Imagem de capa da publicação sobre morar na Irlanda

Morar na Irlanda: saiba tudo sobre o país

Você já pensou em morar na Irlanda? Esse país encantador também é conhecido como Ilha Esmeralda, por sua rica e exuberante vegetação, que as frequentes chuvas no país mantém sempre verde. O país vem atraindo cada vez mais estrangeiros, encantados por sua cultura e, claro, pelas oportunidades de trabalho e estudo que o país oferece. 

Características da Irlanda

Informações gerais sobre a Irlanda:

  • Capital: Dublin
  • Idioma oficial: Gaélico irlandês e Inglês 
  • Religião oficial: Não há uma religião oficial, apesar da grande maioria da população ser católica
  • Governo: Democracia parlamentar
  • População: Estimada em 4,853,506 habitantes em 2018

Fique atento

O idioma falado na Irlanda é o gaélico irlandês ou, apenas, gaélico. Apesar de ser a língua oficial do país, o gaélico é mais frequentemente falado nas zonas rurais da Irlanda. Em Dublin e nas demais grandes cidades, o idioma mais falado é o inglês. Mas antes da invasão inglesa na Idade Média,o único idioma falado na Irlanda era o gaélico. 

Como o país faz parte da União Europeia, a moeda utilizada é o euro. 

O clima pode variar bastante de acordo com a região da Irlanda. Você deve estar sempre preparado para uma chuva ou frio de repente, pois o clima também pode ser um tanto imprevisível!

Outro ponto forte da Irlanda é o transporte urbano, que, em geral, é muito seguro e eficiente: você pode ir praticamente a qualquer cidade de ônibus, e viagens interestaduais são bastante simples. 

Como é morar na irlanda? 

Apesar das enormes diferenças entre a cultura brasileira e a cultura irlandesa, muitos brasileiros na Irlanda dizem que sua adaptação ao país foi bem tranquila. Isso talvez se deve ao fato de que os irlandeses confirmam a fama mundial de serem alegres e acolhedores.

O custo de vida no país é bastante alto, isso quando comparamos a outros países da Europa. Contudo, viver na Irlanda ainda vale muito a pena, pois é um dos países que pagam os salários mais elevados. Isso sem falar nas ótimas oportunidades de estudo oferecidas.

Por falar em estudo, a Irlanda vem se consolidando como um dos destinos preferidos por quem deseja fazer um curso de inglês fora do país. 

A Irlanda oferece cursos de idiomas a preços bem mais em conta que Estados Unidos, Canadá e Austrália, por exemplo. Além disso, o país conta com excelentes escolas e universidades. 

Cultura da Irlanda 

O país tem como base a fascinante cultura celta, um conjunto de povos que se espalharam pela Europa e inspiraram muitas manifestações culturais e personagens bastante conhecidas. Entre elas estão alguns personagens dos quadrinhos “Asterix” e “Hagar”, o Terrível, e a animação “Valente”. 

Principais pontos turísticos da Irlanda 

Só as paisagens deslumbrantes da Irlanda já são, por si só, uma atração turística muito interessante. Mas o país oferece muito mais! 

Confira alguns pontos turísticos que separamos para você. Tem atrações para todos os gostos e todas consideradas imperdíveis para quem está conhecendo a Ilha Esmeralda: 

Trim Castle

Trim Castle, um dos pontos turísticos da Irlanda

Trim Castle é um lindo castelo medieval em ruínas. Mas o fato de não ter sido tão bem preservado pelo tempo dá um encanto todo especial. O local é uma das atrações mais procuradas da Irlanda e foi cenário do sucesso de bilheteria de Coração Valente.

Guinness Storehouse

Guinness Storehouse, um dos lugares para conhecer ao morar na Irlanda.

A antiga fábrica da cerveja stout mais apreciada do mundo é a atração paga mais procurada da Irlanda. Lá você poderá conferir os sete andares do charmoso edifício e também aprender a tirar um chopp perfeito da cerveja Guinness. 

Castelo de Kilkenny

Castelo de Kikenny, na Irlanda

Vale muito a pena conhecer o Castelo de Kilkenny, uma linda construção medieval localizada no condado de Kilkenny, ao sudoeste da Irlanda. Construído em 1190, é uma verdadeira viagem pela história e cultura do país.

Newgrange

Newgrange, ponto turístico famoso da Ilha Esmeralda.

Newgrange é um sítio arqueológico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. Datando do período neolítico, é um dos lugares mais antigos da Europa e, assim, um dos mais importantes. O sítio faz parte do Conjunto Arqueológico do Vale de Boyne.  

Galeria Nacional da Irlanda

Galeria Nacional Irlandesa

A Galeria Nacional da Irlanda é um presente para os admiradores de arte. O local abriga obras de diversas partes da Europa, de mestres como Picasso, Rembrandt, Velázquez e Vermeer e está localizado na capital, Dublin. 

Temple Bar

Um dos lugares para ir ao morar na Irlanda, a rua Temple Bar.

Alguns dos melhores pubs da Europa estão reunidos nesta área. Visita obrigatória para quem quer conhecer mais da vida noturna e festiva de Dublin, e, claro, apreciar uma boa cerveja, um dos principais costumes irlandeses. 

Culinária irlandesa 

A seguir, uma listinha de comidas típicas deliciosas que você não pode deixar de provar durante sua estada na Irlanda!

