MERCOSUL – uma área de livre acesso

No dia 26 de Março de 1991, os países Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinam o Tratado de Assunção, criando assim o MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.

O MERCOSUL é um projeto de interação entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Foi criado para facilitar a troca de mercadorias através de um Mercado Comum, ou seja, sem tarifas de importação nem exportação. Em 1995 o grupo se transformou em União Aduaneira, que é uma área de livre comércio, mas com uma tarifa externa comum,  com a livre circulação de bens (área de livre comércio) e uma tarifa aduaneira comum a todos os membros. Um dos objetivos do grupo é voltar a ser uma área de Mercado Comum, mas algumas desavenças de interesses entre os membros dificultam a troca. Mas não se trata somente de um contrato comercial, o MERCOSUL uniu países e estimulou também o movimento de turistas, estudantes e profissionais.

Graças ao MERCOSUL, ficou muito mais fácil ir para os países do bloco. Para entrar na Argentina, Paraguai ou Uruguai, basta levar uma identidade, dispensando a necessidade de passaporte ou visto. Isso aumentou a movimentação de turistas, estudantes, trabalhadores etc. E não são apenas os países membros que facilitam a entrada de turistas, os países associados ao grupo, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, também aceitam a carteira de identidade como documento para a entrada de pessoas residentes nos países do MERCOSUL e associados nos seus territórios.

Apesar desta facilidade e confiança entre os membros do grupo, fique ligado: ao entrar em qualquer um dos países você receberá um papel que diz quem é você, de onde vem e quanto tempo vai ficar no país. Ele servirá como seu visto. Por isso, guarde ele bem, este papel será pedido de volta quando você estiver saindo do país.

 

Agora que você sabe que pode, para onde vai?

O que não faltam são opções, né? Para quem não sabe por onde começar, aqui vão umas dicas do que fazer nos países pertencentes ao MERCOSUL.

Paraguai

Localizado no coração do MERCOSUL, o Paraguai oferece diversas atrações culturais e históricas. Um dos lugares mais procurados pelos visitantes é sua capital Assunção, que oferece pontos turísticos para todos os gostos. Algumas sugestões do próprio governo são: Palácio do Governo, “Manzana de la Rivera”, Casa da Independência, Oratório “Nuestra  Señora de la  Assunción” e Panteão Nacional dos Heróis, Igreja da Catedral, Museu Sinforiano Bogarín, Museu Nacional de Belas Artes, Estação Central da Ferrovia Carlos Antônio Lopes, Museu Etnográfico  e Centro de Artes Visuais (Museu do Barro). Não para por aí, a cidade também oferece atrações fluviais com barcos e cruzeiros.

Uruguai

Aqui o destaque é de Punta Del Leste, considerado o maior balneário da América. Um lugar cheio de belezas naturais e atividades, como esportes, pubs, baladas, galerias de arte etc. Se você está à procura de sossego, uma dica são as termas do país, com piscinas artificiais fechadas e ao ar livre, rodeado de natureza e atendimento de primeira. Uma das mais procuradas é a Termas Del Arapey, com infraestrutura completa e muita mordomia para os turistas. Montevideo, a capital, é um destino obrigatório para quem visita o Uruguai. Uma cidade organizada, romântica e centro histórico uruguaio.

Argentina

Cultura, história, belezas naturais, danças, vinhos e muito mais. Isso é um pouco do que você encontra na Argentina. Quer um roteirinho? Vamos lá: considerada a cidade mais cosmopolita da América do Sul, Buenos Aires é uma metrópole cheia de atrações e atividades para seus turistas. Alguns dos pontos mais procurados são a Féria de San Telmo, o bairro de La Boca, a Costanera Sur e o centro da cidade. Além, claro, dos festivais de tango e restaurantes. As serras do país também são bem procuradas, assim como seu litoral, os lagos e o Gran Valle, com vários balneários. Aliás, já falamos mais a fundo sobre a noite de Buenos Aires aqui no Caia no Mundo, dá só uma olhada.

Claro que estas são apenas algumas sugestões, o mais bacana é aproveitar que você tem livre acesso a todos esses países para explorar suas atividades e atrações ao máximo!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.