O termo do título pode parecer estranho, ainda mais quando a maioria já está acostumada a outro PIB, o Produto Interno Bruto, aquele valor que representa a soma em dinheiro de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em um determinado espaço de tempo.
E na verdade, foi a partir do PIB que surgiu o FIB. A história é bem curiosa: em 1972, alguns países criticaram o Butão, um pequeno e fechado reino nos Himalaias, que sua economia estava crescendo miseravelmente. Em resposta, o rei butanês Jigme Singye Wangchuck anunciou a criação da Felicidade Interna Bruta, um termo que traduziria o objetivo do rei de construir uma economia de acordo com a cultura e valores espirituais budistas do país.
Mas como se mede o FIB? Ao contrário do PIB e outras medidas que mensuram apenas o crescimento econômico de uma nação, o FIB leva em consideração outros valores, que para eles são mais importantes que apenas o dinheiro. O princípio do FIB é simples: não adianta você ter riqueza material sem riqueza espiritual, os dois devem andar juntos e em harmonia, completando e reforçando um ao outro. A riqueza de um país não é medida apenas por valores, mas também pelas pessoas e sua relação com o meio ambiente. Unir todas essas características seria o ápice do progresso de uma sociedade humana, de acordo com a proposta.
Certo, os princípios do FIB você já entendeu, mas como se mede e quais são os objetivos deste sistema? O rei Wangchuck propôs 9 pilares:
1 – Bem estar psicológico
2 – Saúde
3 – Aproveitamento do tempo
4 – Qualidade de vida comunitária
5 – Educação
6 – Cultura
7 – Meio ambiente
8 – Responsabilidade política
9 – Padrão de vida
Para você ter uma noção, a classificação do Butão no ranking mundial do FIB é em 132º lugar, mas se classificar pelo seu FIB, o país ocupa o 8º lugar. Que salto, hein?
Com certeza, quem visita o Butão, além de conhecer suas belezas naturais e paisagens impressionantes, vai ser influenciado pela sua filosofia. Tanto que hoje o conceito do FIB não é mais exclusividade no Butão. Em muito países, milhares de pessoas levam estes pilares como estilo de vida e tentam implantar oficialmente esta medida complexa em suas próprias nações.
E então, como anda a sua Felicidade Interna Bruta?