Existe idade para fazer intercâmbio?

Não pode ler agora? Dê um play e ouça o texto!


Quando pensamos em intercâmbio, normalmente temos em mente um jovem iniciando seu caminho para a vida adulta, certo? E, de fato, esse é o público que mais se identifica com vivências multiculturais, mas esse cenário está mudando. Já reparou como encontramos cada vez mais viajantes da terceira idade?

Sim, eles estão mais ativos do que nunca! Agora, além de viajar para conhecer novos lugares, esse grupo está interessado em experiências mais ricas e desafiadoras, como um intercâmbio. Demais, né?

Bastante comum na Europa, os programas para a terceira idade estão presentes no Brasil há mais de 20 anos. A procura era menor justamente porque costumamos associar o intercâmbio aos mais jovens. O recente interesse dos brasileiros mostra que estudar outro idioma, ainda mais no exterior, é excelente pra todo mundo. Além disso, a modalidade registrou um crescimento de, aproximadamente, 20% nos últimos anos, comprovando que não existe idade para viver uma nova experiência. 😉

Entre os aspectos que contribuem para tanta animação, a saúde definitivamente tem um papel fundamental. Você com certeza já viu – ou conhece – mulheres e homens mais velhos que estão melhores do que muitos jovens. Cheios de vida, sempre dispostos a aprender e superconectados ao mundo moderno!

O interessante é que o estilo desse público é bastante variável, principalmente porque algumas pessoas nessa faixa etária ainda atuam no mercado de trabalho. Normalmente, o objetivo nesse caso é aprimorar um idioma para acompanhar a internacionalização da empresa e criar um networking profissional. Para aqueles que não estão mais ligados ao mundo empresarial, a experiência cultural, como passeios em museus e parques, e o curso de idiomas são o foco da viagem.

Assim como os mais jovens, os intercambistas da terceira idade também precisam avaliar por que desejam viver esse momento e de que forma ele pode aprimorar a sua vida pessoal ou até profissional no futuro. A partir dessa reflexão será possível escolher o destino que mais combina com o viajante, garantindo uma experiência sem igual!

Os destinos mais procurados pelo público da terceira idade para fazer intercâmbio são Inglaterra, Espanha, Itália e Malta. Em geral, a escolha se dá por afinidade com o país, questões históricas e até para conhecer mais sobre o passado da própria família. Destinos como Estados Unidos e outros países da Europa são mais constantes quando o intercâmbio está relacionado ao trabalho, já que essas regiões costumam sediar diversas empresas.

E adivinha quais são os cursos de idiomas mais desejados? Italiano e inglês, confirmando a ideia de que boa parte dos viajantes brasileiros da terceira idade embarca nessa experiência pensando em reforçar os laços familiares.

Outro ponto muito legal é que o modelo é semelhante ao de outros intercâmbios quando pensamos na hospedagem, que pode ser bastante amigável e carinhosa.

O intercambista tem a possibilidade de ficar em uma casa de família, que está acostumada a receber esse público e inclusive é da mesma faixa etária. Ou seja, o viajante começa a fazer amigos logo no início da jornada! Também é possível optar por residência estudantil, com outros estudantes um pouco mais velhos, ou então hotéis.

Uma dica superimportante é fazer o intercâmbio fora das altas temporadas. Além de garantir preços melhores e temperaturas mais amenas nos outros meses, o intercambista evita encontrar grupos de brasileiros visitando esses destinos. O ideal é fazer uma imersão no idioma e conversar só com os moradores locais.

As conquistas são muitas para o intercambista da terceira idade, principalmente na sua vida pessoal. Além de aprender um segundo idioma e conhecer novas pessoas, ele vai viver uma experiência única, que muitas vezes não conseguiu ter na juventude. O sentimento de realização é uma das melhores partes da viagem. 🙂

Se você quiser saber mais sobre esse tipo de intercâmbio, deixe sua dúvida aqui nos comentários. E não esqueça de compartilhar esse post com alguém especial, que sonha em conhecer o mundo!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.