Lycée: o ensino médio da França

Como é a escola na França?

 

O Lycée que frequento em Périgueux

 

Aqui, o ensino médio é chamado de Lycée e tem três anos como no Brasil: Seconde (1º ano), Première (2º ano) e Terminale (3ºano). Entramos na escola às 8 horas, mas os horários de aula variam bastante: tem dia que saio às 17h40 e tem dia que saio às 12h. As matérias que eu tenho que fazer aqui são: Francês, Ciências Sociais, Ciências, Matemática e Educação Física.

As aulas de História e Geografia são juntas, então eu não tenho escolha, tenho que fazer as duas. Tenho aula de Ciências uma vez por semana, que vai alternando entre SVT (Ciências da Vida e da Terra) e PC (Física e Química). Infelizmente, é só uma prova, tanto para SVT e tanto para PC, então tenho que fazer ambas as matérias.

 

Prédio C

 

Cada aula é em uma sala diferente e a escola conta com 3 prédios, então temos que estar sempre para lá e para cá! Subir escada, descer escada… é exercício físico todo dia, rs. As salas não são padronizadas, mas em todas sentamos em dupla, e algumas dá para sentar em trio também.

 

 

Sentar em dupla tem suas vantagens, pois o professor exige que tenha um livro para duas pessoas, então se uma esqueceu de trazer, sem problemas! Ah, mas não vai pensando que sentar em dupla ou trio é sinônimo de diversão! Não podemos ficar conversando, se quiser trocar uma ideia, tem que ser baixinho.

A relação professor-aluno é distante. No Brasil, tenho vários professores muito parceiros, amigos mesmo, mas aqui não tem isso. Entretanto, meus professores tem sido bem atenciosos comigo, só não tem essa coisa de fazer amizade com o professor. E aquela história de chamar o professor pelo seu nome? Esquece! Você tem que “vouvoyar” o professor, ou seja, você usa o “Vous” para falar com ele, como forma de mostrar respeito. Quando quero chamar a professora, digo “Madame”, e para o professor, “Monsieur”.

Semana de prova? Não existe. O professor dá prova quando ele achar que deve.

 

Prédio A, tirei essa foto quando estava no B
Prédio A, tirei essa foto quando estava no B

 

Se vocês tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar! Posso até fazer um post só respondendo as perguntas 😉

 

Tem coisas que a gente só aprende viajando, então se quiser saber dos meus aprendizados e experiências na França, é só continuar me acompanhando :)
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQNvBhyGtRfSz8EewgGBRig
Instagram: https://www.instagram.com/michellecavallic
Snapchat: mitycavalli
mitycavalli

mitycavalli

Mity é de São Paulo. Ama fotografar e conhecer pessoas de diferentes culturas. Acompanhe os aprendizados e experiências na França, tem coisa que só aprende viajando, né?

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.