Holanda: o país da espiadinha

Se você vive em outro planeta ou não estar a par do que estreia hoje na TV, nós contamos: chegou a hora de dar uma espiadinha. Sim, isso mesmo, o Big Brother começa hoje.

Ao contrário do que você possa pensar, não vamos fazer um post contando sobre os participantes, suas manias e otras cositas más. Iremos um pouco além da casa mais espiada do Brasil. Já pensou em conhecer o país em que foi realizada a primeira edição do programa, a Holanda?

foto: flickr.com/photos/letlet

A maior cidade dos Países Baixos e também capital do país, Amsterdam, está localizada na província de Holanda do Norte.

Lembre-se: A Holanda é dividida em duas partes: Holanda do Norte (onde fica a capital) e Holanda do Sul. (onde está a sede do governo, Haia). As duas estão na área chamada de Países Baixos, devido à baixa altitude e 60% de sua população estar situada abaixo do nível do mar.

A enorme represa (que em holandês é chamada de dam) no rio Amstel dá à capital o nome, que ficou muito conhecida por seu porto, museus, coffeeshops e diversões adultas.

Se pudéssemos definir o país em três palavras, seriam essas: Moderno, liberal e charmoso.  Você pode notar isso logo quando desembarca por lá, nos olhos dos moradores locais.

foto: flickr.com/photos/ammichaels

Se quando falamos da Holanda você logo pensa naquelas charmosas bicicletas rodando por todo canto, saiba que os holandeses são os que mais usam a magrela. Uma estimativa do governo alcançou o número de (respira) 17 milhões de bicicletas no país (!). Ficou interessado? No site oficial do governo holandês existe um artigo falando sobre a relação do país com as bicicletas e até dicas de onde alugar a sua.

+ http://www.holland.com/us/Tourism/article/holland-by-bike.htm

Fique ligado! Para alugar sua bike você precisa levar até as locadoras seu passaporte e um cartão de crédito. A maioria das empresas ficam abertas diariamente das nove da manhã até às 18 horas.

foto: flickr.com/photos/47101919@N00

Outro charme do país são os imensos parques e florestas. Aliás, como bem falamos em nosso post sobre os jardins do mundo, a Holanda ganha uma cor a mais com a imensa variedade de tulipas.  Não é por mero acaso que as tulipas são muito cultivadas no país. Além de a cultura holandesa ser uma das mais aficionadas por flores, o clima e o solo fazem da flor a rainha do país.

Já que estamos falando de flores e cores, um dos ícones do país é o pintor pós-impressionista Van Gogh, nascido na cidade de Zundert, próxima a Breda, ao leste do país.

foto: flickr.com/photos/jamiefarrell

A admiração dos holandeses pelo pintor é tamanha que um enorme museu, chamado Van Gogh Museum e instalado em Amsterdam, é dedicado aos trabalhos dele e de outros conterrâneos.

As obras são organizadas de acordo com o local que Van Gogh pintou. Segundo Axel Rüger, diretor do museu, essa organização faz com que o visitante possa conhecer e entender o desenvolvimento das pinturas e até mesmo acompanhar Van Gogh em suas viagens.

http://www.vangoghmuseum.nl

Dica! Reserve as entradas com antecedência e procure visitar o museu às sextas feiras, quando ele fica aberto até bem mais tarde.

Se você ficou animado em conhecer a terra do Big Brother, a Holanda, prepare-se para encontrar um povo amistoso, amigável e sempre disposto a conversar sobre o futebol, uma das paixões nacionais de lá.

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.