Quem conta um conto, aumenta um ponto. Uma forma diferente de viajar é por meio da leitura. Depois de fazer um tour pelas bibliotecas do mundo, que tal passear pelas livrarias espalhadas pelo globo?
Tem a maior da América Latina, a mais bagunçada, a dedicada aos novos escritores…
Nossa primeira parada é em uma livraria simpática de São Francisco. A City Lights Books é especializada em literatura mundial, artes e política. Foi fundada em 1953 por Lawrence Ferlinghetti e Peter D. Martin, que, um tempo depois, abandonaram o lugar. Depois de uma revitalização, a livraria entrou na lista de lugares históricos da cidade de São Francisco em 2000. Aliás, a ligação entre a City Lights e São Francisco é maior do que você imagina. Ela também é uma editora que publica obras relacionadas com a cultura de São Francisco. Bacana, né?
Nossa próxima parada é em uma das livrarias mais charmosas de Londres. As claraboias da época do rei Eduardo VII (1901 – 1910) são as responsáveis pela iluminação do lugar. Especializada em obras de viagens, a Daunt Books é mega organizadinha, com seções infantis, culinária, poesia e design. Um atrativo à parte é o atendimento ao cliente. Sabe aquele livro que você adorou ler e queria indicações de outros parecidos? Os atendentes irão te ajudar nisso.
Já imaginou uma livraria dentro de um teatro? Não, não estamos falando das lojinhas de souvenirs que encontramos em teatros antigos. Uma livraria mesmo. Assim é a El Ateneo Gran Esplendid: uma livraria dentro de um enorme teatro em Buenos Aires, na Argentina. Com a arquitetura original preservada, o prédio foi readaptado para receber centenas e centenas de livros. Pufes e sofás espalhados pelos antigos camarotes do teatro permitem que qualquer amante da leitura desfrute de momentos gostosos.
A graça da livraria Bookmill Montague, em Massachussets começa pelo slogan: “livros que você não precisa em um lugar que você não pode encontrar” (em livre tradução). Além de, como o próprio slogan diz, ter livros sobre praticamente tudo, a livraria é especializada em livros acadêmicos. O melhor da Bookmill é que ela possui livros com preços baixíssimos e você pode lê-los desfrutando da incrível vista envidraçada para o rio Rio Sawmill.
Procurando um lugar para apreciar livros de autores independentes? Vá à Powell’s Books, em Portland, nos Estados Unidos. Com mais de 68 mil metros quadrados– isso mesmo, um quarteirão inteiro! – a livraria é a maior do mundo especializada em literatura independente. Um paraíso para quem gosta de ler.
Pensando pelo lado da organização, ainda bem que a Shakespeare Co. é pequena. Dá só uma olhada na imagem aqui debaixo e imagine se ela fosse do tamanho da Powell’s Books. Mas esse é o charme da pequena livraria em Paris. Em suas estantes, é possível achar livros raros e surpreendentes. De excêntrico por lá, você pode encontrar um gato passeando pelo andar de cima e uma cama arrumada, o que não é explicado para ninguém. Fique ligado, pois em dias de eventos e lançamentos a livraria fica fechada ao público.
Essas são algumas das livrarias mais diferentes pelo mundo. Você já visitou alguma outra livraria desse tipo? Conta pra gente aqui nos comentários. 😉