[GUIA] Como planejar sua viagem

IMAGEM_1

Dezembro está chegando! Nessas férias você vai ter ótimas chances para se divertir muito no exterior. Sair por aí conhecendo vários lugares do mundo é um dos melhores prazeres da vida, mas para ser perfeito como você sonha, saiba que até colocar todos os planos em prática, é preciso de uma boa organização.

Quer uma ajudinha? Se você pretende mergulhar no mundo agora, ou em qualquer época do ano, separamos dicas essenciais para um planejamento eficaz. Tome nota. Go, go, go:

#1 Planejar é ouro

IMAGEM_2

Planejamento é a palavra-chave. Para a realização de uma viagem perfeita, você faz suas escolhas com antecedência e já vai curtindo cada detalhe, antes de embarcar. A programação também influencia diretamente no seu orçamento, diminuindo, assim, os custos e aumentando a chance de fazer mais coisas legais.

O primeiro passo é definir quanto você poderá gastar nas férias e escolher a data e os destinos que mais deseja visitar. Aí, é hora de pesquisar tarifas e adquirir as passagens aéreas. Quem planeja, pode inclusive começar a pagar tudo antes, parcelando no cartão de crédito. Atualmente, existem muitas facilidades na hora de fechar uma viagem com a CI, ou seja, todo o suporte desde a primeira etapa até a volta.

#2 O estilo da viagem

IMAGEM_3

O que você busca na sua viagem? Tudo o que turismo tem pra te oferecer? Fazer mochilãoEstudar uma temporada no exterior? O mais legal é que também é possível conciliar os dois objetivos em uma mesma jornada, e ainda até estudar e trabalhar fora. Quando se tem tempo para planejar, fica mais fácil realizar cada etapa do seu sonho.

Nessa etapa, escolha ainda o estilo da sua estadia. Uma dica para gastar pouco e aproveitar muito está na experiência dos Albergues, onde você tem um ambiente descontraído e pode fazer novos amigos. Não esqueça de fazer a sua Carteira de Albergue. Prefere o requinte dos melhores hotéis? Garanta sua hospedagem com antecedência.

#3 Já viu seu visto?

IMAGEM_4

Você já deve saber que no exterior o passaporte é o seu documento oficial de identificação. Se você ainda não tirou, saiba como fazer o seu, e não esqueça ainda do visto. A maioria dos países exige visto específico de estudante e você pode tirá-lo direto no consulado ou com auxílio de um despachante. Em alguns países nem há necessidade de visto por até seis meses de permanência. Verifique com um Consultor CI sobre as condições de cada destino.

Europa na rota? Aproveite e conheça os destinos que não exigem visto por lá. A maioria permite que o viajante com passaporte brasileiro tenha permanência de no máximo três meses.

#4 Roteiro: seu próprio mapa

IMAGEM_5

Depois de definir o objetivo da sua viagem, chegou a hora de montar o roteiro. Além de noções mínimas sobre o local a ser visitado, montar um roteiro significa fazer escolha dos locais e principais pontos a visitar. Surpreenda-se: uma dica de viajantes mais experientes é separar um dia inteiro para caminhar livremente e deixar que programas despretensiosos se tornem uma atração principal.

Se sua viagem inclui uma só cidade, a atenção deve ser voltada à escolha de atrações diversas. É bom saber antes quais praias, museus e demais atrativos turísticos você pretende visitar, de modo que sua agenda não fique lotada e que você realmente possa curtir cada passeio.

#5 Transporte: curtindo o ir e vir

IMAGEM_6
Viajar de trem é a melhor forma de conhecer a Europa e é um estilo charmoso de viajar. Se você escolheu um destino no Velho Continente, reserve o seu passe ou ticket de trem com antecedência. Você pode escolher por pequenos trechos ou optar pela liberdade de trafegar livremente, de acordo com o seu roteiro.

Usufruir da malha do metrô de Nova York ou de Paris vai ser o seu modo de locomoção nas férias? Então, comece a calcular os melhores trajetos nos seus roteiros antes mesmo de decolar.

Falando nisso, você já viu as cinco estações de metrô mais exóticas do mundo?

#6 Seguro saúde: um detalhe fundamental

IMAGEM_7

Tá chegando a grande hora: passagens compradas, documentação em ordem e reservas feitas. Só não vai deixar pra última hora o seguro saúde, um serviço bacana que vai te dar toda a segurança onde você estiver, com cobertura nos 5 continentes, 24 horas por dia.

Pronto, você está quase preparado para aproveitar sua viagem. Ainda falta checar sua carteira de vacinação. A única imunização obrigatória é a contra a febre amarela, mas outras variam conforme o país. Confira junto a um posto de saúde autorizado e se for necessária, tome de 7 a 10 dias antes da data de embarque. Saiba mais aqui.

#7 Segurança e agilidade nas compras

IMAGEM_8

Atualmente, existem diferentes formas seguras de se levar dinheiro para uma viagem fora do país. A maneira mais prática está no CI Travel Money, um cartão pré-pago que é aceito em milhões de estabelecimentos no mundo inteiro. O cartão é recarregável à distância, em várias moedas, e usado para compras e saques sempre na moeda local do país de destino.

Também recomenda-se levar cerca de 10 a 20% de dinheiro em espécie. Só para garantir, né?

#8 Be curious!

IMAGEM_9

Para viajar nas férias de verão ou em qualquer época do ano, você vai revelar o seu lado curioso. Fuja dos hits. Para isso, pesquise muito! Use a Internet e todas as informações que estão disponíveis para você conhecer mais sobre a cultura local, o dia a dia, o sotaque, o estilo de vida da cidade, o lado A e o Lado B.

Você também pode consultar amigos que já tiveram experiências parecidas no exterior, mas filtrando, claro, para a sua realidade e interesses.

Ser curioso é um dos melhores pontos positivos de um viajante! A CI está pronta pra te ajudar a chegar mais longe. Comece tirando suas dúvidas.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.