No ano passado, Duda Garbi, jornalista e comediante gaúcho, foi nosso #ViajanteCI. A experiência nos Estados Unidos foi tão bacana que, no início deste ano, de férias do rádio e da TV, o apresentador aceitou nosso convite para cair no mundo de um jeito totalmente diferente.
Duda viajou para Europa como líder de intercâmbio de uma turma de adolescentes, com idades de 12 a 17 anos. O Intercâmbio Teen Duda Garbi contou com um roteiro inédito e exclusivo pelo velho mundo.
O jornalista e apresentador conta como foi acompanhar a galera em um curso de inglês em Newcastle, na Inglaterra, e como foram os passeios turísticos por Paris, Edimburgo, Liverpool e Londres.
Leia mais uma entrevista exclusiva do blog Caia no Mundo:
Blog – O que te pegou quando você recebeu a proposta de liderar uma turma de adolescentes em um intercâmbio?
Duda – Aceitei na hora porque adoro esse público e trabalho com eles desde sempre. Sabia que seria um desafio, afinal, é muita responsabilidade ser um dos líderes. Mas foi incrível!
Blog – Como foi o primeiro contato com a turma? Alguns deles já conheciam o seu trabalho?
Duda – Vários já me conheciam e desde o inicio eles já me olhavam com um ar de “caramba, o cara da rádio”. Outros não conheciam e foi legal também. Foram conhecendo na viagem mesmo, acessando minhas redes sociais e ficaram impressionados com meu trabalho! Logo que voltamos fiz dois shows em POA e todos que puderam ir, adoraram. Saímos até para jantar com as famílias. Ficamos muito amigos!
Blog – Como é a rotina dos estudantes durante o intercâmbio? E a sua, como líder? Vocês conseguiram interagir bastante?
Duda – A rotina era acordar cedo. As aulas começavam às 9h e o caminho de transporte público levava algum tempo. As aulas terminavam às 12h. Almoçávamos todos juntos e passeávamos à tarde. A noite todos ficavam com as famílias, sempre conversando bastante pra treinar o inglês. A minha rotina não fugia muito disso, a diferença é que minhas aulas terminavam às 11h. De resto, passávamos a maior parte do tempo juntos.
Blog – Além das aulas, rolaram várias atividades e até visitas a outras cidades. Quais foram as atividades que o seu grupo mais curtiu?
Duda – A gente trocou várias ideias sobre isso e me parece que York, uma cidadezinha linda, muito antiga, quase medieval, foi a favorita. Mas eles adoraram Edimburgo, Liverpool…
Blog – Quais foram as principais dúvidas da galera durante a viagem? E os conselhos que você compartilhou com eles?
Duda – Bah! Eles me perguntavam TUDO! Eu era um deles, mas tinha responsabilidades. Então, qualquer coisa eles já se grudavam em mim. Queriam saber sobre horários, passeios, tempo pra compras e etc…
Blog – Na sua opinião, o que a vivência em outro país traz de mais importante para a vida de um adolescente? E para um líder de intercâmbio? 😉
Duda – Eu só confirmei tudo aquilo que eu já imaginava sobre morar em uma casa de família. É a melhor coisa que um adolescente pode fazer! Eu recomendo 200%! Aliás, quando tiver filhos isso será uma lei! Para um líder, como eu, o inglês no convívio com a família foi excelente. Cresci muito trocando informações com meus pais sobre diversos assuntos.
Blog – Você voltaria novamente para Newcastle se tivesse a oportunidade? Quais são as coisas mais legais da cidade?
Duda – Voltaria. Deixei amigos por lá. Minha família e até as pessoas da escola. Quero voltar e até receber o pessoal em casa se for o caso. Alguns amigos meus gostaram tanto das fotos que planejam ir pra lá também.
Blog – Qual é a dica que você dá para quem está planejando seu primeiro intercâmbio no exterior?
Duda – Vá sem medo de ser feliz! Se solte, não fique com vergonha. Fuja dos brasileiros no bom sentido. Procure falar a língua do local onde você está. E curta, aproveite, seja feliz como eu fui!
Gostou? Faça como a turma de Duda e vá passar um mês incrível no velho mundo!