Especial Férias – Jet lag

Quem já fez uma viagem internacional, sobretudo daquelas bem longas que atravessam diversos fusos horários, sabe o que é. O jet lag é o cansaço, a irritabilidade, as dores de cabeça, a dificuldades de concentração e o sono que o viajante sente quando chega ao destino. É sentido com mais força quando se viaja de oeste para leste, já que o corpo se adapta melhor a um dia mais longo do que a um mais curto (viajando para o leste, “perdemos” algumas horas; para oeste, ganhamos algumas).


Se você vai viajar para o oeste, siga as dicas:

Tente não dormir durante o voo.

Combata a sonolência bebendo muita água e se movimentando.

Dê preferência a alimentos ricos em proteína (carnes, peixes, ovos, queijos), pois eles ajudam a combater a sonolência.

Faltando poucos dias para o embarque, comece a adaptar seu corpo indo se deitar progressivamente uma hora e depois duas horas mais tarde que o habitual.

O ideal é buscar voos com a partida mais próxima do meio-dia.

Depois que tiver chegado, combata o cansaço e espere até a noite para dormir. Deite-se no horário em que a maioria das pessoas se deita na cidade onde está.

Se você viaja para o leste, siga essas dicas:

Tente dormir durante o voo.

Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (frutas, batata, macarrão, arroz, etc). Isso aumentará sua sonolência.

Faltando poucos dias para o embarque, comece a adaptar seu corpo indo se deitar progressivamente uma hora e depois duas horas mais cedo que o habitual.

Não use remédios para dormir. Prefiro métodos naturais, como chás, por exemplo.

* * *

Além dessas medidas, existem algumas medidas gerais que você deve observar para minimizar o impacto das horas a mais, ou a menos, que a viagem causará. Você deve evitar o álcool, já que o efeito imediato pode parecer o esperado, mas, a médio prazo, ele retarda a adaptação do corpo.

Uma dica interessante é ajustar o seu relógio para o horário do local de destino. Um bom momento para fazer isso é quando entrar no avião. Isso irá lhe ajudar a se adaptar psicologicamente ao novo fuso. Você também pode tentar se adaptar ao horário das refeições e às horas de acordar e deitar no país de destino.

Uma vez no destino, é recomendável evitar esforço físico ou mental maior que o estritamente necessário. Pegue leve nos primeiros dias após a chegada. Passar bastante tempo ao ar livre é uma forma eficaz de acelerar sua adaptação. Ah, e uma boa lembrança: se estiver tomando remédios com hora marcada, ligue para o seu médico, informe para aonde você vai e peça para ele lhe ajudar a definir os novos horários em que deverá tomá-los.

Uma tentação que muita gente passa no avião é a de aproveitar a abundância de filmes e outras atrações disponíveis durante o voo. Evite ficar assistindo a tudo isso. Quando está em casa e tem um compromisso importante no dia seguinte você não vara a madrugada assistindo TV, certo?

Se o seu acompanhante da poltrona ao lado insiste em conversar, peça desculpas, encerre a conversa e diga claramente que você vai dormir (válido apenas para quem está viajando para leste).

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

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