Mesquita Cutubia, em Marraquexe, inspirou construções em Sevilla e Rabat

A Cutubia ou Koutoubia (em francês), é a maior mesquita da cidade – e pode ser vista de longe, muito longe – o que ajuda na própria localização (e ajuda mesmo!). Situa-se na parte sudoeste da Almedina, não muito longe da Jemaa el-Fna, à qual está ligada por uma área ajardinada. Sua construção foi concluída no reinado do califa almóada Iacube Almançor (1184–1199). A curiosidade é que o minarete da Cutubia serviu de inspiração a outras edificações islâmicas importantes, como a Giralda de Sevilha e a Torre Haçane de Rabat.

A mesquita foi construída em pedra vermelha, e o minarete desenhado de forma que do topo não se conseguisse ver o que se passava nos haréns do sultão. É de estilo omíada e tem 77 metros de altura. Originalmente estava caiado de cor-de-rosa, mas na década de 1990 decidiu-se remover o reboco para expor a pedra trabalhada da construção original.

A Mesquita é ponto de referência em Marraquexe.
Salus Loch

Salus Loch

Salus Loch é jornalista, advogado, escritor e fotógrafo amador, mas, acima de tudo, é um apaixonado por contar histórias e conhecer o mundo. Cada canto dele, se possível. Depois de passar uma temporada na Ásia, agora volta ao ar direto do Marrocos. Aqui, você irá conhecer os mistérios, encantos e curiosidades deste incrível país do Norte da África. Venha conosco - e satisfaça sua alma!

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.