Dicas para definir a duração ideal do seu intercâmbio

 

Um dos passos mais importantes na hora de planejar o intercâmbio é decidir a duração do programa. Com isso em mente é possível escolher o país, a época da viagem, montar o roteiro e, principalmente, organizar o orçamento.

Mas, antes de tomar essa decisão, é preciso levar em conta outros fatores, como o seu momento de vida, seus projetos para o futuro e, lógico, o idioma que você vai estudar. A gente garante que não é tão difícil quanto parece e você vai tirar de letra com as nossas dicas!

Escolha o idioma

Que tal aprofundar o inglês para ter um horizonte de oportunidades profissionais? Ou quem sabe aprender francês para fazer aquele curso especial? São tantas opções! Então, lembre-se: o principal é escolher um idioma que você goste para se sentir confortável vivendo uma nova cultura por semanas ou até meses.

Avalie o seu domínio do idioma que deseja estudar

A partir da análise do seu perfil e do seu nível de conhecimento no idioma, a empresa de intercâmbio já poderá apresentar programas ideais para o seu desenvolvimento durante a viagem. Ou seja, quais destinos proporcionam a melhor experiência de acordo com as suas características e por quanto tempo você estudará fora do Brasil.

É claro que ter alguns conhecimentos básicos pode ajudar muito o estudante no início, mas vale destacar que o foco do intercâmbio é o aprendizado, por isso, não se preocupe caso seja iniciante. Aqui, o ideal é se dedicar bastante para atingir o nível desejado e aproveitar ao máximo o período no exterior, aprendendo dentro e fora da sala de aula.

Se você dominar o idioma, com boa capacidade de compreensão e comunicação, considere programas especializados na sua área de formação ou a possibilidade de combinar estudos e trabalho no intercâmbio, conquistando vivência internacional e experiência profissional.

Defina o objetivo do seu intercâmbio

Essa etapa é tão importante quanto a anterior porque é o momento de refletir sobre o seu futuro após o intercâmbio. Com o que você deseja trabalhar? Qual será o significado dessa experiência em sua vida? Pensar na finalidade do estudo do idioma é fundamental para que você possa traçar o melhor caminho em busca desse objetivo!

Aprender ou aprimorar uma nova língua são as principais metas dos viajantes, mas também é possível conhecer o mundo e suas diversas culturas, trabalhar e estudar, cursar até um ano do ensino médio em outro país, fazer um curso profissionalizante e até mesmo ingressar em uma universidade no exterior.

A escolha de uma dessas oportunidades impacta diretamente na duração do intercâmbio. Por exemplo, quem pensa em trabalhar e estudar deve lembrar que, normalmente, o programa dura, pelo menos, três meses. Já os cursos de idiomas podem ser bem intensivos, de no mínimo duas semanas, perfeitos para os estudantes que não têm tanto tempo disponível.

Pense no seu comprometimento

O seu esforço e a sua dedicação têm um grande papel nessa jornada. Não é fácil aprender um novo idioma em pouco tempo, mas saiba que isso depende apenas de você. Independente da duração, faça o possível para otimizar os momentos em sala de aula, viva intensamente a cidade escolhida e tenha a certeza de que essa experiência transformará você para sempre!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.