Dicionário Internacional de Gestos: as mãos também falam!

Provavelmente você já ouviu falar que diversos gestos comuns em certos países são considerados ofensivos, ou significam coisas completamente diferentes, em outras partes do mundo.

Vamos ver agora alguns dos gestos mais comuns, que têm significados completamente diferentes dependendo do lugar onde você esteja.

E, se continuar em dúvida, pode ser uma boa ideia imprimir este post e levá-lo no bolso com você, para evitar mal-entendidos!

Tchauzinho ou ofensa?

1

No Brasil, EUA e México, o sinal da mão aberta erguida e agitada no ar pode significar “tchauzinho”, “pare”, o número cinco ou uma simples saudação de boas vindas. Mas, dependendo do contexto, é interpretado como insulto ou maldição na Grécia, no Paquistão e em países da África Oriental.

\m/

2

O popular chifrinho feito com os dedos indicador e mínimo, para brasileiros e italianos, pode remeter a uma pessoa traída, ao diabo ou ao rock’n roll. No entanto, em outros países pode ter conotação de insulto sexual e até de proteção contra pragas. Na Venezuela simboliza também sorte, enquanto na região do Texas (EUA) representa o apoio do torcedor ao time do coração.

Dedos Cruzados ou Figa

3

Se feita no Brasil, EUA e Portugal, a figa significa desejo de boa sorte (torcida para tudo dar certo) ou fertilidade. Na Croácia, é algo sem valor ou um ‘não’. Mas, para a China, Coreia, Japão, Grécia, Ucrânia, Turquia, Indonésia e Rússia, isso é insulto que fere a honra. Já na Holanda e Tunísia (pasmem!), o gesto representa o pênis.

Mão no Bolso

4

Bater papo com a mão no bolso é super normal no Brasil. Mas, quem fizer isso no Japão, México, França e Indonésia, será considerado mal-educado.

V de Vitória

5

No Brasil, o “V da vitória” exprime alegria, conquistas, comemoração e também simboliza a paz. Nos EUA e Canadá, refere-se ao lema “paz e amor” do movimento hippie. Mas, no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, esse mesmo sinal invertido com a palma da mão para dentro é um baita palavrão com significado de “dane-se”.

“Joinha” com o polegar

6

O inofensivo dedo polegar levantado pode ser o famoso “joia” (tudo beleza, positivo) ou até um pedido de carona no Brasil, EUA e em alguns países da Europa. Agora, fazer esse singelo sinal na China, Nigéria, Austrália, Irã, Tailândia ou Bangladesh é totalmente obsceno, pior que xingar a mãe alheia. Já na Turquia, é uma cantada gay.

OK!

7

Nos EUA, é normal sinalizar com o indicador e o polegar em círculo para dizer que algo está OK. No Brasil, pode ter esse mesmo sentido, mas também existe a conotação obscena. No Japão, representa moeda ou dinheiro, enquanto na França indica o número zero. Mas na Alemanha o gesto é um tanto ofensivo, ao passo que na Turquia indica que alguém é homossexual.

Agora sim, você está mais bem preparado para escolher um Mochilão e se aventurar por culturas diferentes sem correr grandes riscos de cometer uma gafe social.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.