Desde o primeiro dia de julho, Londres sedia a primeira edição do London Street Photography Festival, evento que mistura concursos, exposições, workshops, celebrando as manifestações artísticas urbanas.
O festival é democrático e a favor da diversidade: dá destaque tanto à fotográfos renomados bem como os desconhecidos, com suas obras expostas e espalhadas pelas calçadas, galerias e casas de arte londrinas.
O fino do festival certamente é composto pelas obras da fotógrafa americana Vivian Maier, que durante quarenta anos registrou o cotidiano de Chicago, que a cercava – que chegam ao Reino Unido pela primeira vez. Outro grande nome, nascido e crescido em Londres, Walter Joseph, autor de célebres cliques de mercados de rua dos anos 40 da capital do Reino Unido.
E não é só de fotografia que é feita a street art de Londres. O artista, grafiteiro, “revolucionário” e diretor de documentário Banksy se criou caminhando às cegas no fog londrino e fez das paredes da cidade suas primeiras galerias. Se você quiser variar um pouco da fotografia para o grafite, este mapa mostra onde estão as obras do artista.