo conversões extras. Se for viajar para os Estados Unidos, escolha o Dólar, claro. Reino Unido? Libra. Europa? Euro, sem dúvida! Para outros países, o ideal é avaliar se vale a pena comprar a moeda local direto no Brasil ou levar moedas mais fortes, como o dólar ou o euro, para trocar no destino final.

Dólar turismo x Dólar comercial

A maioria das pessoas tem dificuldade para entender o preço da moeda norte-americana porque, em geral, o valor divulgado é o do dólar comercial, utilizado como referência para transações entre empresas e ações do governo, que não envolvem o cliente final.

Já o Dólar turismo, utilizado para compras gerais no exterior, costuma ser mais caro por conta do acréscimo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), entre outros custos logísticos e operacionais, como a segurança, para que a moeda chegue corretamente até o cliente. Por isso, assim que garantir suas passagens, acompanhe os preços do dólar turismo para se familiarizar com a cotação e planejar o melhor momento para comprar a moeda.

Até que foi fácil, né? Essas dicas são simples, mas preciosas na hora de comprar moedas estrangeiras.

E quais são as formas mais comuns de levar dinheiro para o exterior? Olha só:

Dinheiro em espécie

A grande vantagem dessa opção é que a cobrança do IOF é de apenas 1,1% no momento da compra da moeda. Apesar disso, por segurança, o ideal é levar somente uma parte em espécie ao invés de concentrar toda a quantia nessa forma.

Quando for comprar, peça mais notas menores (10, 20 e 50) e apenas algumas de maior valor. Assim, você fica mais tranquilo para andar por aí e ainda facilita o pagamento de gastos básicos, como passeios e serviços!

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é ótimo porque funciona como um cartão de débito no exterior, por isso, é bem mais seguro do que ter dinheiro em espécie na carteira. Outra vantagem é que o valor pode ser recuperado caso você perca o cartão ou seja roubado! Legal, né?

Essa opção é perfeita para os intercambistas, já que ele pode ser recarregado pela internet sempre que necessário. A única desvantagem é a cobrança do IOF (6,38%) no momento da recarga ou do saque em caixas automáticos.

Cartão de crédito

Com certeza, essa é a alternativa mais cômoda de todas, principalmente porque muita gente já utiliza um cartão de crédito internacional no dia a dia. Basta avisar o banco sobre a sua viagem e pronto! Você pode utilizar seu cartão no exterior de forma supersegura e acumular milhas para uma próxima viagem.

Como nas outras opções, o IOF também é cobrado (6,38%) a cada compra realizada. Além disso, o viajante está sujeito à variação cambial, ou seja, o valor devido pode mudar entre o momento da compra e o pagamento da fatura. Então, fique de olho!

E já que prevenir é melhor do que remediar, leve o seu cartão de crédito mesmo que você não tenha a intenção de usá-lo durante a viagem. O cartão pode ser muito útil em momentos de emergência e ele também funciona como garantia de pagamento para diárias em hotéis e locação de veículos, por exemplo. Só não vai esquecer de desbloqueá-lo antes de viajar, ok?

A dica mais importante é: vá comprando o dinheiro aos pouquinhos, alguns meses antes da viagem. Assim, você garante uma cotação média e o custo total da moeda estrangeira não pesa no seu bolso! 😉

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.