EU PRECISO FALAR INGLÊS PARA FAZER INTERCÂMBIO?

Eaí genteeee!!

No post de hoje vou falar sobre as minhas experiências baseado em uma pergunta que muita gente me faz.

Qual é o nível de inglês necessário pra fazer o programa de High School?
Bom, há dois meses atrás, quando não tinha chegado aqui ainda, eu responderia simplesmente que só o básico do básico já era o suficiente, afinal um dos pontos principais do intercâmbio é aprender a língua.

Hoje, com as experiências que já vivi aqui, já tenho uma visão um pouco diferente.

Na maior parte dos EUA, é comum que intercambistas sejam recebidos, então as  pessoas já são acostumadas a ter “paciência” com quem ainda não sabe a língua com perfeição. Por conta disso, fazer amigos, passear e fazer compras fica bem fácil. Porém, nas aulas já é um pouco diferente.

O professor pode até saber que tem um estudante estrangeiro na sala, mas ele não vai diminuir o ritmo da aula por causa disso. Assim, as coisas às vezes ficam mais complicadas. Antes eu esperava que eles fossem prestar mais atenção em mim, mas não. É a gente que tem que acompanhar mesmo.

Por outro lado, como já falei antes, as matérias daqui são beeeem mais fáceis do que no Brasil, então isso facilita bastante. Falando nisso, eu estou me dando tão bem em questão de notas que minha professora de matemática me sugeriu pra que eu me tornasse um aluno-professor. Eu aceitei, então durante todas as quartas e quintas tenho 40 minutos pra trabalhar com um grupo de alunos que tem dificuldade na matéria que estamos aprendendo. Se eu fosse me formar aqui, isso valeria muito pra faculdade, mas já que não vou, faço só por diversão mesmo.

Enfim, a tudo isso eu devo muito ao meu inglês, que pra dar uma noção, de uma escala de 0 a 10, seria um 8. Se seu inglês não é perfeito, não se preocupe! Obviamente, você ainda pode vir, e pode se dar muito bem sim, em todos os sentidos. Só tenha consciência de que você vai provavelmente tropeçar as vezes (mas isso acontece com todo mundo, né?) e que correr atrás é essencial. Não falar inglês perfeitamente não torna o programa nem um pouco pior do que deveria ser. Com certeza vai ser sim uma experiência sensacional, como a minha está sendo.

Eu mesmo, pessoalmente, nunca pensei que tivesse sotaque em inglês, até chegar aqui. Em quase dois meses, já sinto uma grande diferença na minha pronúncia. Sendo assim, com certeza pra aqueles que não sabem muito da língua, não vão ter dificuldade em aprender quando já estiverem aqui.

Pra finalizar, queria informar a todos que nesse sábado até a próxima terça, estarei invadindo o snap da CI, e mostrando como é a minha vida aqui na cali. Então não se esqueçam de adicionar lá – ciintercambio

andymansur

andymansur

Andy Mansur, 16 anos, de Itu - SP. Futuro jornalista. Apaixonado por música, arte e café. No momento praiando em Santa Bárbara, Califórnia (vulgo a cANDYfornia) para o programa de High School.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.