
Michelle Simões, autora do blog Guia do Viajante Cadeirante – que milita por questões importantes para os deficientes desde que sofreu um acidente de carro em 2006 – mostra que não existem barreiras para conhecer o mundo.
No final do ano passado, Michelle realizou um de seus maiores sonhos: viajar para os Estados Unidos para estudar inglês. A ideia era que ela ficasse por quatro semanas em Boston, mas a experiência foi tão bacana que ela acabou ficando três meses!
Nesse período, a estilista rodou também por Nova York e pela Filadélfia, fazendo novos amigos e conhecendo museus e outras atrações turísticas. Entenda no bate-papo abaixo porque essa experiência vai ficar para sempre na memória dela e na da CI.
Blog – Como foi a experiência de ficar em uma casa de família? Os Pezzini já tinham recebido cadeirantes em outras oportunidades?
Michele – A casa em quem fiquei foi através de uma amizade que fiz em Boston através do blog do viajante cadeirante. A Greise é cadeirante também e nos tornamos grandes amigas. Quando optei por ficar mais um mês ela me convidou para ficar em sua casa e foi maravilhoso, fui muito bem recebida!
Blog – Em sua opinião, qual é a principal vantagem de fazer um curso de inglês nos Estados Unidos? Você acha que seu nível de fluência melhorou?
Michele – Os momentos inesquecíveis foram voltar a transitar nas ruas, fazer novos amigos. Sem dúvida, botar todo conhecimento em prática e desenrolar a língua foi incrível.
Blog – E quanto à acessibilidade? Você teve dificuldades em comparação com sua rotina em São Paulo? Boston é uma cidade adaptada?
Michele – Boston apesar de ser uma cidade antiga é extremamente adaptada. Lá eu pude sentir a liberdade de novo, andar nas ruas, realizar passeios, tudo sempre acessível.
Blog – Você contou em seu blog que sua experiência em Boston foi como viver “5 anos em 3 meses”. Na sua opinião, quais foram os momentos inesquecíveis da sua viagem?
Michele – O passeio de caiaque no Charles River e o Fine Arts Museum foram os meus passeios preferidos. Saí impressionada com a acessibilidade e a beleza de ambos os lugares.
Blog – Você acabou conhecendo a Filadélfia também. Como rolou essa viagem? Qual foi o melhor momento desse passeio?
Michele – Para a viagem da Filadélfia alugamos um carro e dividimos em sete pessoas. Então dá pra imaginar a bagunça que foi durante 7 horas de viagem no meio de japoneses, coreanos, venezuelanos e mexicanos! A cidade é linda e acessível, pena que ficamos pouco tempo.
Blog – Como a CI ajudou na sua experiência no exterior?
Michele – A CI me deixou segura de que estaria tudo ok quando chegasse lá. Sendo cadeirante e a minha primeira vez viajando, isso era o que eu mais temia, porém deu tudo mais que certo!
Blog – Quais são as suas dicas para cadeirantes que viajam pela primeira vez para os Estados Unidos?
Michele – Informação. É necessário verificar a acessibilidade das cidades e pontos turísticos para a viagem não se tornar um pesadelo. Eu posso garantir que Boston é totalmente acessível.
A jornada realizada pela Michelle também está relatada nos posts de seu blog.
Gostou?
A CI leva você! Conheça nossos pacotes para estudar nos EUA.