foto: flickr.com/photos/marcosuk

Fui viajar e lembrei de você!

Quantas vezes você já viajou e trouxe de presente para amigos e familiares um presente típico do país? Um tamanco, um gato de porcelana, aquelas bonequinhas que cabem uma dentro da outra… a lista de presentes regionais não tem fim.

Mas você já parou para pensar no significado de cada símbolo? Bem, fizemos uma seleção de presentes que quando você se deparar com eles em sua viagem, vai saber a história.

Não importa para quem você pergunte: falou em Rússia, lembrou das Matrioshkas, aquelas simpáticas bonecas que são colocadas uma dentro da outra.

foto: flickr.com/photos/marcosuk

Você Sabia? Matrioshka é uma palavra russa derivada do termo feminino Matryona que, por sua vez, tem origem no latim mater, que significa “mãe”.

Conta a história que as Matrioshkas têm origem no Japão e apareceram na Rússia há pouco mais de cem anos.

Em 1890, um protótipo desse brinquedo – representado por um sábio budista – foi trazido do Japão e presenteado à famosa família de comerciantes Mamôntov, que, mais para frente, seriam grandes patrocinadores das artes.

Usando a boneca como modelo, o artesão Vassily Zvyôzdotchkin e o pintor Serguei Malútin criaram a primeira matryoshka russa. Apresentada ao mundo com grande sucesso no pavilhão do Império Russo na exposição internacional de 1900 em Paris, desde então artesãos recriam a boneca nas mais diferentes formas e cores. Além das típicas camponesas, algumas retratam personagens de contos de fadas, ícones da igreja ortodoxa russa e personalidades políticas e históricas.

foto: Divulgação

Muito comum na Irlanda, os Leprechauns são figuras consideradas como guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para conseguir esses tesouros é preciso capturar um dos leprechauns e não perdê-lo nunca de vista, ou então ele desaparece no ar.

O mais famoso personagem do folclore irlandês, são pequenos homens de roupa verde, bigode, cachimbo na boca e um olhar simpático. Reza a lenda que esses pequenos seres vivem em pequenos arbustos e nos bosques e são conhecidos por serem os sapateiros das fadas.

foto: flickr.com/photos/9725736@N02

Responda rápido: de qual país esse souvenir é típico?

Se você respondeu Holanda, acertou.

Mas se pensa que existe uma história por trás do ícone, esqueça. Eles são famosos apenas pelo uso histórico do tamanco com o passar dos anos.  Eram esculpidos a mão numa peça única de madeira. O método de produção era o seguinte: o sapateiro fincava, com um gancho, o toco de madeira na bancada de trabalho. Depois, com uma ferramenta muito parecida com uma colher, ia delineando as formas e o tamanho. A última etapa do processo era aparar e lixar com um pedaço de vidro, que parecia uma lâmina bem afiada.

 

E você achava que esses pequenos mimos eram simples figuras decorativas típicas de cada país…

Fique ligado, na semana que vem, aqui no Caia no Mundo, voltaremos contando um pouco mais sobre souvenirs do mundo.

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.