Como é a escola na França?

Aqui, o ensino médio é chamado de Lycée e tem três anos como no Brasil: Seconde (1º ano), Première (2º ano) e Terminale (3ºano). Entramos na escola às 8 horas, mas os horários de aula variam bastante: tem dia que saio às 17h40 e tem dia que saio às 12h. As matérias que eu tenho que fazer aqui são: Francês, Ciências Sociais, Ciências, Matemática e Educação Física.
As aulas de História e Geografia são juntas, então eu não tenho escolha, tenho que fazer as duas. Tenho aula de Ciências uma vez por semana, que vai alternando entre SVT (Ciências da Vida e da Terra) e PC (Física e Química). Infelizmente, é só uma prova, tanto para SVT e tanto para PC, então tenho que fazer ambas as matérias.

Cada aula é em uma sala diferente e a escola conta com 3 prédios, então temos que estar sempre para lá e para cá! Subir escada, descer escada… é exercício físico todo dia, rs. As salas não são padronizadas, mas em todas sentamos em dupla, e algumas dá para sentar em trio também.
Sentar em dupla tem suas vantagens, pois o professor exige que tenha um livro para duas pessoas, então se uma esqueceu de trazer, sem problemas! Ah, mas não vai pensando que sentar em dupla ou trio é sinônimo de diversão! Não podemos ficar conversando, se quiser trocar uma ideia, tem que ser baixinho.
A relação professor-aluno é distante. No Brasil, tenho vários professores muito parceiros, amigos mesmo, mas aqui não tem isso. Entretanto, meus professores tem sido bem atenciosos comigo, só não tem essa coisa de fazer amizade com o professor. E aquela história de chamar o professor pelo seu nome? Esquece! Você tem que “vouvoyar” o professor, ou seja, você usa o “Vous” para falar com ele, como forma de mostrar respeito. Quando quero chamar a professora, digo “Madame”, e para o professor, “Monsieur”.
Semana de prova? Não existe. O professor dá prova quando ele achar que deve.

Se vocês tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar! Posso até fazer um post só respondendo as perguntas 😉

Bisous