Leonardo da Vinci em Milão: exposição comemora aniversário do gênio renascentista

1
http://www.expo2015news.org/expo2015-il-progetto/lavori-in-corso/1242/milan-celebrates-leonardo-da-vinci-in-2015/

Conhecer Milão sem visitar pelo menos algumas das obras de Leonardo Da Vinci espalhadas pela cidade é como ir a Paris e não ver a torre Eiffel. Felizmente, este é um ano especialmente favorável para cumprir essa etapa obrigatória de uma visita à segunda maior cidade da Itália. A expo “Leonardo 1452 – 1519“, em cartaz no Palazzo Reale de 15 de abril a 19 de julho de 2015, comemora os 496 anos de nascimento do gênio da Renascença e é a maior já montada na Itália, dando destaque para o talento de Da Vinci em combinar arte e tecnologia.

 

 

2
http://www.expo2015news.org/expo2015-il-progetto/lavori-in-corso/1242/milan-celebrates-leonardo-da-vinci-in-2015/

Peças estão sendo trazidas de todas as partes do mundo, incluindo três obras-primas: São João Batista, a Anunciação e La Belle Ferronnière, que foi recentemente restaurada. Para completar, o Homem Vitruviano, um dos desenhos mais famosos do artista.

Não resta dúvida: trata-se de um dos mais fortes motivos para visitar Milão em 2015 (sendo o outro deles a Feira Mundial, da qual falamos neste outro post.

A exposição dá destaque à capacidade de combinar o pensamento científico com o talento criativo, as belas artes e a tecnologia. Inclui pinturas, desenhos, esculturas e manuscritos recolhidos dos melhores museus do mundo, dentre os quais o British Museum, em Londres, o Uffizi, de Florença, e o Metropolitan Museum, de Nova York.

3
http://www.expo2015news.org/expo2015-il-progetto/lavori-in-corso/1242/milan-celebrates-leonardo-da-vinci-in-2015/

A Biblioteca Ambrosiana, em Milão, contribui para a exposição com mais de trinta desenhos do Atlantic Codex. O Musée du Louvre, em Paris, permitiu que três quadros de Da Vinci viajassem até Milão, exatamente as obras-primas que mencionamos acima: São João Batista, a Anunciação e La Belle Ferronnière.

O Homem Vitruviano, provavelmente o desenho mais famoso do artista, foi feito por volta de 1490. Ele mostra as correlações ideais entre as proporções humanas e a geometria, conforme descritas pelo antigo arquiteto romano Vitruvius. O desenho é mantido na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, e apenas em ocasiões especiais é mostrado ao público. Nessa exposição, ele ficará em exibição por apenas um mês, que é o tempo máximo de empréstimo autorizado pelas regras de conservação de obras de arte.

4
http://www.shutterstock.com/pic-25285753/stock-photo-vitruvian-man-of-leonardo-da-vinci.html

 

As 12 seções da exposição

A mostra está dividida em 12 partes: Desenho como fundação; Natureza e ciência da pintura; A comparação das artes; A comparação com tradições antigas; Anatomia, fisionomia e emoções; Invenção e mecânica; O sonho; Realidade e utopia; A unidade do conhecimento; De coelo et mundo: imagens do divino; A difusão e o sucesso: dos leonardeschi ao Tratado sobre a pintura; e O mito.

O São Jerônimo da Pinacoteca Vaticana

 

5
http://en.wikipedia.org/wiki/St._Jerome_in_the_Wilderness_(Leonardo)#/media/File:Leonardo_da_Vinci_-_Saint_Jerome.jpg Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

O São Jerônimo da Pinacoteca Vaticana também marcará presença, uma pintura que representa com perfeição um dos temas mencionados, ou seja, a relação entre pintura e escultura, entre a arte antiga e a moderna, em que o extraordinário conhecimento do espaço e da perspectiva de Leonardo é revelado, a tal ponto que essa pintura antecipa o Homem Vitruviano e pode ser considerada o ícone da exposição.

A última ceia em vídeo

Entre as muitas atrações especiais da exposição, também haverá uma reprodução em vídeo, em escala natural, da Última ceia, enriquecida com paineis descritivos e estações interativas com informações sobre o quadro e sua restauração.

Serviço

€ 12,00 – Inteira

€ 10,00 – Preço reduzido (de 6 a 26 anos, acima de 65 anos e deficientes)

Site do Palazzo Reale:

http://www.milanmuseumguide.com/palazzo-reale/

Site oficial da exposição:

www.skiragrandimostre.it/leonardo
Absolutamente imperdível, né? E já está rolando! Portanto, não perca tempo e corra para garantir a sua visita. A passagem com as melhores condições você encontra aqui, e, já que estará na Itália, que tal aproveitar para estender a visita e fazer o Mochilão dos seus sonhos?

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.