Se você vive em outro planeta ou não estar a par do que estreia hoje na TV, nós contamos: chegou a hora de dar uma espiadinha. Sim, isso mesmo, o Big Brother começa hoje.
Ao contrário do que você possa pensar, não vamos fazer um post contando sobre os participantes, suas manias e otras cositas más. Iremos um pouco além da casa mais espiada do Brasil. Já pensou em conhecer o país em que foi realizada a primeira edição do programa, a Holanda?
A maior cidade dos Países Baixos e também capital do país, Amsterdam, está localizada na província de Holanda do Norte.
Lembre-se: A Holanda é dividida em duas partes: Holanda do Norte (onde fica a capital) e Holanda do Sul. (onde está a sede do governo, Haia). As duas estão na área chamada de Países Baixos, devido à baixa altitude e 60% de sua população estar situada abaixo do nível do mar.
A enorme represa (que em holandês é chamada de dam) no rio Amstel dá à capital o nome, que ficou muito conhecida por seu porto, museus, coffeeshops e diversões adultas.
Se pudéssemos definir o país em três palavras, seriam essas: Moderno, liberal e charmoso. Você pode notar isso logo quando desembarca por lá, nos olhos dos moradores locais.
Se quando falamos da Holanda você logo pensa naquelas charmosas bicicletas rodando por todo canto, saiba que os holandeses são os que mais usam a magrela. Uma estimativa do governo alcançou o número de (respira) 17 milhões de bicicletas no país (!). Ficou interessado? No site oficial do governo holandês existe um artigo falando sobre a relação do país com as bicicletas e até dicas de onde alugar a sua.
+ http://www.holland.com/us/Tourism/article/holland-by-bike.htm
Fique ligado! Para alugar sua bike você precisa levar até as locadoras seu passaporte e um cartão de crédito. A maioria das empresas ficam abertas diariamente das nove da manhã até às 18 horas.
Outro charme do país são os imensos parques e florestas. Aliás, como bem falamos em nosso post sobre os jardins do mundo, a Holanda ganha uma cor a mais com a imensa variedade de tulipas. Não é por mero acaso que as tulipas são muito cultivadas no país. Além de a cultura holandesa ser uma das mais aficionadas por flores, o clima e o solo fazem da flor a rainha do país.
Já que estamos falando de flores e cores, um dos ícones do país é o pintor pós-impressionista Van Gogh, nascido na cidade de Zundert, próxima a Breda, ao leste do país.
A admiração dos holandeses pelo pintor é tamanha que um enorme museu, chamado Van Gogh Museum e instalado em Amsterdam, é dedicado aos trabalhos dele e de outros conterrâneos.
As obras são organizadas de acordo com o local que Van Gogh pintou. Segundo Axel Rüger, diretor do museu, essa organização faz com que o visitante possa conhecer e entender o desenvolvimento das pinturas e até mesmo acompanhar Van Gogh em suas viagens.
Dica! Reserve as entradas com antecedência e procure visitar o museu às sextas feiras, quando ele fica aberto até bem mais tarde.
Se você ficou animado em conhecer a terra do Big Brother, a Holanda, prepare-se para encontrar um povo amistoso, amigável e sempre disposto a conversar sobre o futebol, uma das paixões nacionais de lá.