Dicas universais de economia para todas as viagens da sua vida

Existem muitas formas de driblar boa parte dos custos de uma viagem e continuar aproveitando tudo que o destino escolhido tem de melhor. Se o orçamento está apertado mas você não quer deixar de viajar, está na hora de se ligar nessas dicas que servem para praticamente qualquer lugar do planeta.

Prepare-se para dar uma aliviada no bolso!

1

 

 

1. Esqueça a alta temporada por enquanto

Fora da alta temporada, os preços das passagens, da hospedagem, alimentação e serviços ligados ao turismo baixam bastante. Em 2015, o foi divulgada uma pesquisa mostrando que o brasileiro consegue economizar até 28% no preço das passagens internacionais quando escolhe meses de baixa temporada.

2. Tenha flexibilidade de datas

Se você pesquisar a ida e a volta em datas ligeiramente diferentes (de dois a quatro dias antes ou depois das datas preferidas já ajuda), verá que os preços podem variar bastante também. Um levantamento feito entre 2013 e 2014 e constatou que, quando passamos mais de sete dias fora, pagamos menos se partimos às segundas ou terças e voltamos numa quarta ou quinta-feira.

3. Aluguel de amigo local é uma boa
2

Quem conhece os lugares sabe onde pode economizar, e existe uma forma de fazer isso sem conhecer o lugar: e é usando o conhecimento de outra pessoa como acompanhante. Serviços como o Rent a Local Friend permitem que você contrate, por um preço razoável, um guia exclusivo na cidade de destino, alguém que conhece bem os segredos e meandros do lugar, e está ali exatamente pra dividir isso com você!

4. Leve todas as peças de roupa que serão necessárias

A ideia não é encher a mala, mas pesquisar direitinho como vai estar o clima durante sua estadia e já ir preparado, o que evitará que você tenha que comprar casacos caros, calças especiais, no caso de frio, ou bermudas, camisetas e outros itens para lugares muito quentes. Se você não tem alguma das peças de roupa necessárias, considere pedir emprestado em vez de comprar.

5. Os passes de atrações são vantajosos

Quem passa mais de três dia no exterior já pode pensar em comprar um passe que dá acesso a mais de uma atração por preços especiais. Com o New York Pass, por exemplo, $180 dólares dão direito a entrar em todas as atrações turísticas que você conseguir durante três dias. Pagos separadamente, os ingressos para os dez pontos mais visitados por turistas — como a Estátua da Liberdade, o Top of The Rock e o MoMA — passariam de $300 dólares. A outra vantagem é que você também foge das filas, economizando tempo, além de grana.

6. Aproveite os dias gratuitos dos museus

3

É muito comum que os principais museus do mundo tenham dias da semana com entrada gratuita. Mas faça a pesquisa na internet antes e planeje-se. O Museu do Prado, por exemplo, na Espanha, cobra 14 euros por adulto (válido em agosto de 2015), mas é gratuito para todos de segunda a sábado, das 18h às 20h, e aos domingos e feriados, das 17h às 19h. Você vai encontrar essas informações no site de cada instituição.

7. Albergues, ou hostels, são uma ótima opção

Antigamente, praticamente só mochileiros optavam pelos hostels, mas, hoje, o perfil mudou e esses estabelecimentos recebem todo tipo de hóspede. Isso aconteceu não só porque é mais barato, mas também porque eles passaram a oferecer mais conforto também. Cidades como Nova York, Berlim e Paris ficam muito mais acessíveis quando a hospedagem é tão mais barata.

8. Faça compras nos supermercados

4

Em vez de uma refeição cara num restaurante da moda, você economiza uma grana preta comprando produtos no supermercado e comendo no hotel, ou fazendo um piqueninque! Ainda tem a vantagem de conhecer melhor a vida do cidadão comum do lugar, conhecendo essa parte tão comum e própria do cotidiano de cada cidade.

Desse jeito, dá até pra pensar em passar uns diazinhos a mais, né? Então não perca tempo e escolha agora mesmo o Mochilão ou a passagem que vai te levar para viver experiências únicas gastando menos do que imagina.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.