Você já pensou em morar na Irlanda? Esse país encantador também é conhecido como Ilha Esmeralda, por sua rica e exuberante vegetação, que as frequentes chuvas no país mantém sempre verde. O país vem atraindo cada vez mais estrangeiros, encantados por sua cultura e, claro, pelas oportunidades de trabalho e estudo que o país oferece.
Características da Irlanda
Informações gerais sobre a Irlanda:
- Capital: Dublin
- Idioma oficial: Gaélico irlandês e Inglês
- Religião oficial: Não há uma religião oficial, apesar da grande maioria da população ser católica
- Governo: Democracia parlamentar
- População: Estimada em 4,853,506 habitantes em 2018
Fique atento
O idioma falado na Irlanda é o gaélico irlandês ou, apenas, gaélico. Apesar de ser a língua oficial do país, o gaélico é mais frequentemente falado nas zonas rurais da Irlanda. Em Dublin e nas demais grandes cidades, o idioma mais falado é o inglês e, por isso mesmo, é um ótimo destino para fazer um Curso de Inglês. Mas antes da invasão inglesa na Idade Média,o único idioma falado na Irlanda era o gaélico.
Como o país faz parte da União Europeia, a moeda utilizada é o euro.
O clima pode variar bastante de acordo com a região da Irlanda. Você deve estar sempre preparado para uma chuva ou frio de repente, pois o clima também pode ser um tanto imprevisível!
Outro ponto forte da Irlanda é o transporte urbano, que, em geral, é muito seguro e eficiente: você pode ir praticamente a qualquer cidade de ônibus, e viagens interestaduais são bastante simples.
Como é morar na irlanda?
Apesar das enormes diferenças entre a cultura brasileira e a cultura irlandesa, muitos brasileiros na Irlanda dizem que sua adaptação ao país foi bem tranquila. Isso talvez se deve ao fato de que os irlandeses confirmam a fama mundial de serem alegres e acolhedores.
O custo de vida no país é bastante alto, isso quando comparamos a outros países da Europa. Contudo, viver na Irlanda ainda vale muito a pena, pois é um dos países que pagam os salários mais elevados. Isso sem falar nas ótimas oportunidades de estudo oferecidas.
Por falar em estudo, a Irlanda vem se consolidando como um dos destinos preferidos por quem deseja fazer um curso de inglês fora do país.
A Irlanda oferece cursos de idiomas a preços bem mais em conta que Estados Unidos, Canadá e Austrália, por exemplo. Além disso, o país conta com excelentes escolas e universidades.
Cultura da Irlanda
O país tem como base a fascinante cultura celta, um conjunto de povos que se espalharam pela Europa e inspiraram muitas manifestações culturais e personagens bastante conhecidas. Entre elas estão alguns personagens dos quadrinhos “Asterix” e “Hagar”, o Terrível, e a animação “Valente”.
Principais pontos turísticos da Irlanda
Só as paisagens deslumbrantes da Irlanda já são, por si só, uma atração turística muito interessante. Mas o país oferece muito mais!
Confira alguns pontos turísticos que separamos para você. Tem atrações para todos os gostos e todas consideradas imperdíveis para quem está conhecendo a Ilha Esmeralda:
Trim Castle
Trim Castle é um lindo castelo medieval em ruínas. Mas o fato de não ter sido tão bem preservado pelo tempo dá um encanto todo especial. O local é uma das atrações mais procuradas da Irlanda e foi cenário do sucesso de bilheteria de Coração Valente.
Guinness Storehouse
A antiga fábrica da cerveja stout mais apreciada do mundo é a atração paga mais procurada da Irlanda. Lá você poderá conferir os sete andares do charmoso edifício e também aprender a tirar um chopp perfeito da cerveja Guinness.
Castelo de Kilkenny
Vale muito a pena conhecer o Castelo de Kilkenny, uma linda construção medieval localizada no condado de Kilkenny, ao sudoeste da Irlanda. Construído em 1190, é uma verdadeira viagem pela história e cultura do país.
Newgrange
Newgrange é um sítio arqueológico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. Datando do período neolítico, é um dos lugares mais antigos da Europa e, assim, um dos mais importantes. O sítio faz parte do Conjunto Arqueológico do Vale de Boyne.
Galeria Nacional da Irlanda
A Galeria Nacional da Irlanda é um presente para os admiradores de arte. O local abriga obras de diversas partes da Europa, de mestres como Picasso, Rembrandt, Velázquez e Vermeer e está localizado na capital, Dublin.
Temple Bar
Alguns dos melhores pubs da Europa estão reunidos nesta área. Visita obrigatória para quem quer conhecer mais da vida noturna e festiva de Dublin, e, claro, apreciar uma boa cerveja, um dos principais costumes irlandeses.
Culinária irlandesa
A seguir, uma listinha de comidas típicas deliciosas que você não pode deixar de provar durante sua estada na Irlanda!
- Irish Breakfast: composto de itens como ovos fritos, feijões, torradas e morcela, a farta refeição é conhecida por ajudar a se recuperar de eventuais ressacas.
- Irish Stew: nada mais que um ensopado de carne, batatas, cenouras e outros legumes. Bastante encorpado, o prato é ideal para os rigorosos invernos irlandeses.
