Entrevista com Gaía Passarelli, do MTV1, a mais nova Viajante CI

Gaía Passarelli, jornalista e criadora do rraurl, um dos mais importantes sites de música eletrônica do país, embarcou ontem para uma viagem de 30 dias ao Reino Unido. Ex-apresentadora do Goo MTV, apresenta desde janeiro o programa MTV1, ao lado de Chuck Hipolito e China Ina. Nesta entrevista, ficamos sabendo os detalhes dessa viagem!

Conte um pouco sobre os dois cursos que você fará em Londres. O que vai estudar, e por que os escolheu?

Vou fazer dois cursos: um sobre ‘blogging no Guardian e um de news reporting na Saint Martens. Eu não tenho faculdade e acabei, sem planejar, me metendo a escrever. Esse ano tirei um certificado de fluência em inglês britânico e estou melhorando minha escrita, em inglês e em português. Além disso eu faço jornalismo online na London School of Journalism e vou aproveitar para visitar a escola, que só conheço virtualmente.

Sabemos que você vai para Londres, Liverpool e Fort William. Quais desses lugares vai visitar pela primeira vez, e qual a expectativa em relação a eles?

Nunca estive em Liverpool e Fort William. Espero frio, chuva, aulas de história, paisagens lindas e pints de cerveja.

Por que Fort William? O que motivou a ida para essa cidade?

Uma viagem de trem: o Jacobite vai de Fort William a uma cidadezinha chamada Mallaig, no norte da Escócia e é uma das viagens de trem mais belas do mundo! A ida e volta é de apenas um dia. Ao redor de Fort William existem várias ruínas e lugares cheios de história para conhecer. Nunca estive na Escócia e parece um país encantador.

No intervalo entre os cursos, você vai viajar pelo UK. Todos os lugares e atrações nesse período estão planejados, ou existe espaço para decidir seu caminho na hora, no calor do momento?

Está tudo planejadíssimo, mas eu fico quase que o tempo todo em Londres, saio apenas alguns dias para visitar Liverpool e Fort William com o planejamento da CI!

Você já cobriu festivais indie como o Pitchfork Music Festival. Vai dar pra pegar algum festival durante essa permanência no UK?

Não, a viagem é para escrever, estudar e ver amigos, não tem nenhuma balada planejada. Posso pegar algum show se pintar a chance, já que sempre tem muita coisa boa acontecendo em Londres, mas não fiz nenhum plano nesse sentido.

Como apresentadora da MTV, vai aproveitar para gravar e trabalhar por lá, ou essa viagem vai ser exclusivamente de estudos e passeio?

Desde janeiro, faço um programa chamado MTV1 junto com o Chuck e o China, e, juntos, nós atualizamos o site do programa. Vou enviar matérias para o site diariamente, mas não vou gravar nada pra MTV por lá.

Existe alguma dica que você poderia dar para quem curte o cenário musical independente e gostaria de descobrir os locais mais autênticos em cada cidade?

Procurar blogs e revistas online independentes. Ferramentas como o SongKick também podem ajudar. Mas nada melhor do que ter amigos na cidade e contar com as dicas e sugestões deles.

Em Liverpool, você vai ficar hospedada no “hotel dos Beatles”. Conte um pouco do porquê dessa escolha e da sua relação com a banda.

Foi uma sugestão da CI e eu achei legal – o hotel parece ótimo, fica bem no centro de Liverpool. Gosto dos Beatles desde criança, gosto que peguei da minha mãe. Conheço bem todos os discos e a história da banda. Com certeza é legal poder passar por locais onde o quarteto fez história.

Você vai viajar de trem. Já viajou dessa forma muitas vezes na Europa? Como está se organizando em relação a passagens, Europass, etc?

Não muito, mas já fui até cidades próximas à Londres de trem e o grau de dificuldade é zero – o Reino Unido tem uma malha férrea muito eficiente. Eu acho que trem é a melhor forma de viajar, é rápido, barato e você não fica isolado do mundo. Dá pra acompanhar as paisagens e as paradas permitem que você veja um pouco do interior dos países. Além das muitas opções de passes (estou com um BritRail Flexipass, que permite várias linhas pelo Reino Unido e oferece diversas modalidades de tempo) tem uma infinidade de apps e sites para você ficar informado sobre as linhas e grades de horários.

Você é do tipo que arruma a mala com antecedência, ou deixa tudo para a última hora?

Eu me preocupo com checar coisas como dinheiro, documentos e carregadores – pq já esqueci esse tipo de coisa e me dei muito mal. Roupa eu arrumo em cima da hora. Minha mala pra essa viagem (que vai durar um mês) eu fiz hoje de manhã em uma hora. Como não quero ter que me preocupar com comprar roupa, a mala ficou bem grande!

Costuma comprar muitas lembranças e souvernirs quando viaja? Faz alguma coleção de itens comprados ou trazidos de fora? O que está pretendendo trazer de lá desta vez?

Sim, sempre trago alguma coisinha. Não faço viagem para fazer compras, raramente compro roupas ou cosméticos e só passo no freeshop se tiver encomenda. Mas não sou de ferro: adoro comprar livros e discos. Faço coleção de lembranças kitsch dos países e cidades, tenho uma cristaleira cheia delas em casa. Além das que eu trago (quanto mais estranha, melhor), também ganho de amigos. E sempre trago alguma coisa pro meu filho, claro!

Como você viaja muito a trabalho, imaginamos que deixou de experimentar um monte de “coisa de turista” enquanto estava cobrindo eventos e entrevistando pessoas. Esta viagem vai ser diferente? Em que sentido, e como está se preparando para aproveitá-la ao máximo?

Vai ser diferente sim, pq é uma viagem pra estudar, algo que nunca fiz, e pra ficar sozinha, algo que raramente faço! A melhor coisa é que é uma viagem longa então tenho oq considero o maior dos luxos: tempo para só fazer oq eu quero ou não fazer nada! A única preparação mesmo foi no sentido bagagem/documentos e, claro, me preparar pra ter muitas saudades do meu namorado e do meu filho.

Obrigado pela entrevista! Desejamos a você uma viagem fantástica, e desde já deixamos o convite para um novo papo após a volta, para falarmos sobre tudo que aconteceu!

Obrigada 😀 Acompanhem no twitter (@gaiapassarelli), instagram (gaiapassarelli), facebook (/lubita77) e g+ (/gaiapassarelli) que eu vou mandar várias fotos e dicas – além, claro, do blog Viajante CI!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.