A arte do grafite surgiu na década de 70 e se espalhou rapidamente pelo mundo. Essa manifestação artística que se evidencia em espaços públicos traz mais cor e vida a grandes cidades e atrai pessoas em busca de novas inspirações. Confira algumas cidades que possuem bairros repletos de grafites e se encante com cada um de seus murais.
Um programa que tem se tornado cada vez mais popular entre turistas em Miami é a visita ao bairro de Wynwood. Além de ser fácil encontrar dezenas de galerias de arte por lá, as ruas se tornaram a maior galeria de todas. A céu aberto e com vários restaurantes e cafés bacanas para fazer uma boquinha, o passeio é agradabilíssimo e super cult. Os muros de centenas de galpões abandonados, que passaram a ser chamados de murais a partir de 2009, estampam artes de centenas de artistas diferentes. Até o brasileiríssimo Kobra tem seus grafites colorindo as ruas do bairro. A dica é apenas evitar fazer esse passeio em um domingo. As artes ainda estarão lá, mas os restaurantes, os cafés e as lojinhas estarão fechados.
Coberta de grafites, que datam desde os anos 90 até a atualidade, a Hosier Lane é uma das ruas mais artísticas de Melbourne, na Austrália. Com grande incentivo à cultura e a eventos artísticos, a cidade já foi até catalogada como uma das capitais mundiais da arte e da cultura. Repleta de paralelepípedos e bem estreita, a Hosier Lane traz um clima vintage e é capaz de contar algumas histórias com seus diferentes estilos de grafites que se espalham pelas paredes e até pelo chão.
Depois de simbolizar a divisão entre dois mundos durante a Segunda Guerra Mundial, o Muro de Berlim começou, aos poucos, a passar uma imagem de esperança e de união. Em algumas partes de Berlim, ainda é possível encontrar escombros do muro que foi destruído, mas, na East Side Gallery, a região que se tornou mais famosa e que abriga quase 1 quilômetro e meio do muro, é possível apreciar mais de 100 pinturas de diferentes artistas. Os grafites, que trazem a cor de volta à cidade, ilustram acontecimentos políticos ligados à história do Muro de Berlim. Então, além de conhecer um pouco mais sobre esse estilo de arte urbana, podemos aprender, de uma maneira diferente, um pouco mais sobre a história da Alemanha.
Totalmente diferente do que você vai ver pela tradicional capital britânica, o bairro de Camden Town, em Londres, atrai pessoas de estilos diversos atrás de muita arte, música e cultura. Os grafites seguem o mesmo estilo das pessoas e das lojas do bairro. Você pode até encontrar algumas artes do famoso, anônimo e controverso artista Banksy em algumas paredes. Explore e esteja aberto a conhecer um pouco mais sobre o estilo que cerca a juventude britânica há anos. Um fato curioso: a cantora Amy Winehouse cresceu no bairro de Camden Town.
Com um estilo artístico diferente dos outros bairros grafitados citados, La Boca, em Buenos Aires, possui suas artes um pouco mais espalhadas e valiosas. Como uma forma de incentivo e de reconhecimento à arte urbana do grafite, alguns artistas foram pagos para deixarem suas ilustrações por lá e são muito procurados por lojas e por restaurantes que querem dar um toque diferenciado ao ambiente. Além disso, nessa mesma região, mais especificamente em El Caminito, existem vários prédios baixinhos e supercoloridos que trazem um clima animado e alegre a essa área de bares, de restaurantes, de lojas e de manifestações culturais típicas argentinas. Vale a pena reservar uma tarde ensolarada para curtir a gastronomia, a música e a arte do local.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferentes artes urbanas que se espalham pelo mundo, escolha o seu destino e embarque em um Mochilão® com a CI. Ou conheça o Simulador de Cursos, que permite encontrar a viagem perfeita de acordo com o que você deseja.
Aproveite também e Explore o Mundo para conhecer mais sobre cada um dos destinos pelos quais você se interessa.