Provavelmente ao ler a frase do título deste post você lembrará de comemorações, das famosas paradas do Dia de Ação de Graças… Mas você sabe como surgiu a tradição do Thanksgiving e como ele é comemorado?
O começo das festividades não se sabe ao certo. No entanto, acredita-se que os primeiros a celebrarem a data foram os colonos que fundaram a vila de Plymouth, em Massachusetts, no ano de 1621. O então governador da vila instituiu que no começo de todo outono fosse feita uma comemoração em agradecimento às boas colheitas e safras da vila. Para tal, os habitantes da vila sacrificaram patos e perus, além de peixes para uma farta ceia. O milho plantado por eles também foi oferecido. Conta-se que durante essa primeira comemoração, alguns índios participaram e também prepararam pratos para as festividades.
Por muito tempo a tradição acabou sendo como uma festa normal, até que em 1789, o então presidente dos Estados Unidos, George Washington tornou a data um feriado nacional.
Voce Sabia? Antes de se tornar tradição nos Estados Unidos, os ingleses já tinham uma forma de comemorar a colheita bem sucedida. No dia 1º de agosto, os ingleses comemoravam a colheita do trigo. Se a safra não tivesse sido boa, o feriado era cancelado
Até o ano de 1789, o feriado era apenas nos estados de Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, Abraham Lincoln instituiu que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças. Visando ajudar o comércio antes do Natal, em 1939, Franklin Roosevelt mudou a data para a terceira semana de novembro. Dessa decisão de Roosevelt, apenas 23 estados adotaram a medida enquanto os outros 22 continuaram celebrando a data na quarta quinta-feira de novembro.
Impasse estabelecido, o congresso americano teve que se intrometer e ficou instituído que o Dia Nacional de Ação de Graças seria celebrado, definitivamente, na quarta quinta-feira de novembro.
Muito tempo se passou e as celebrações ainda continuam nos Estados Unidos e Canadá, onde o dia é tirado para ficar com a família e amigos. Muito embora o feriado não tenha nenhum vínculo com nenhuma religião, muitas pessoas dedicam o tempo livre do feriado para pensamentos religiosos.
Além de jantares, o Thanksgiving é conhecido pelos grandes desfiles nas principais avenidas das cidades.
Voce Sabia? O dia de Ação de Graças é também conhecido como Dia do Peru, por ser o prato mais tradicional da data. Na tradicional parada de Nova York, o último carro sempre é o do Papai Noel, já que o Thanksgiving marca o início do Natal.
Aliás, uma curiosidade: em 2001 foram criados, nos Estados Unidos, cerca de 267 milhões de perus e 90 milhões deles foram parar na ceias das comemorações ao redor do país. Haja gluglu hein…
Se por um lado as festividades são para agradecer a colheita, os lojistas também podem fazer o mesmo. No dia seguinte ao Thanksgiving, acontece a famosa Black Friday, onde o preço dos produtos despenca e aquece o mercado americano. Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o Black Friday? Pois já fizemos um post aqui no blog.