Gastronomia de rua chic: conheça 7 feiras de Paris

Abre+02

Degustar a diversidade gastronômica e a explosão de sabores de Paris é uma experiência única. São mais de dez mil estabelecimentos para se fartar. Além de seus restaurantes, padarias e bistrôs, a cidade luz abriga nada menos que 83 feiras livres, todas incríveis. Não há supermercado que abale a força dos marchés parisienses. Você vai notar que sempre há um deles por perto, seja ao ar livre ou em ambientes fechados, desde os mais antiguinhos e tradicionais aos modernos cheios de hype.

Então, para você que gosta de conhecer o sabor local e comidinhas de rua durante a viagem, fizemos uma seleção eclética com as sete feiras gastronômicas mais adoráveis de Paris. Bon Appétit!

#1 Um clássico no Marais

O marché mais antigo de Paris, aberto desde 1615, já abrigou um orfanato, onde as crianças usavam uniformes na cor vermelha. Vem daí o nome desse cantinho requisitado no badalado bairro do Marais, um ponto obrigatório para quem quer se sentir como um verdadeiro parisiense. Localizado em uma pequena entrada na Rue Bretagne, o Marché Des Enfants Rouges tem boxes com produtos frescos e um eclético mix de restaurantes de cozinhas variadas, como italiana, francesa, africana, marroquina, orgânica, entre outras nacionalidades. Imagina sentar numa de suas mesas de madeira, cobertas por ombrelones, para se deliciar com uma burrata regada com fios de azeite e flor de sal?

Onde: Rue de Bretagne 30, Marais (3º arrondissement).

Quando: Terças, quartas e quintas, das 8h30m às 13h e das 16h às 19h30m; Sextas e sábados, das 8h30m às 13h e das 16h às 20h; Domingos, das 8h30m às 14h.

01

Foto/reprodução

#2 De tudo um pouco na Daumesnil

Uma das diversas opções em feiras baseadas no 12º arrondissement, o Marché Daumesnil é o maior de todos de Paris. Reunindo a maior variedade de comerciantes, vários com nomes premiados, são 385 metros de feira linear. Você vai encontrar de tudo um pouco: épicerie, charcuterie, boucherie, frutas, verduras, aves e produtos regionais, como mel da Provence, extra virgens aromáticos, azeitonas de todas as cores e muitos vinhos. Além do fato de ser o maior da cidade, o mercado livre de Daumesnil reserva uma peculiaridade interessante. No lado direito da Rue de Charenton, onde ele é montada, descendo em direção a Nace Félix Eboué, ficam os produtos mais sofisticados. Já no lado esquerdo, os preços caem notoriamente. Escolha o que combinar melhor com seu bolso e paladar.

Onde: Rue de Charenton, 12º arrondissement;

Quando: Terças e sextas feiras, das 8h às 13h;

Abre+02

Foto/reprodução

#3 A menor feira de Paris

O marché Aguesseau fica nos arredores da famosa igreja Madeleine, e ficou conhecido como o menor mercadinho de rua de Paris. Através de seus poucos e bem distribuídos 62 metros de barraquinhas, é possível encontrar cogumelos que perfumam o outono parisiense e frutas, verduras e legumes da estação. Logo ao lado do Aguesseau está o marché de flores da Madeleine. Ande pela região, passando perto da Praça da Concórdia, e se deixe entregar aos cantos mais secretos de Paris.

Onde: Place de la Madeleine, 8º arrondissement;

Quando: Terças e sextas, das 7h às 14h. O mercado das flores funciona de segunda à sábado, das 8h30m às 19h30m;

03

Foto/reprodução

#4 Mercadão chic

O Marché Couvert St. Quentin é o maior mercado coberto da cidade. Se você tiver que escolher apenas um mercadão para visitar em Paris, você não vai querer ficar sem conhecer este. O marché foi criado em 1832, posteriormente demolido para a construção do Boulevard de Strassbourg, e reconstruído na forma atual, só em 1866. Tem tudo o que um mercado público precisa, como peixes e frutas frescas, e se destaca ainda por sua arquitetura. Para quem gosta de cerveja artesanal, suas lojas vão render muitos souvernirs de várias nacionalidades. Santé!

Onde:  Bis Boulevard de Magenta, n. 85.

Quando: De terça a sábado, das 9h às 20h; Domingo, das 9h às 14h;

04

Foto/reprodução

#5 Vendinha hype de orgânicos

Frequentado por gente descolada e atores, o mercadinho orgânico de Raspail é o mais badalado da cidade luz. Celebridades como a Catherine Deneuve, que mora por perto, tomam conta da feirinha, onde aparecem desfilando com suas ecobags, entre as ruas du Cherche-Midi e de Rennes. Todos os produtos são classificados como orgânicos e gourmets, a exemplo de seus pães, patês, queijos da França toda, aves, produtos naturais e até roupas orgânicas. Você ainda pode levar opções de comidas rápidas, que funcionam para viagem, como quiches, tarteletes e sopas. Os expositores da feira de domingo são adeptos do que os franceses chamam de “agriculture biologique”.

Onde: Entre as ruas du Cherche Midi e de Rennes (6º arrondissement).

Quando: Aos domingos, das 10h às 14h.

05

Foto/reprodução

#6 Glamour na calçada

Imagine comer ostras frescas e beber champanhe em plena rua de Paris. Você está no Marché d’Aligre, localizado no bairro de mesmo nome, que anda na moda no lado leste parisiense, onde acontece aos finais de semana uma das mais animadas feiras livres de toda a cidade. Com opções de legumes, frutas, queijos, patês, peixes e toda a sorte de iguarias, a feira desemboca no velho Marché Couvert Beauvau, um dos mais antigos da cidade, na ativa desde 1777, que abre todos os dias, com exceção da segunda-feira.

Onde: Sexta, sábado e domingo, o dia todo;

Quando: Funciona ao longo da Rua d’Aligre (12º arrondissement, Aligre);

06

Foto/reprodução

#7 Resgatando raízes

Em uma pequena propriedade de 20 hectares, no subúrbio de Carrière-sur-Seine, uma família de agricultores está resgatando espécies antigas de verduras e legumes que há anos não se via nos mercados. No Marché d’Alma, o mais conhecido feirante da cidade, Joel Thiébault, vende cenouras roxas, amarelas e brancas, rabanetes verdes e ervilhas crocrantes, entre mais de 70 variações de tomates. Pelo resgate das raízes, aproveite essa verdadeira aula sobre a variedade de verduras e legumes centenários.

Onde: Barraca do Thiébault: Avenue du Président Wilson;  

Quando; Às quartas-feiras e aos sábados de manhã;

07

Foto/reprodução

Se você ficou animado em conhecer mais feiras parisienses, então, confira esse site especializado agora, e tenha os endereços certos para a grande hora de circular lá com seu mochilão nas costas.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.