Gap Year: as vantagens de fazer intercâmbio entre o colégio e a faculdade

Não pode ler agora? Dê um play e ouça o texto!

Já reparou como, normalmente, o seu caminho até a vida adulta segue um roteiro? A maioria dos jovens estuda bastante, faz cursos complementares e, assim que termina o Ensino Médio, já está caminhando pelo campus da universidade. Ufa, que corrida!

Mas será que é preciso mesmo seguir exatamente esses passos? Com certeza você gostaria de um pouco mais de tempo pra pensar no seu futuro e estar confiante sobre as suas escolhas. Por isso, fazer intercâmbio nesse momento é perfeito para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Esse hábito se tornou bastante comum entre os americanos, que fazem uma pausa entre a saída do colégio e o ingresso na universidade para viajar ou fazer trabalho voluntário. Os benefícios dessa experiência para os estudantes também começam a despertar o interesse dos adolescentes brasileiros, que buscam cada vez mais esse tempo para refletir.

Mas o que é gap year?

O gap year nada mais é do que um período em que você se dedica a um projeto pessoal, que também pode contribuir para a sua carreira depois, claro. E o melhor de tudo é que existem muitas formas de dar uma pausa na rotina diária e vivenciar esse tempo livre!

Você pode fazer uma viagem para descobrir novas culturas, se dedicar a estudar um novo idioma, aprender mais sobre a profissão que você deseja exercer, ser voluntário por uma causa que acredita ou trabalhar para se sentir mais independente.

O tempo da viagem também varia de pessoa para pessoa. É possível viajar por seis meses, um ano, ou o tempo necessário para se conhecer melhor, ampliando a sua visão de mundo.

O estudante pode até combinar dois tipos de viagem. Por exemplo, optando por um intercâmbio mais curto, depois você aproveita para fazer um Mochilão®! É só escolher os países que mais deseja visitar. 😉

O ponto principal do gap year é o crescimento pessoal dos jovens, pensando na evolução deles para trilhar caminhos incríveis no futuro. Mas, para que isso aconteça, é necessário sair da zona de conforto! Fazer um intercâmbio ajuda a variar a rotina, que muitas vezes acaba limitando as escolhas do estudante.

É a hora de se conhecer melhor, explorar habilidades que você não imaginava ter e mudar o seu destino!

Você sabia que até o High School pode te ajudar nessa?

Sim, é possível cursar parte do Ensino Médio no exterior, mesmo após o término dessa etapa no Brasil. A grade curricular é bastante variada e flexível em outros países, então o estudante tem a possibilidade de escolher matérias diferentes, que podem despertar talentos para novas áreas de atuação.

Ou seja, como você já concluiu o Ensino Médio, não vai precisar incluir matérias obrigatórias e fica livre para cursar aulas como teatro, música, marketing, gastronomia, mecânica e muitas outras. Com as aulas de desenvolvimento humano e profissional fica bem melhor descobrir se você é mais de humanas, exatas ou biológicas. 🙂

Aprenda um novo idioma

E é claro que o gap year também é uma excelente oportunidade para aprender ou se tornar fluente em um segundo idioma. Você já está careca de saber que, hoje em dia, dominar uma língua estrangeira é uma das principais qualificações profissionais do currículo, né?

O intercâmbio vai te ajudar a ganhar essa qualidade na prática, vivendo o dia a dia de uma nova cultura, com pessoas diferentes. Conquiste mais esse objetivo trabalhando na Austrália, servindo como voluntário na Tailândia, aprendendo inglês na Irlanda ou fazendo um Mochilão® pelo Peru. Opções não faltam para que o intercâmbio fique com a sua cara!

Volte mais preparado para novos desafios

Os estudantes que passam por essa experiência amadurecem mais rápido, sendo mais focados e seguros em relação à carreira escolhida. Além disso, esses jovens apresentam maior satisfação pessoal e profissional do que os colegas que ingressam direto no mundo acadêmico.

O início da vida universitária demanda muito tempo e esforço do aluno, definindo de forma precoce como será o seu futuro como adulto. Para muitos jovens, começar a faculdade está no topo da lista de objetivos ao terminarem o Ensino Médio, mas essa corrida em direção à graduação pode esperar um pouco. Assim, o caminho fica mais proveitoso!

Se você também está se sentindo indeciso sobre o que fazer após o término do colégio, pense em viajar alguns meses para pensar e decidir. O intercâmbio nessa fase é ideal para recarregar as energias e clarear a mente para escolher qual carreira seguir. <3

Ainda tem dúvidas sobre como aproveitar o seu gap year de forma produtiva? Deixe suas perguntas aqui nos comentários que te ajudamos com tudo!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.