Entenda as diferenças entre undergraduate e graduate

Estudantes de todos os cantos almejam cursar o ensino superior nos Estados Unidos. Entenda as diferenças entre undergraduate e graduate.

Isso porque segundo o ranking de melhores universidades do mundo feito pela QS World University Rankings, metade das melhores instituições do planeta está nos Estados Unidos. Entenda MAIS SOBRE O ENSINO SUPERIOR NOS ESTADOS UNIDOS.

O país conta com mais de 5.000 instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos onde priorizam a qualidade de seus cursos, infra-estrutura de suas escolas, acesso as melhores tecnologias em seus laboratórios e o que mais se destaca nos últimos tempos o investimento constante do governo do país para que manutenção do pioneirismo em formar os melhores profissionais do planeta.

Com o intuito de ajudar quem está começando a se planejar para realizar esse sonho, preparamos este artigopara  sanar todas as dúvidas sobre universidades nos Estados Unidos.

De forma geral, ele se divide em programas de Undergraduate e Graduate. O primeiro é o que conhecemos no Brasil como a graduação, ou seja, cursos de bacharelado e licenciatura. Já o segundo é o equivalente a uma pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Entenda as diferenças entre undergraduate e graduate

 

Entenda as diferenças entre undergraduate e graduate

Existem 2 caminhos para iniciar a vida universitária após finalizar o ensino médio:

CURSO DE GRADUAÇÃO (UNDERGRADUATE) – UNIVERSITY

A University nos Estados Unidos é o equivalente a uma universidade no Brasil. São instituições de ensino superior que possuem diversas opções de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

São bem reconhecidos pelo mundo todo e fortes na área de pesquisas, portanto, recomendáveis para estudantes com perfil acadêmico que logo no início já querem ter acesso a projetos, orientações e a possibilidade de se aprofundar bastante em temas relacionados à sua graduação. Basicamente, são universidades com muito prestígio e bastante cobiçadas.

Existe um processo criterioso de análise de perfil do estudante em termos acadêmicos, extracurriculares e exames para avaliação de oferta de vaga. As universidades também propõem bolsas de estudos e geralmente foram 2 inicio ao ano sendo em sua grande maioria inicia em Setembro. (inicio ano letivo oficial das aulas).

Os estudantes já focados em sua formação preferem a opção de iniciar já dentro da universidade para que sua adaptação, estudos e oportunidades já iniciem desde primeiro ano.

Nos Estados Unidos é possível ingressar na faculdade sem definir sua carreira (diferente do Brasil que as escolhas dos cursos são fechadas – faculdade de marketing, psicologia, relações internacionais, turismo), podendo estudar diversas disciplinas gerais (General Education) para depois realizar as especialidades do curso de formação.

 CURSO DE GRADUAÇÃO (UNDERGRADUATE) – Community Colleges

O Community College, por sua vez, é uma instituição pública que oferece 2 anos iniciais da graduação no qual, ao terminarem, os alunos recebem um diploma chamado Associate’s Degree. Este curso tem um perfil mais generalista e baseia fundamentar o estudante nas áreas de humanas, ciências ou exatas.

Após estes 2 anos o estudante pode então aplicar para a universidade para completar finalmente sua formação e estudar por mais 2 anos em média para finalmente se formar no bacharelado na área escolhida.

A grande vantagem deste caminho diferenciado é que o estudante não precisa se comprometer em qual curso futuramente irá se formar e poderá entrar em uma estrutura de ensino menor, com menos alunos na instituição, sendo o custo benefício mais acessível comparando às universidades.

Muitos estudantes americanos optam primeiramente por este caminho, pois geralmente as Juniors Colleges são mais baratas e o seu processo seletivo mais flexível na análise de ingresso.

Basicamente, a análise do GPA (média de notas do estudante) é menos rigorosa; o processo, em sua maioria, não exige SAT ou ACT; os prazos para aceitação de applications são mais longos; para alunos estrangeiros a nota exigida em testes de proficiência em inglês é mais baixa. Além disso, há entrada de novos alunos duas ou três vezes ao ano, o que não acontece nas Universities.

