District Six

O Distrito Seis era a região mais populada de Capetown antes do Apartheid, onde todos os trabalhadores do centro moravam. Ali foi a primeira área a ser estipulada, por lei, só dos brancos. Tudo ali foi demolido e os moradores foram encaminhados para outros bairros, os chamados “bairros negros” como Athlone, onde fica o hospital que eu trabalho. O interessante é que até hoje a terra é quase 100% vazia. Ninguém tem coragem ou vontade de morar ali ou de construir uma fábrica, a vergonha do que aconteceu não permitiu que a área fosse reabilitada como os governantes queriam. Por ali a única coisa que restou foram algumas capelas e uma mesquita, porque isso nenhum trabalhador teve a ousadia de derrubar.

Fomos para o museu do Distrito.

Extremamente triste, fiquei com o coração apertado. Ele é bem pequenininho, não espere ver nada muito diferente.. Até porque o que importa mesmo é ler as frases deixadas por aqueles que passaram pela experiência de ser expulso da sua terra, ganhar uma casinha minúscula em um bairro super afastado e não ter condição nenhuma de se sustentar. As mensagens vão de crianças a idosos, até porque essa segregação afetou a todos né… Nosso guia (o Leonard, nosso motorista do projeto) até brincou sentando em um banco que dizia “europeans only”. Com um sorriso no rosto ele confessou “Alguns anos atrás eu não tinha permissão pra sentar nesse banco, hoje eu rio desse banco”.

Vir para a África do Sul e virar as costas para o absurdo que foi o Apartheid é de uma ignorância inaceitável. Por isso, logo depois desse passeio nós fomos fazer um tour por algumas Townships, as favelas daqui.

 

Marina Loretti

Marina Loretti

Marina é estudante Cinema. Vai passar um mês em Cape Town trabalhando em um hospital infantil como voluntária. A recompensa será imensurável.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.