Grécia: heranças estranhas dos deuses do Olimpo para os pobres mortais

A Grécia é uma das sociedades mais antigas do mundo e por isso, carrega uma grande carga histórica e cultural que se reflete até hoje nas pessoas que moram lá. Afinal, todo aquele pensamento e estilo de vida compartilhado na época áurea da Grécia, como deuses, mitos, crenças e superstições não poderiam simplesmente desaparecer com o passar dos anos. Claro que não integralmente, mas resquícios dessa antiga cultura ainda estão presentes nas sociedades gregas. Algumas delas, inclusive, muito estranhas e surreais para a gente. A CI selecionou aqui algumas que nem Zeus explica:

Olho grego – Esse talvez você conheça, é aquela pedra azul e branca que as pessoas costumam usar como pingente em colar ou pulseira. Nunca viu? Olha ele aqui abaixo:

O olho grego é um talismã bem popular e, de acordo com os próprios gregos, muito poderoso. Ele protege quem o usa da inveja e do mau olhado, como que absorvendo toda a energia ruim do ambiente e que direcionam a você. Para quem é supersticioso, tá aí um bom escudo.

Cuspir – Para a gente é falta de educação, mas na Grécia é uma maneira de afugentar o mal e se auto proteger de energias ruins. As pessoas têm costume inclusive de cuspir em si mesmas 3 vezes para acabar com as chances de qualquer coisa ruim acontecer com elas. Quando um grego vê uma pessoa que ele gosta, é bem comum os dois cuspirem em si mesmo como um rápido “ritual de proteção”.Se um grego recebe um elogio, principalmente vindo de uma pessoa de olhos azuis (que eles acreditam que é a cor do olho do mal), ele se cospe para se purificar.

Mas calma, não são verdadeiras cuspidas de molhar etc, é mais pelo barulho que a boca faz ao cuspir. Então se for para lá, não precisa sair cuspindo em todo mundo e em você mesmo, até eles vão achar esquisito.

Alho – Na cultura ocidental o alho é muito importante para afastar a gripe, resfriado ou, até mesmo, vampiros. Mas de acordo com os gregos, o alho é outro instrumento importante para combater o mal. As pessoas mais supersticiosas costumam andar com uma cabeça de alho no bolso para se protegerem.

Ossos de morcego – Algumas pessoas acreditam que os ossos de morcegos dão muita sorte. Tem gente que chega até a carregar ossinhos nos bolsos para ter um grande dia. Mas aqui vem um problema: de acordo com eles, matar um morcego dá muito azar! Que dilema, hein?

Colônias – Os gregos gostam de se presentear, e um dos mimos é dar uma colônia para quem você gosta, principalmente namorados ou esposos. Mas não acaba aí: após receber a colônia, o presenteado deve retribuir com uma moeda. E se ele não fizer isso, significa que o relacionamento pode estar arriscado.

Sal – Aqui ele também é conhecido como uma arma contra o azar e o mal olhado. Você já deve ter visto ou ouvido falar de alguém que costuma jogar sal sobre o ombro para afastar as energias ruins. Os gregos também fazem isso, e vão além! O sal lá também é muito utilizado para espantar visitas indesejadas. Por exemplo, se vem aquela vizinha fofoqueira na sua casa, basta jogar discretamente sal na cadeira ou atrás dela que ela vai se sentir impelida a ir embora. Mas cuidado, se a visita perceber, além de ficar um clima bem chato, enfraquece o poder do sal. Outra precaução importante é tampar bem o sal durante a noite, pois se ele for iluminado pela lua ou pelas estrelas podem aparecer verrugas ou erupções no seu corpo! Eca.

Espirrar – Você conhece aquela superstição que quando a sua orelha esquenta é por que tem alguém falando de você? Então, os gregos têm uma crença parecida, mas é com espirro. Se uma pessoa espirra é porque tá na boca de alguém. E eles gostam de descobrir quem é! Se a pessoa não sabe de cara, eles utilizam alguns métodos: se for uma crise de espirros, é só pedir para alguém ir falando nomes de conhecidos, se o espirro parar ao falar um nome, é aquela pessoa que está falando mal. Se isso não funcionar ou não for uma crise, é só pedir para alguém que esteja por perto falar um número de 3 dígitos. Aí deve-se somar os 3 dígitos para chegar a um número que será referente a uma letra do alfabeto. Essa letra é a inicial da pessoa que está falando mal de você. Daí é só tirar as próprias conclusões.

Para nós a maioria desses hábitos e crenças são muito estranhos, mas não vale julgar, hein! Vocês acham que eles também não achariam um absurdo alguns hábitos e superstições nossas como ter medo de passar embaixo de uma escada, colocar uma vassoura atrás da porta para espantar as visitas ou que deixar o calçado virado pode matar sua mãe? :p

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.