Mais tempo para tomar decisões

Muitos jovens não se sentem prontos para, após o ensino médio, decidirem qual universidade querem cursar. Ao fazer 2 anos de Community College eles têm mais tempo para refletir e tomar uma decisão certeira.

Mais diversidade

Por serem mais acessíveis, os Community Colleges contam com estudantes mais diversos, de diferentes classes sociais.

Uma segunda chance

Quem não tem um perfil tão competitivo após o ensino médio, essa é a oportunidade de reverter o cenário. Como os processos seletivos das Universities são muito concorridos, os Community Colleges são uma ótima opção para quem precisa melhorar o seu desempenho para, posteriormente, conseguir a transferência.

Conheça as celebridades que realizaram o ensino superior através do Junior College

Muitas pessoas não sabem, mas Clint Eastwood, Morgan Freeman, Steve Jobs e até Walt Disney iniciaram o ensino superior através do Community College.

Um dos passos mais importantes para começar a se organizar para estudar fora é entender como o sistema de ensino superior funciona no exterior. Estabeleça os seus objetivos e estude bem todas as opções existentes.

Estude as opções e comece a se planejar para fazer ungraduate e graduate nos Estados Unidos

Faça uma análise do seu perfil e cruze com o que as Universities e Community Colleges oferecem em termos de estrutura e cursos. Considere também os custos e estilo de vida proporcionado por cada um. Como citamos anteriormente, ambos possuem benefícios, por isso seja sincero com si mesmo para entender e aceitar o que faz mais sentido para você. Após definir o caminho a ser trilhado, comece a se organizar, pois independentemente da sua escolha será preciso se planejar bem e com certa antecedência.

E após todas essas etapas, com seu diploma na mão, quais as outras opções possívels nos Estados Unidos?

PÓS GRADUAÇÃO E MESTRADO = GRADUATE

Os GRADUATE PROGRAMS são cada vez mais populares no Brasil. A cada ano, mais estudantes vem realizando sua especialização (pós-graduação) e até cursos de mestrados (MASTERS) nos Estados Unidos.

Todos estes cursos estão na categoria de GRADUATES PROGRAMS. Assim como no Brasil, é necessário ser formado como bacharel para participar do processo seletivo.

Neste processo seletivo algo que chama bastante atenção é que além da análise acadêmica do estudante, exames e o currículo, as universidades focam em muitos momentos no perfil desenvolvido profissionalmente do estudante.

Alguns cursos pedem um requisito mínimo de trabalho na área de atuação ou até cargos diferenciados para que possa realizar os programas de Graduate. Alem disto, aqui é muito comum as entrevistas pessoais/online diretamente com os recrutadores das universidades.

Como a CI pode te ajudar nos seus planos de undergraduate e graduate nos Estados Unidos

O nosso objetivo é orientar e assessorar o processo de jovens que desejam cursar o ensino superior em universidades de excelência no exterior, ajudando no processo de entendimento do sistema de educação do país e perfil das instituições, para undergraduate e graduate. Estaremos ao seu lado para ajudar nessa escolha entre uma University e um Community College, dando todo o suporte necessário para a decisão ser a melhor possível.

Não se engane: isso não significa que você pulará etapas e não fará o processo seletivo padrão da University ou Community College. Os requisitos e processos continuam existindo, mas você poderá contar com o auxílio da CI em todas as etapas.

O planejamento para fazer graduação ou pós-graduação no exterior deve começar com bastante antecedência para que o estudante e sua família possam se organizar em relação a todos os procedimentos.

Nós, da CI, somos especializados em Educação Internacional há mais de 32 anos e lhe daremos todas as diretrizes para que possa concretizar o seu sonho. Oferecemos orientação especializada na escolha, preparação e inscrição para mais de 6 mil instituições fora do Brasil.

Por meio de um trabalho 100% personalizado, encontramos a opção perfeita para o perfil de cada aluno e o conduzimos por todas as etapas do processo de candidatura até o embarque, aumentando suas chances de bolsas de estudo!

Para saber mais, entre em contato com uma de nossas unidades, nós estamos prontos para te ajudar.

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.