- Irish Coffee: criada nos anos 1940, a bebida ainda continua popular na Irlanda e também em diversas partes do mundo. Além do café, o Irish Coffee leva uísque e creme de leite batido na sua preparação.
- Seafood Chowder: é uma sopinha feita de peixes e/ou frutos do mar, e na receita também vai leite. É um prato bastante consumido no verão.
- Soda Bread: é o pão mais popular da Irlanda. É uma receita bem simples e sua característica principal é que sua massa não leva fermento, mas sim bicarbonato de sódio. Geralmente esse pão é consumido com manteiga ou como um acompanhamento para as sopas.
- Guinness Stew: um prato de carne com cenoura, muito bem temperado com salsinha, alho, pimenta e cerveja Guinness. Em geral, o Guinness Stew é servido por cima de um purê de batatas.
- Poitín: o Poitín é uma bebida destilada bastante tradicional da Irlanda, à base de malte e batatas, cujo teor de álcool pode chegar até a 95%. Durante muito tempo essa bebida foi considerada ilegal, e hoje apenas duas destilarias estão autorizadas a produzir o Poitín.
Curiosidades e informações úteis sobre a Irlanda
A seguir, confira alguns fatos bastante inusitados da rica e única cultura da Irlanda!
- O Titanic foi construído na Irlanda do Norte pela empresa Harland and Wolff. O Museu do Titanic é uma das atrações turísticas mais visitadas da Irlanda.
- Na Irlanda chove muito, mas muito mesmo. Tanto que os irlandeses adoram quando o sol (raramente) aparece. Nos dias ensolarados, as atividades ao ar livre, como passear e tomar sol nos parques, são bastante valorizadas.
- Wi-fi nos ônibus: em Dublin, todos os ônibus oferecem serviço de Wi-fi para os passageiros.
- Os bares na Irlanda fecham cedo. Apesar de sua população consumir bastante bebida alcoólica, os bares geralmente não funcionam depois das três da manhã. Por isso, um dos costumes da Irlanda é começar a beber cedo, por volta das 18 horas.
- O folclore irlandês é cheio de histórias fascinantes sobre duendes e fadas, fortemente influenciado pela cultura dos celtas.
- Na Irlanda, o consumo doméstico de água não é cobrado. Apenas as empresas pagam uma taxa pelo serviço.
- O povo irlandês adora esporte, sendo os mais queridos o futebol, o golfe e o rugby.
- Na sexta-feira santa, a venda de bebida alcoólica é proibida.
- Os irlandeses são bastante supersticiosos. Uma das superstições mais populares é que, estando uma mulher grávida, o sexo do bebê não deve ser revelado, porque pode trazer má sorte à família. Ou ainda, quem cortar o cabelo na Sexta-feira Santa estará livre das dores na cabeça durante todo o ano. Contudo, aos poucos, as superstições vieram sendo abandonadas, sobretudo pelos mais jovens.
- Algumas das cenas de Game of Thrones, uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, foram gravadas na Irlanda do Norte.
- A palavra “boicote” é inspirada em Charles Boycott, um proprietário de terras inglês que praticava extorsão contra seus inquilinos irlandeses.
- Se você vai a alguma cidade cujas primeiras sílabas são “Bally”, cuidado. Na Irlanda, 64 cidades começam com “Bally”.
- Se você leu cerveja Guinness e lembrou do Livro dos Recordes, saiba que tem tudo a ver: o Guinness Book foi inventado em 1951, por Hugh Beaver, ex-presidente da fábrica de cervejas.
- Está em Dublin e quer fazer um tour cultural de alta qualidade e não gastar muito? Ótimo, para entrar na Dublin National Gallery, no Museum of Modern Art in Kilmainham, The Museum of Decorative Arts and History in Collins Barracks e no National Museum of Archaeology você não paga nada.
- O nome mais importante da música da Irlanda é Bono Vox, vocalista da banda U2.
- Uma das roupas típicas irlandesas são os vestidos celtas, lindamente bordados à mão, com estilo bem reconhecível e característico.
Como morar na Irlanda?
Agora que você já conhece um pouco sobre as tradições da Irlanda e também dos costumes irlandeses, você pode estar se perguntando: como morar na Irlanda?
Primeiro, você precisa conseguir um visto. Na Irlanda, o visto é concedido assim que o viajante desembarca no país, e não solicitado no país de origem como a maioria dos casos. Fique atento a isso antes de viajar e não deixe de contar com uma agência especializada para te ajudar com isso!
Para conseguir estudar e trabalhar, você deve obter o Stamp 2, para cursos com duração mínima de seis meses. Para cursos de idiomas, o período abrange oito meses.
Você pode também tirar o visto de turista, que permite que estudantes passem até três meses no país de destino, mas não permite acesso ao trabalho
O visto de trabalho permite o trabalho em jornada integral e, a partir dele, você pode solicitar o visto de trabalho permanente. Com o documento você pode permanecer no país enquanto estiver trabalhando. Tendo um trabalho fixo na Irlanda, você já pode solicitar o visto permanente.
Qualquer que seja a sua escolha, saiba que contar com o apoio e expertise de uma agência é sempre uma boa pedida! Que tal conhecer as opções que a CI oferece para comecar se planejar para morar na Irlanda?
E aí, gostou do post? Aprendeu mais sobre esse belo país? Conta para nós nos comentários e saiba mais sobre a Irlanda no nosso blog!