Fone no ouvido, olho no livro e pé na estrada!

Música, alimento da alma. Você pode até reconhecer a frase anterior como o nome do festival de música que acontece em Natal-RN, mas o que é senão também o papel que essa arte exerce no nosso dia a dia? Sem música parece que andamos por aí, de alma vazia.

E como o Caia no Mundo é o blog ideal para quem adora andar por aí, conhecendo e se conhecendo no mundo, mas com a alma cheia de cultura, culinária, costumes e crenças, não podia faltar por aqui dicas de livros sobre a música e seu universo. Prontinhos para dar esse mergulho sonoro-literário?

Começamos com um clássico da literatura musical brazuca. Lançado em 2001, Rumo à Estação Islândia é o relato de viagem detalhadíssimo do jornalista Fabio Massari ao país gelado de cara mas quentíssimo de som e cena musical. Durante seu passeio pela ilha-natal de Björk e Sigur Rós, Massari topou com artistas dos mais variados estilos, influências e filosofias e complementou o seu contato tão próximo com estes tão múltiplos artistas com comentários sobre as produções musicais da década de 60 pra cá.

Hoje, o recorte pode parecer até um pouco caduco, com os 11 anos do lançamento de Rumo à Estação Islândia e a internet tão a nosso favor, mas se você tem o espírito do verdadeiro arqueólogo musical vai devorar as 232 páginas deste livro mais rápido que a duração de uma semifusa.

E se você quiser ver uma Björk novinha, cantando um rock esquisito mas super gracinha, dá o play nessa faixa do The Sugarcubes [e que nome mais fofo!]:

Nossa segunda dica literato-musical sai de uma ilha para o mundo inteiro. O produtor Diplo é bem conhecido aqui pelas nossas terras por ter levado o funk carioca para o mundo na parceria feita com a cantora MIA em 2004. Lá na faixa Bucky Doge Gun, do disco Arular, você ouve um sample de Injeção, da funkeira carioca Deize Tigrona. Massa, né?

Mas Diplo também é conhecido arqueólogo musical, rodando o mundo em busca dos sons mais originais, das cópias mais bem feitas e das loucuras sonoras que só a humanidade pode produzir. Em 128 Beats Per Minute: Diplo’s Visual Guide to Music, Culture, and Everything in Between, Diplo reúne relatos de tudo que encontrou de melhor pelos seus passeios. Tem dub jamaicano, kuduro angolano, tecnho israelense…

A pilha de histórias contadas nas 224 páginas de 128 Beats Per Minute: Diplo’s Visual Guide to Music, Culture, and Everything in Between não se resume a música, como o próprio título quer aparentar. Muito do que é relatado no livro fala também dos detalhes culturais que levaram ao surgimento de estilos e artistas. Um tesouro.

Para nossa próxima sugestão vamos pedir um pouco de fôlego e muito apetite: Rock & Roll Traveler USA: The Ultimate Guide to Juke Joints, Street Corners, Whiskey Bars and Hotel Rooms Where Music History Was Made. O título é imenso e o trabalho dos autores Tim Perry e Ed Glinert para a redação deste guia também foi. Revisitando toda a história do rock criado em terras ianques, a dupla fez de New Orleans, Nova Iorque, Los Angeles, Seatle e muitas outras cidades o ponto de partida dos momentos históricos que fundamentaram o movimento artístico e musical mais mutante que se tem notícia.

Lojas, hotéis, palcos, bares, lanchonetes, ruas, bairros, casas de show e tudo o mais que faz parte dessa história está aqui. A gente arrisca dizer que se você abrir o livro periga não voltar desse mundo tão musical. 😉

Depois de tanta música, uma pausa para um rango memorável. Mas como não poderia deixar de ser, arrumamos um viés bem característico para que você escolha a sua próxima refeição. Você conhece Alex Kapranos, vocalista da banda Franz Ferdinand, certo? Não? Chegou a hora:

Agora que você já conhece a cara do rapaz, hora de conhecer também o gosto culinário do escocês. Isso porque, antes de ser vocalista e vender milhões de discos pelo mundo, Kapranos também foi chefe de cozinha o que lhe rendeu, já músico e em turnê pelo mundo inteiro, uma coluna no jornal inglês The Guardian, na qual escarafunchou tudo que os países por onde passou podiam oferecer ao seu paladar. E foi daí que nasceu o Mordidas Sonoras, compilado destes textos. Ficou curioso e ao mesmo tempo cheio de água na boca? Comece a viagem! 🙂

Já na mesa vibe do Rock & Roll Traveler USA: The Ultimate Guide to Juke Joints, Street Corners, Whiskey Bars and Hotel Rooms Where Music History Was Made temos o não menos fantástico Never Mind the Bollards: Full-colour book to England’s rock & pop landmarks, que faz o mesmo exercício de catalogação de destinos e origens do rock, só que agora inglês. Quer saber onde The Beatles, Rolling Stones, The Smiths, Blur, Oasis, Sex Pistols e The Who beberam, comeram, tocaram e mataram tempo? Já achou o título que vai satisfazer todas as suas perguntas.

Seja livro, seja música, entrar em contato com a arte é fabuloso, não? A gente selecionou esses títulos mas sabemos que há muito mais por aí para ser descoberto. Que tal você mandar a sua sugestão de leitura aqui nos comentários? Estamos com os olhos e ouvidos bem atentos…

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.