Heróis do País de Gales


Meu Deus! Como foi difícil ficar aqui em Conwy. O trem atrasou, o information center me disse que os bed and breakfast estavam todos lotados, não tinha onde colocar a mochila, tava com fome, cansado, até pensei em ir embora para outra cidade pois as oportunidades por la estavam escassas. Mas a cidadezinha era tão bonita e medieval que eu cogitei a possibilidade de ficar num hotel barato.

Seguindo informações, cheguei num hotel barato e que ainda tinha quartos disponíveis! Advinhem! Toquei o sino e ninguém atendeu. Foi frustrante, mas eu tive que procurar outro lugar. Acabei achando um hotel por 40 libras! Chorei o quanto pude, mas nao teve jeito! O cara disse que o dono tinha saído e nao podia fazer nada. Daí eu lancei a minha ultima carta! Pedi para deixar a minha mochila no hotel e tentaria tocar novamente no primeiro hotel barato. Quando cheguei lá toquei umas duas vezes até ser atendido. O velhino disse que tinha quartos por 22 libras e eu topei na hora! Peguei a mochila de volta, as chaves e quando entrei no quarto, fiquei impressionado! Era uma cama de casal enorme, a vista da janela era formidável, uma tv widescreen de 32 polegadas e ainda tinha uma serie de filmes em dvd disponiveis.

Como a cidade nao tem teatro nem cinema, foi ótimo assistir alguns filmes da cultura celta enquanto jantava na cama. Parecia um sonho, horas atrás eu estava quase morrendo e agora esse tratamento de rei a baixo custo. Mochilao é cheio dessas surpresas.

Mas depois que deixei as minhas coisas no quarto, fui conhecer a cidade e comprar alguma coisa pra comer. Enquanto percorria as torres da cidade fortificada, tomei um delicioso sorvete! Parei diante da estátua de Llywelyn, o Grande. Lembrei da historia que ouvi la em Cardiff, lembram? Llywelyn foi certamente o lider medieval galês de maior êxito, pois sob o seu comando, o norte do País de Gales quase se tornou totalmente independente. Em 1283, seu neto Llywelyn, o Ultimo, morreu em combate contra Eduardo I, que tinha decidido conquistar o País de Gales e partir de então o país ficou sob o regime inglês. Foi aí que Eduardo I nomeou seu filho Príncipe de Gales.

Dá pra ver que ele ainda é considerado um herói por aqui e talvez suas histórias motivem muitas pessoas a sonhar com uma futura liberdade.

Outro líder muito lembrado pelos galeses é Owain Glyndwr, que se rebelou contra a coroa e devastou cidades e castelos dominados pelos ingleses. Ele se proclamou príncipe de Gales e encontrou aliados celtas na Escócia, Irlanda, Northumbria e França. Ele chegou a criar um parlamento galês, mas a rebelião fracassou quando a França firmou um acordo com o rei inglês Henrique IV.

Todas essas histórias ganham grande força nas ruas de Conwy, que é uma das cidades medivais mais bem conservadas da Europa. O castelo da cidade foi construído por Eduardo I para mostrar aos galeses do norte quem estava mandando agora. As muralhas da cidade são surpreendentes! Bem preservadas e reforçadas por 21 torres e três portões que formam uma barreira quase intransponível em torno da velha cidade.

Andei bastante, tirei várias fotos bem legais e me surpreendi de manhã com as pessoas passando nas ruas e me cumprimentando com bom dia. Que hospitaleiros!

Ah aqui em Conwy está a menor casa da Grã-Bretanha. É pequena mesmo! Fiquei parecendo um gigante perto da porta. Muito divertido!

Bem, andei pelo porto da cidade e depois voltei para o hotel e curti o meu fim de noite no maravilhoso hotel barato!

Coloquei mais uma foto do ursinho aqui, espero que as meninas ja estejam colocando toda a criatividade a serviço dessa causa tão nobre!
Galeria de fotos:

Eber Guni do Nascimento Santos

Eber Guni do Nascimento Santos

São muitas aventuras do Mochileiro e Viajante Eber pelo mundo. Desbravando a América do Sul e a Europa com vivências inspiradoras registradas aqui.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.