Irlanda: a terra que lançou o Halloween

Comemorado todo dia 31 de outubro, o Halloween é muito conhecido na cultura americana. Apesar disso, essa celebração assustadora teve origem na Irlanda há mais de dois mil anos quando os celtas festejavam o fim do verão, o começo do novo ano e as colheitas. Esse festival era chamado de Samhain (literalmente, “fim do verão”) e também conhecido como o Dia das Almas.

A data

Acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia uma espécie de encontro entre o mundo espiritual e material. Dizia-se, também, que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. Em meados do século VIII, o Papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do Samhain, possivelmente em uma tentativa de cristianizar a festa pagã.

O nome

“Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século XVI, à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Brincadeiras e Trick or Treat
As brincadeiras de Halloween variam de acordo com cada região da Irlanda. A mais comum é pendurar uma maçã em uma árvore e desafiar uma pessoa a comer a fruta sem segurá-la com as mãos.

06

Já o clássico Trick or Treat começou na Europa com o costume antigo chamado “souling”. As pessoas batiam de porta em porta em busca de um pedaço de “bolo de alma”, um pão com groselha. Em troca, para cada pão recebido, a pessoa deveria realizar uma oração para os espíritos dos parentes mortos de quem doou o alimento. Com o tempo, a prática foi substituída por crianças fantasiadas que batem nas portas das casas em busca de muitos doces.

trick-or-treat

Abóboras e fantasias
A abóbora é o principal símbolo do Halloween em várias partes do mundo. Esse costume teve origem no folclore irlandês. A primeira versão conta a história de Jack, um trapaceiro que morreu e foi rejeitado no céu e no inferno, sendo o seu espírito forçado a vagar pela Terra por toda a eternidade. O diabo lhe concedeu uma brasa de carvão e Jack a colocou dentro de uma abóbora esculpida com o seu rosto para guiar o seu caminho.

A segunda versão conta um costume antigo de moradores que acendiam velas dentro de nabos esculpidos para afastar os maus espíritos na noite de Halloween. Com a ida dos irlandeses para os Estados Unidos, perceberam que as abóboras eram abundantes por lá e, assim, resolveram substituir os nabos por elas. Atualmente, as abóboras são usadas na decoração das casas e dos estabelecimentos.

Espantapajaros

Culinária típica
Sabe aqueles docinhos com caveiras, pudim de cérebro ou biscoito em formato de dedo? Na Irlanda, os pratos típicos de Halloween são bem tradicionais, com aquela cara de comida do dia a dia. Olha só!

  • Barmbrack
    É um pão que leva frutas secas e costuma ser consumido na noite de Halloween. É tradição assá-lo com diferentes objetos dentro da massa, que indicarão significados diferentes para quem encontrá-los. Por exemplo, caso a pessoa morda um pedaço com um anel, significa que, em breve, ela se casará, ou, se encontrar um dedal, ficará solteira para sempre.

01

  • Colcannon
    É uma das receitas salgadas mais tradicionais do Halloween irlandês. A versão mais conhecida é o purê de batatas que leva couve e manteiga, mas também pode incluir presunto, cebola e toucinho. Segundo a tradição, moedas são escondidas na receita para levar boa sorte para quem encontrá-las. Colcannon é o nome de canção folclórica que fala sobre o prato.

02

  • Torta de abóbora
    É uma receita popular e fácil de encontrar em muitos bares e restaurantes principalmente na noite de Halloween. Ela se assemelha a um cheesecake que, depois de assado, adicionam-se canela, gengibre e uísque irlandês.

pie

  • Bonfire toffee
    Junte chocolate amargo, caramelo e manteiga. Pronto! Você terá a Bonfire toffee, uma bala bem dura e muito consumida no Halloween irlandês. Nas versões caseiras, a bala é quebrada com um martelo. 

04

Agora, só falta você curtir tudo o que o Halloween na Irlanda tem de mais assustador e entrar no clima!

Embarque para a Irlanda e explore diversas partes do país durante um Mochilão® CI. Ou você também pode aproveitar para fazer um Curso de Inglês enquanto trabalha por lá.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.