Intercâmbio nos Estados Unidos ou Canadá?

Se você está planejando fazer um intercâmbio, essa dúvida provavelmente já passou pela sua cabeça. Além disso, a escolha do destino é um dos pontos fundamentais para todo o planejamento do intercâmbio. Por isso, reunimos algumas informações importantes que podem ajudar a decidir qual é o melhor lugar para viver essa experiência. Você vai escolher: intercâmbio nos Estados Unidos ou Canadá?

 

Além da proximidade geográfica, os dois países possuem similaridades em vários aspectos linguísticos e culturais. Entretanto, há algumas diferenças que podem ser decisivas para a sua escolha de destino para o intercâmbio.

 

 

Idiomas nos Estados Unidos e no Canadá

 

Os Estados Unidos não possuem um idioma oficial, é isso mesmo, o inglês não é considerado o idioma oficial a nível federal, apesar de ser o mais falado no país. No entanto, se você deseja fazer intercâmbio para estudar e aperfeiçoar o seu nível de inglês, os Estados Unidos é uma referência. Afinal, graças à influência da cultura americana, o inglês americano é um dos mais falados pelas pessoas no mundo inteiro.

 

O Canadá também possui seus pontos fortes em relação ao idioma. Quem escolhe fazer intercâmbio por lá, pode aprender pelo menos dois idiomas: o inglês e francês, que são idiomas oficiais do país.

Nesta nação bilíngue, você vai encontrar a maioria das pessoas falando inglês em Toronto e Vancouver. Já em Quebec e Montreal, a maioria fala francês.

 

 

Como é o clima nos Estados Unidos e no Canadá?

 

Nos Estados Unidos o clima pode variar bastante e a temperatura varia muito entre a Costa Leste e Oeste. Se você quer curtir um clima mais ensolarado, o destino perfeito o seu intercâmbio é a Califórnia ou Flórida. Entretanto, se o seu desejo é viver um inverno bem congelante, com temperaturas negativas, cidades como Nova York e Chicago são ideais.

 

Você já deve ter ouvido falar que o Canadá é um dos países mais frios do mundo. Mas, apesar do frio, o país está bem preparado para as temperaturas mais baixas e oferece uma infraestrutura planejada para você não sofrer tanto com o inverno. É o lugar ideal para quem curte esportes na neve como sky, snowboard e hockey no gelo.

 

 

Quais as oportunidades de trabalho nos Estados Unidos e no Canadá?

 

Para quem está pensando em fazer um intercâmbio para trabalhar e estudar, é preciso ficar atento. Nos Estados Unidos você poderá trabalhar em alguns formatos de intercâmbio como: Trabalhar e Estudar e Au Pair. No Au Pair, é importante ressaltar que o trabalho é inteiramente como cuidadora de crianças e uma das únicas opções que você já sai empregado aqui do Brasil. Outra opção nos Estados Unidos é o trabalhar e estudar que no início você estagiará na área da sua extensão universitária e após desse período de estudos + estágio você poderá ficar no país (com permissão para trabalhar) por até um ano.

 

No Canadá, você pode trabalhar se estiver indo fazer um curso superior, pós-graduação com duração superior a 8 meses e cursos com duração até 5 anos. A CI pode orientar em todas essas alternativas e se você deseja morar definitivamente no Canadá.

 

 

Como funciona o visto para estudante?

 

Tanto para os Estados Unidos como Canadá, você precisará tirar o visto com antecedência mínima de 6 semanas. Caso opte pelo intercâmbio no Canadá, mas queira visitar os Estados Unidos, vai precisar ter o visto do país de escala também. A duração do visto canadense para visitantes é de 6 meses e o americano é de 10 anos.

 

Para receber uma orientação mais detalhada sobre como tirar o visto, documentação necessária e tirar outras dúvidas, procure um especialista CI.

 

 

Qual é o custo de vida?

 

O custo de vida precisa ser levado em conta no seu planejamento e para escolher entre intercâmbio nos Estados Unidos ou Canadá. O dólar canadense costuma ter uma cotação mais favorável em relação ao real. Segundo o site Expatistan, viver em Toronto, Canadá, pode ser 30% mais barato que em Nova York, nos Estados Unidos.

 

Fique atento aos gastos com alimentação, moradia, transporte, entretenimento e seguro de viagem. Eles vão determinar onde você pode economizar e qual será o melhor destino para o intercâmbio.

 

 

Afinal, qual o melhor qual o melhor lugar para o intercâmbio: Estados Unidos ou Canadá? Agora que você já sabe mais sobre os dois destinos, ficou mais fácil decidir qual deles está mais adequado aos seus anseios. E, também, é possível procurar um especialista CI para mais informações.

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.