Instrumentos musicais pelo mundo

Você já parou para pensar que a música pode influenciar e fazer parte da cultura dos países? Com a música podemos entender alguns rituais de passagem, casamentos e festejos.

Cada instrumento possui uma peculiaridade e história própria. Fizemos uma seleção de alguns instrumentos musicais de sopro característicos de alguns países ao redor do mundo.

Que tal começar essa viagem pelas notas musicais lá do outro lado do mundo? Conhecido como ‘taepyeongso’ (ou hojeok), esse instrumento popular na Coreia do Sul pode ser confeccionado usando cidra, jujuba ou madeira de amoreira amarelo. Com um corpo cônico e um bocal de metal, o instrumento foi parar na Coreia ainda no período de Goryeo e possui um som alto e sempre lembrado quando se fala sobre a música coreana.

flickr.com/photos/biggolf/

Se na Coreia o ‘hojeok’ é pequeno, no Tibet existe um instrumento musical que pode chegar a 15 metros de comprimento! Imagina carregar um instrumento desses? Pois é, por isso que é semelhante a um telescópio. Se um dia você tiver a oportunidade de ouvir esse instrumento em ação, repare que ele nunca é tocado sozinho. Isso acontece pois, segundo a lenda, seu som é bastante semelhante ao que é produzido durante o acasalamento de dragões.

flickr.com/photos/gebchak

Você sabia que nem só de castanhola se faz a música espanhola? Popular pelo País Basco, o ‘alboka’ é um chifre com um furo estreito, entre 4mm e 12mm, e uma palheta bastante semelhante a uma gaita de foles. A História conta que, embora seja muito usado pelo povo basco, o ‘alboka’ é nativo da Ásia e chegou até a Espanha após as conquistas árabes no país, no século 13.

© Mauro Telletxea

Já na Hungria… A ‘Dudmaisis’, também conhecida como ‘tömlösíp’ ou ‘börduda’, é uma espécie de gaita de foles. Seguindo as mesmas características do instrumento mais famoso da Escócia, a ‘Duda’ é feita de pele de ovelha, boi, cabra ou cachorro e um tubo de sopro é anexado ao topo do instrumento.

flickr.com/photos/9595638@N03/

Lembra quando perguntamos lá em nosso Facebook se alguém descobria o nome desse instrumento?

flickr.com/photos/krezk

Pois é, muita gente acertou. A ‘Mizmar’ é um instrumento de sopro muito popular no Egito. Muito usada em casamentos, a Mizmar também é utilizada como acompanhamento em danças do ventre. Um dado curioso: o mesmo instrumento na Turquia é conhecido como ‘zurna’, e uma outra versão dele, com uma frequência maior, é chamada de ‘zamr’.

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.