Intercâmbio Canadá: A despedida de Vancouver

Oi Pessoal, tudo bem ?

Hoje temos o último post do blog, pois o nosso grupo do Intercâmbio Canadá, já voltou são e salvo da nossa querida e linda Vancouver 😀

intercambio canada

 

Vamos ver o que o nosso líder Rafael tem a dizer sobre como foi :

“Tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível”
– Fernando Pessoa

E assim foi nossa estada no Intercâmbio Canadá – Vancouver. 21 dias apenas, intensos e que nos deixaram um sentimento de ‘quero mais’.

Logo que chegamos, nos disseram: “olha, vocês deram sorte por fazer Sol nos próximos 4 dias!”.

A cidade, que é chamada de “Raincouver” no inverno por suas chuvas constantes e diárias, resolveu nos abraçar com dias incríveis de Sol! Pegamos apenas 4 dias de chuva – calculem o quão sortudos nós somos!

Além de ‘raros’ e lindos dias de Sol, me vi cercado também por 9 adolescentes, cada um com sua característica especial, nenhum igual ao outro: Sofia, Giovana, Mariana, Davi, Gabriel, José, Carlos, Bernardo e João.

Quando passamos pela Polícia Federal, no dia 11 de janeiro, e sentamos próximo ao portão esperando o embarque para São Paulo, dei uma olhada para eles e pensei na responsabilidade que teria nas mãos. Esperava – e torcia! – que eles respeitassem as regras do programa e me respeitassem. Se isso fosse feito, o resto seria moleza!

O que não esperava era que já no segundo dia me sentisse, além de líder do grupo, amigo de cada um deles. A empatia foi imediata e logo nos tornamos uma equipe, onde cada um cuidava e olhava o outro.

Tivemos, ao todo, 12 atividades com a escola. Diferente de outros grupos que estavam lá, todos os nossos estudantes participaram de todas as atividades! E o principal: sempre pontuais (também beeeem diferente dos outros grupos). Por isso fomos bastante elogiados pela escola.

Nas aulas todos também foram muito bem. Após 2 semanas de curso houve novo teste de nivelamento – e todos subiram de nível, alguns subindo até 2 níveis.

Normalmente, quando vamos para um intercâmbio, levamos de 3 a 4 semanas para nos adaptarmos à cidade, à língua, à comida local, ao fuso horário e à saudade de casa. No último dia de aula, quando todos receberam seus certificados e tiveram que se despedir dos amigos da escola, percebi que era uma partida precoce para todos. Agora que estavam começando a fazer as primeiras amizades fora do grupo, era hora de partir. Por isso tenho a certeza de que todos já voltaram pensando no próximo destino!

Houve lágrimas, abraços, sorrisos… e um sentimento de que foi breve, mas que valeu muito a pena!

Sinto-me honrado por ter feito parte dessa experiência incrível na vida deles e sou grato por eles terem feito parte da minha.

Não vou me despedir, vou deixar apenas um até logo

Obrigado pela confiança!

“A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: “Não há mais o que ver”, saiba que não era assim.

O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre”
– José Saramago

 

Obrigada por terem acompanhado o nosso grupo CI do Rio de Janeiro para estudar na ILAC em Vancouver mais uma vez.

 

Bjss,

Vancouver | ILAC | Janeiro/2019

Vancouver | ILAC | Janeiro/2019

O Grupo de Intercâmbio Teen® para Vancouver passará 3 semanas de Janeiro de 2019 estudando na escola ILAC e curtirá dias incríveis em uma das melhores cidades do mundo para se viver.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.