Neste fim de semana rolou em São Paulo o festival Lollapalooza, um evento que já acontece há 20 anos nos EUA e este ano também foi realizado aqui na América do Sul, mais especificamente no Chile e no Brasil. Muita gente não conseguiu um ingresso dada a grande procura e se você foi um deles, não desanime. No mundo todo acontecem diversos festivais de rock e música eletrônica que reúnem milhares de pessoas e são responsáveis por lançar tendências e novos artistas no cenário musical. Se liga nestes:
Motel Mozaique Festival
É em Rotterdam, na Holanda, que rola anualmente esse festival de quatro dias de rock, pop e música eletrônica. O evento já tem tradição, desde 2001 traz bandas que estão em alta no cenário alternativo para agradar os fãs de indie e eletrônico. E não é só música, o festival é completo: traz performances artísticas, artes visuais, dança e até poesia. A festa acontece em vários lugares fechados e a galera até dorme por lá. Os locais contam com uma estrutura completa com hotéis montados e café da manhã para os presentes descansarem e aguentarem o pique.
Quando: dia 19 a 22 de Abril.
Atrações: Of Montreal, the Antlers, Bowerbirds, Light Asylum, Blues Control & Laraaji, Patrick Watson, AU, AM & Shawn Lee, Django Django, 2:54 entre outros.
Sonar Sound Tokyo
Criado em 1994 em Barcelona, na Espanha, o conceito do Sonar Sound extrapola o de “festival de música”, propondo uma nova experiência em tecnologias e mídias. Claro que não se trata somente de um evento de experimentação, a música e o entretenimento estão presentes e em peso com artistas internacionais que estão ganhando reconhecimento tanto no mundo da música como das artes plásticas e tecnológicas. O sucesso foi tanto que o Sonar Sound ultrapassou as barreiras espanholas para marcar presença em outros países. Até hoje, o festival já esteve em lugares como Londres (onde acontece anualmente desde 2002), Chicago, Nova York, Washington, Buenos Aires, Seul, Lyon, Frankfurt, Hamburgo, Lisboa, Roma e agora em Tóquio. Claro que uma das cidades mais desenvolvidas e tecnológicas do mundo ia contar com uma infraestrutura de primeira, certo? Certíssimo. Projeções, apresentações e atrações com tecnologia de ponta é o que não vai faltar na edição de Tóquio.
Quando: 21 e 22 de Abril.
Atrações: Squarepusher, Rustie, Mount Kimbie, Africa Hitech, Hudson Mohawke, Vincent Gallo, Clark, Teebs, the Cinematic Orchestra, entre outros.
Com o lema Work Hard, Party Harder (que pode ser traduzido como: trabalhe com empenho, divirta-se com mais empenho ainda) o Elita Festival é um evento realizado em Milão, na Itália, e oferece um universo completo de entretenimento. A galera dessa festa segue uma filofosia “Carpe Diem”, estimulando você a aproveitar cada segundo da festa e da sua vida com pessoas que você gosta. Você não pode deixar de aproveitar a vida se divertindo com pessoas de verdade, que você gosta. O Elita Festival oferece atrações como shows, eventos especiais, workshops, mostras, performances, eventos culturais e muito mais. A programação é dividida em três áreas principais e temáticas para oferecer um conteúdo e experiências completas de acordo com o que te interessa.
Quando: 18 a 23 deAbril.
Atrações: M83, The Field, Skrillex, Matthew Herbert, Little Dragon, Walls, Soul Clap, Richie Hawtin, Chelsea Wolfe, Mr. Scruff, Connan Mockasin, entre outros.
Rokolectiv
Já na sua sétima edição, o Rokolectiv Festival, realizado em Bucareste, na Romênia, é uma das referências de festival de música eletrônica e artes no mundo. O evento é um mix sofisticado de performances musicais e artísticas, instalações e projeções de filmes. O festival deste ano vai do piano experimental, passando por referências dos anos 80, até chegar à música eletrônica sexy com influências do euro pop. É, o Rokolectiv Festival é um evento tão peculiar quanto o seu país de origem.
Quando: 19 a 22 de Abril.
Atrações: Hauschka, Maria Minerva, Matias Aguayo, 1000names, Koreless, Emika, The Miracles Club, entre outros.
Viu só? Tem muita coisa bacana rolando por aí. Faça as suas malas e vá curtir. =D