Convidamos você a conhecer eventos que abrigam incríveis instalações criadas pelo homem e preservadas pelo frio. Feitas para derreter, estas intervenções transformam alguns destinos do Hemisfério Norte em terras dos sonhos feitas de cristais de gelo e neve branca. Agasalhe-se bem e venha com a gente!
China: A fantástica fábrica de gelo
A cidade chinesa de Harbin recebe todos os anos o Festival Internacional de Esculturas. Edificações de gelo gigantescas são erguidas em questão de dias e criam um espetáculo a parte ao serem iluminadas durante a noite. O Harbin International Ice and Snow Sculpture Festival foi criado no ano de 1963, temporariamente interrompido durante a Revolução Cultural, mas retornou com toda força total em 1985 e hoje é uma das maiores atrações turísticas da China na temporada de inverno.
A 15ª edição do show teve início no último dia 5 e deve durar por mais um mês, estimativa que pode variar de acordo com as condições climáticas. Entre as esculturas estão grandes castelos e estátuas e verdadeiras cidades são esculpidas no gelo. Fantásticas obras de arte que impressionam por suas grandes proporções e pela baixa temperatura que pode marcar até 30 graus negativos.
Japão: A terra nevada dos sonhos
Enquanto isso, no Japão, não faltam escultores de gelo querendo criar cartões postais no Sapporo Snow Festival. Cerca de dois milhões de pessoas vão para a quinta maior cidade japonesa só para ver as centenas de esculturas neve e gelo de tamanhos variados que tomam conta dos arredores do Odori Park.
No mês de fevereiro, durante sete dias, a capital da província de Hokkaido se transforma em uma verdadeira terra nevada dos sonhos. É curioso pensar que o festival começou nos anos 50 sem grandes ambições com apenas seis estátuas de neve feitas por estudantes do ensino médio.
Canadá: Carnaval abaixo de zero
Uma verdadeira festa de carnaval em um clima de bater os dentes acontece todos os anos no Canadá, mais precisamente na cidade de Quebec. Durante 17 dias, no início de fevereiro, alegorias gélidas atraem anualmente mais de um milhão de foliões.
A festa conta com desfiles de carros alegóricos, competições de esculturas no gelo, passeios e corridas de trenós, esqui, patinação no gelo, futebol no gelo, canoagem no gelo, torneio de golfe, entre outras apresentações esportivas. Acontecem também atividades culturais e gastronômicas. Com tanto repertório, não há temperatura baixa que esfrie o maior carnaval de inverno do mundo.
Ainda dá tempo de fechar um mochilão e conhecer o Quebec Winter Carnival. As atividades acontecem em pontos espalhados da cidade, mas o palco principal fica nos arredores do Parque Plains of Abraham.
Ao se aventurar em destinos onde o inverno é muito rigoroso, é bom estar bem preparado com roupas e calçados especiais. Neste post damos todas as dicas para não faltar nada na sua mala. Prepare-se e faça com a CI a sua próxima viagem.