Homenagem ao povo nativo


Sou uma admiradora convicta dos Nativos Americanos. Povos sábios que habitaram estas terras há mais de 500 anos desde sabe-se lá quando. Se você começa a estudar seus rituais, sua maneira tão especial de enxergar a vida, pode perceber e concordar comigo que sabedoria ali não faltava.

Super conectados a todas as formas de vida, perceberam que tudo está absolutamente interligado. Que a maneira mais inteligente de viver é também a mais simples: ao sentir-se integrado com tudo o que o cerca, o homem nunca se sentirá sozinho. Mitakuye Oyasin, diziam. “Somos todos irmãos”. Por isso o céu era chamado de Pai Céu, a terra de Mãe Terra, as árvores de Povo em Pé, as nuvens de Povo Nuvem e por aí vai. Chegar a vivenciar esta integração plenamente sem esbarrar na solidão é tarefa para poucos – e eles chegaram lá. Estou tentando resumir beeeeeem porque poderia escrever um livro falando sobre a sabedoria desses povos. Aliás, se você quiser aprender mais sobre eles, pode começar pelo livro Cartas do Caminho Sagrado, da Jamie Sams.

Estou em território americano e onde hoje durmo poderia ser perfeitamente o cantinho de algum nativo. Como toda história que envolve os índios, a deles também não teve um final feliz. Os colonizadores e desbravadores americanos da época estavam tão ávidos por dinheiro e riquezas que, sem pensar duas vezes, dizimaram milhares de indígenas, matando-os ou expulsando-os de suas terras. Perderam familiares, amigos, tradições milenares.

Portanto, diante do que lhes aconteceu, de sua sabedoria e da falta de conhecimento do próprio americano sobre os seus compatriotas indígenas, resolvi reservar um espaço neste site para prestar a minha homenagem ao Povo Americano Nativo e também para gritar um “BE AWARE” aos brasileiros que me lêem, porque a história de 500 anos atrás aqui é a história atual daí.

Fiquemos atentos.

E muito obrigada a todos os povos nativos deste mundo.
Galeria de fotos:

Karina Miotto

A Karina vai estudar inglês e aproveitar o melhor de São Francisco, na Califórnia. Contar pra gente todas as aventuras.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.