  • Irish Breakfast: composto de itens como ovos fritos, feijões, torradas e morcela, a farta refeição é conhecida por ajudar a se recuperar de eventuais ressacas.
  • Irish Stew: nada mais que um ensopado de carne, batatas, cenouras e outros legumes. Bastante encorpado, o prato é ideal para os rigorosos invernos irlandeses.
  • Irish Coffee: criada nos anos 1940, a bebida ainda continua popular na Irlanda e também em diversas partes do mundo. Além do café, o Irish Coffee leva uísque e creme de leite batido na sua preparação. 
  • Seafood Chowder: é uma sopinha feita de peixes e/ou frutos do mar, e na receita também vai leite. É um prato bastante consumido no verão. 
  • Soda Bread: é o pão mais popular da Irlanda. É uma receita bem simples e sua característica principal é que sua massa não leva fermento, mas sim bicarbonato de sódio. Geralmente esse pão é consumido com manteiga ou como um  acompanhamento para as sopas. 
  • Guinness Stew: um prato de carne com cenoura, muito bem temperado com salsinha, alho, pimenta e cerveja Guinness. Em geral, o Guinness Stew é servido por cima de um purê de batatas. 
  • Poitín: o Poitín é uma bebida destilada bastante tradicional da Irlanda, à base de malte e batatas, cujo teor de álcool pode chegar até a 95%. Durante muito tempo essa bebida foi considerada ilegal, e hoje apenas duas destilarias estão autorizadas a produzir o Poitín.

Curiosidades e informações úteis sobre a Irlanda

A seguir, confira alguns fatos bastante inusitados da rica e única cultura da Irlanda!

  1. O Titanic foi construído na Irlanda do Norte pela empresa Harland and Wolff. O Museu do Titanic é uma das atrações turísticas mais visitadas da Irlanda.
Titanic Quarter, Belfast, Northern Ireland
Titanic Quarter, Belfast, Northern Ireland: O museu do Titanic e o Harland and Wolff Shipyards, estrutura gigantesca de construção de navios.
  1. Na Irlanda chove muito, mas muito mesmo. Tanto que os irlandeses adoram quando o sol (raramente) aparece. Nos dias ensolarados, as atividades ao ar livre, como passear e tomar sol nos parques, são bastante valorizadas. 
  2. Wi-fi nos ônibus: em Dublin, todos os ônibus oferecem serviço de Wi-fi para os passageiros.
  3. Os bares na Irlanda fecham cedo. Apesar de sua população consumir bastante bebida alcoólica, os bares geralmente não funcionam depois das três da manhã. Por isso, um dos costumes da Irlanda é começar a beber cedo, por volta das 18 horas. 
  4. O folclore irlandês é cheio de histórias fascinantes sobre duendes e fadas, fortemente influenciado pela cultura dos celtas. 
  5. Na Irlanda, o consumo doméstico de água não é cobrado. Apenas as empresas pagam uma taxa pelo serviço.
  6. O povo irlandês adora esporte, sendo os mais queridos o futebol, o golfe e o rugby. 
  7. Na sexta-feira santa, a venda de bebida alcoólica é proibida. 
  8. Os irlandeses são bastante supersticiosos. Uma das superstições mais populares é que, estando uma mulher grávida, o sexo do bebê não deve ser revelado, porque pode trazer má sorte à família. Ou ainda, quem cortar o cabelo na Sexta-feira Santa estará livre das dores na cabeça durante todo o ano. Contudo, aos poucos, as superstições vieram sendo abandonadas, sobretudo pelos mais jovens. 
  9. Algumas das cenas de Game of Thrones, uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, foram gravadas na Irlanda do Norte.
  10. A palavra “boicote” é inspirada em Charles Boycott, um proprietário de terras inglês que praticava extorsão contra seus inquilinos irlandeses.
  11. Se você vai a alguma cidade cujas primeiras sílabas são “Bally”, cuidado. Na Irlanda, 64 cidades começam com “Bally”. 
  12. Se você leu cerveja Guinness e lembrou do Livro dos Recordes, saiba que tem tudo a ver: o Guinness Book foi inventado em 1951, por Hugh Beaver, ex-presidente da fábrica de cervejas. 
  13. Está em Dublin e quer fazer um tour cultural de alta qualidade e não gastar muito? Ótimo, para entrar na Dublin National Gallery, no Museum of Modern Art in Kilmainham, The Museum of Decorative Arts and History in Collins Barracks e no National Museum of Archaeology você não paga nada. 
  14.  O nome mais importante da música da Irlanda é Bono Vox, vocalista da banda U2. 
  15.  Uma das roupas típicas irlandesas são os vestidos celtas, lindamente bordados à mão, com estilo bem reconhecível e característico.

Como morar na Irlanda?

Agora que você já conhece um pouco sobre as tradições da Irlanda e também dos costumes irlandeses, você pode estar se perguntando: como morar na Irlanda?

Primeiro, você precisa conseguir um visto. Na Irlanda, o visto é concedido assim que o viajante desembarca no país, e não solicitado no país de origem como a maioria dos casos. Fique atento a isso antes de viajar e não deixe de contar com uma agência especializada para te ajudar com isso! 

Para conseguir estudar e trabalhar, você deve obter o Stamp 2, para cursos com duração mínima de seis meses. Para cursos de idiomas, o período abrange oito meses. 

Você pode também tirar o visto de turista, que permite que estudantes passem até três meses no país de destino, mas não permite acesso ao trabalho

O visto de trabalho permite o trabalho em jornada integral e, a partir dele, você pode solicitar o visto de trabalho permanente. Com o documento você pode permanecer no país enquanto estiver trabalhando. Tendo um trabalho fixo na Irlanda, você já pode solicitar o visto permanente. 

Qualquer que seja a sua escolha, saiba que contar com o apoio e expertise de uma agência é sempre uma boa pedida! Que tal conhecer as opções que a CI oferece para morar na Irlanda

E aí, gostou do post? Aprendeu mais sobre esse belo país? Conta para nós nos comentários e saiba mais sobre a Irlanda no nosso blog!

 

 

 

 

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.