A street art se regenera pelo mundo na mesma velocidade que sonhamos viajar por novos destinos. Confira mais um guia com cidades que você não pode deixar de explorar muro a muro em sua próxima viagem. Com muita cor e criatividade, estas cidades contam com coleções vivas arte urbana que são verdadeiros museus a céu aberto.
Detroit
A motor city encontrou na arte de rua uma válvula de escape após viver intensamente as últimas crises econômicas. O que um dia foram construções abandonadas, são agora uma verdadeira galeria de arte. No East Side, dois quarteirões abrigam um conjunto de casas repaginadas com grafites, pinturas e esculturas do Heidelberg Project. O mais curioso nessa mostra é poder ver a arte feita com bichos de pelúcia, móveis e entulhos encontrados nas velhas residências que ali estavam. O resultado é exuberante.
Uruguai
O distrito de Ciudad Vieja está na parte mais antiga de Montevideo. A região passou nos últimos anos por uma grande transformação e se tornou um centro de grafite e vida noturna na capital do Uruguai. Andando por suas ruas, você poderá ver um mix de estruturas coloniais e os vibrantes traços da street art. Encontre um albergue e viva intensamente sua estadia no país do presidente Mujica.
São Francisco
No centro boêmio da cidade de São Francisco, antes de cair na balada no Mission District, você pode fazer um passeio totalmente dedicado ao grafite. Situado na pequena rua Clarion Alley, o multicolorido Camp (Clarion Mural Alley Projeto) vive da constante fusão do design, arte e grafite. Não deixe de visitar o “beco de São Francis” durante seu curso de inglês.
Istambul
A exemplo de Pequim e de outros destinos emergentes, Istambul também mistura o antigo com o novo. Por mais que, o Museu de Arte Moderna tenha sido inaugurado a menos de uma década, a maior metrópole turca despertou a ponto de se tornar um centro de arte de destaque. A street art se espalhou pela Praça Taksim durante as manifestações contra a reforma do Parque Gezi. É por lá que você vai ver algumas das melhores obras atuais da cidade, feitas de todo tipo de estêncil e grafite de inspiração política.
Curtiu? Se você se interessa pelo assunto, não deixe de ver nosso primeiro guia de grafite pelo mundo que passou por cidades como Berlim e Nova York.