Um intercâmbio em Vancouver oferece a grande vantagem de integrar o estudante não apenas com a cultura do Canadá, mas com o mundo inteiro! Sem querer repetir tudo que já foi falado sobre a cidade, é inevitável chegar aqui e não se impressionar com este grande caldeirão cultural.
Nesta quarta, durante nosso costumeiro passeio “pós aula” pela Granville Street, em Downtown, fomos surpreendidos pela demonstração de uma espécie de banda militar do antigo império otomano, hoje representado pela Turquia. A banda, chamada “Mehter”, composta por cerca de 15 músicos, sérios e compenetrados, impressionava pela força dos tambores e beleza da indumentária.
Em poucos minutos, foi formado um grande grupo “pra ver a banda passar, tocando coisas de…” guerra?! Sim, de guerra. É que, segundo a história, a banda otomana acompanhava os guerreiros durante as batalhas, espalhando o terror entre a população adversária ou acompanhando a vitória numa cidade recém conquistada, utilizando a música como uma das suas melhores armas de guerra.
Ainda bem que, aqui em Vancouver, como o império que reina é o da paz, os espectadores apenas se divertiram, aplaudiram e sorriram com alegria!