Felicidade Interna Bruta

O termo do título pode parecer estranho, ainda mais quando a maioria já está acostumada a outro PIB, o Produto Interno Bruto, aquele valor que representa a soma em dinheiro de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em um determinado espaço de tempo.

E na verdade, foi a partir do PIB que surgiu o FIB. A história é bem curiosa: em 1972, alguns países criticaram o Butão, um pequeno e fechado reino nos Himalaias, que sua economia estava crescendo miseravelmente. Em resposta, o rei butanês  Jigme Singye Wangchuck anunciou a criação da Felicidade Interna Bruta, um termo que traduziria o objetivo do rei de construir uma economia de acordo com a cultura e valores espirituais budistas do país.

Mas como se mede o FIB? Ao contrário do PIB e outras medidas que mensuram apenas o crescimento econômico de uma nação, o FIB leva em consideração outros valores, que para eles são mais importantes que apenas o dinheiro. O princípio do FIB é simples: não adianta você ter riqueza material sem riqueza espiritual, os dois devem andar juntos e em harmonia, completando e reforçando um ao outro. A riqueza de um país não é medida apenas por valores, mas também pelas pessoas e sua relação com o meio ambiente. Unir todas essas características seria o ápice do progresso de uma sociedade humana, de acordo com a proposta.

Certo, os princípios do FIB você já entendeu, mas como se mede e quais são os objetivos deste sistema? O rei Wangchuck propôs 9 pilares:

1 – Bem estar psicológico

2 – Saúde

3 – Aproveitamento do tempo

4 – Qualidade de vida comunitária

5 – Educação

6 – Cultura

7 – Meio ambiente

8 – Responsabilidade política

9 – Padrão de vida

Para você ter uma noção, a classificação do Butão no ranking mundial do FIB é em 132º lugar, mas se classificar pelo seu FIB, o país ocupa o 8º lugar. Que salto, hein?

Com certeza, quem visita o Butão, além de conhecer suas belezas naturais e paisagens impressionantes, vai ser influenciado pela sua filosofia. Tanto que hoje o conceito do FIB não é mais exclusividade no Butão. Em muito países, milhares de pessoas levam estes pilares como estilo de vida e tentam implantar oficialmente esta medida complexa em suas próprias nações.

E então, como anda a sua Felicidade Interna Bruta?

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.