Dicas de convivência com sua Host Family do Intercâmbio

Seu High School foi aprovado e agora você vai morar um tempo fora do Brasil com uma família “adotiva”. Dá um friozinho na barriga, né? Relaxa, porque é mais tranquilo do que você pensa. Reunimos ótimas dicas de convívio para você ter a experiência mais irada da sua vida!

Se liga só. 🙂

1

1. Antes de viajar, entre em contato com a família por e-mail, Skype ou Facebook e converse bastante, procurando conhecer o estilo de vida deles. Quando estiver lá, preste atenção nas regras da casa para evitar situações desconfortáveis, como possíveis restrições religiosas, alguma alergia alimentar, etc.

2. Quando estiver conversando com a família, pergunte tudo que é importante. Alguns exemplos de perguntas que você pode fazer:

– Qual é a rotina da casa?

– Quanto tempo tenho para tomar banho?

– Tenho horário limite para chegar em casa?

– Alguma regra de uso da internet?

– Em quais tarefas da casa devo ajudar?

– Qual o horário das refeições?

– Quem tira o lixo?

– Como a casa é limpa?

Quanto mais informação sobre a família, mais segurança você vai ter.

3. Seja simpático desde o princípio: leve uma lembrancinha do Brasil para eles :). E continue sendo simpático durante sua permanência por lá: ofereça-se para cozinhar algo que você saiba fazer, por exemplo.

4. Seja na cozinha, no banheiro ou na sala, deixe as coisas como encontrou. Se cozinhou alguma coisa, limpe o fogão, a bancada e lave a sua louça. Se foi tomar banho, cuide para não deixar cabelo no ralo e se for fazer a barba ou as sobrancelhas, cuidado para não deixar pêlos na pia. Não deixe suas coisas espalhadas pela casa, mantenha tudo no seu quarto.

5. Converse com seus hosts. Uma das partes mais legais de ficar em uma casa de família é conviver diariamente com nativos do país que você escolheu. Pergunte sobre a cultura, história, hábitos, e conte suas histórias também. É uma ótima forma de praticar a língua e de conhecer melhor o povo!

2

6. Seu quarto é responsabilidade sua. Mantenha-o sempre arrumado. Toalha molhada em cima da cama, cueca ou calcinha jogada no chão, e coisas semelhantes, nem pensar! Ajudar a lavar a louça depois do jantar também fará você ganhar muitos pontos de convivência!

7. Não demore no banho. Dependendo do país, o estudante deverá tomar apenas um banho por dia e não demorar mais do que 10 a 15 minutos no banheiro. Em muitos países, a consciência ambiental e a preservação dos recursos hídricos, bem como a economia na conta da água, são levados muito a sério.

8. Evite falar ao celular na frente da host family: isso pode ser considerado desrespeitoso. Converse ao celular no seu quarto ou quando estiver sozinho. Evite também usar o celular durante as refeições em casa.

9. Faça uma breve pesquisa para ter sempre à mão os números e procedimentos de emergência (polícia, bombeiros, etc) e peça também o telefone dos principais membros da família para quando for necessário acioná-los.

10. Solte o verbo! Não tenha vergonha de falar errado ou com pronúncia incorreta. Seus anfitriões sabem que você está lá para aprender e não se importarão com erros de gramática e pronúncia. É assim que você vai ficar cada vez melhor no seu novo idioma. Puxe conversa também fora de casa, no ônibus, no museu, no supermercado…

11. Não se esconda! Evite ficar trancado no seu quarto. Você está passando um tempo fora do seu país para interagir e aprender novos hábitos, uma nova língua, uma nova cultura. Esteja presente, ofereça-se para ajudar, seja companheiro.

3

12. Leitura e TV são bons aliados! Para enriquecer ainda mais seu vocabulário e ficar mais próximo da linguagem informal, compre revistas e jornais locais, visite sites do país de destino, assista a programas de televisão e ouça as rádios locais.

Agora vem a melhor parte: escolher o seu tipo ideal de High School e o país onde você vai tornar esse sonho realidade!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.