Visão aérea de uma cidade do Chile, para quem quer morar no Chile.

Morar no Chile: guia completo sobre o país

Temos que dizer, o Chile é pura natureza. No mapa, dá pra perceber a extensão do país e seus 175 km de largura que alcançam desde o deserto mais seco do mundo até os vastos campos glaciais do sul. Quem decide morar no Chile vai contar com diversas paisagens que se espalham por um trecho de 4.300 km: dunas ressecadas, vales férteis, vulcões, florestas antigas, enormes geleiras e fiordes.

O país longo e estreito tem mais de 6.000 km de costa e dois conjuntos paralelos de montanhas: a Cordilheira dos Andes e a costa chilena. Os chilenos gostam de dizer que no Chile você pode esquiar e ir à praia no mesmo dia: desde as montanhas cobertas de neve da Patagônia até os lagos do outro mundo do deserto de Atacama, morar no Chile oferece uma série de impressionantes belezas naturais para explorar.

Conheça essa terra de extremos incríveis e saiba tudo o que você precisa para morar no Chile!

Cultura chilena

As raízes culturais do Chile são tão diversas quanto suas paisagens e moldaram a identidade exclusivamente chilena. Basta passar um tempo com os povos indígenas e experimentar suas tradições, descobrir relíquias arqueológicas únicas e explorar a história do país em seus muitos museus.

La Buena Onda

Ao fim do continente, o que se destaca nessa fronteira final é a hospitalidade. Buena onda (boas vibrações) significa apresentar uma atitude acolhedora. O ato de se conectar com pessoas e se sentir bem e confortável é tão intrínseco e natural para a vida local que não é preciso muito tempo para perceber. nota. No Chile, aventura é a palavra. Saia para conhecer a natureza e se perca. Os locais nunca correm, então talvez você também não deva. “Aqueles que se apressam perdem seu tempo”, é um ditado patagônico que serve bem para qualquer pessoa que deseja visitar ou morar no Chile.

Vinho

Barris de vinho no Chile.

Antes do vinho se tornar produto de exportação, barris humildes tinham lugar em todas as mesas chilenas e os avós cuidavam dos pomares do quintal. Agora, o Chile se tornou um produtor mundial, atendendo a paladares cada vez mais sofisticados. Vermelhos ricos, brancos nítidos e rosés florais; é fácil encontrar uma variedade para todos os gostos e ocasiões. Os vinhos do Chile estão entre os melhores do mundo, e os passeios pelas vinícolas são um destaque; confira o tour de vinhos do Vale de Colchagua em Santa Cruz. Carmenere é a variedade de destaque do Chile.

Morar no Chile: lugares para visitar

Seguro, eficiente e amigável, o país é mais fácil para os viajantes ou para quem quer morar no Chile. Ainda assim, há algumas coisas que você deve saber antes de chegar. Mais importante ainda dependendo de onde você quer ir. O Chile se estende dos trópicos quase até a Antártida; portanto, quando é adorável no norte, pode ser infeliz no sul e vice-versa.

Se você quiser explorar o sul da Patagônia e caminhar no Parque Nacional Torres del Paine, visite no verão (dezembro – fevereiro) ou na estação do ombro (novembro ou março) para evitar as multidões. Até o final de março, muitos serviços e atrações na Patagônia fecham para a temporada. O meio do Chile é o melhor na primavera (setembro – novembro) ou outono (final de fevereiro – abril).

A temporada de esqui vai de junho a outubro. O deserto de Atacama, no norte do Chile, pode ser explorado durante todo o ano, mas o verão (dezembro a fevereiro) é muito quente e chuvoso.

Parque Nacional Torres del Paine

Montanhas e o céu azul, uma das belezas de morar no Chile.

Pegue sua mochila e caminhe pelas florestas sinuosas para observar as torres mais sagradas das montanhas de granito. Faça uma caminhada no gelo pela superfície esculpida do Glacier Grey, passeie de caiaque pelo calmo Rio Serrano ou suba Paso John Gardner para apreciar a vista deslumbrante do campo de gelo do sul.

Casa Museo La Chascona

Se você é amante da poesia, vai adorar esse lugar, principalmente se decidir morar no Chile! Localizada em Santiago, capital do centro do universo cultural e intelectual do país, a Casa Museo La Chascona é a casa do famoso poeta Pablo Neruda.

Moais da Ilha de Páscoa

Monumentos turísticos perfeitos para quem quer morar no Chile.

Os moais enigmáticos representam a imagem da Ilha de Páscoa ou Rapa Nui. Pontilhadas por toda a ilha, essas grande estátuas (mais de 800!) estão em plataformas de pedra, que emanam vibrações místicas. Muitas pessoas acreditam que os moais representam ancestrais, mas a principal questão permanece: como essas estátuas gigantes foram transferidas de onde foram esculpidas em suas plataformas? É ver para crer!

Alimentação no Chile

De pratos de carne saudável a ceviches brilhantes e picantes, os principais pratos chilenos são um guia de turismo para o seu paladar!

Empanadas

Uma das melhores parte de morar no chile: empanadas de carne e pico de gallo.

Esses bolos fritos ou assados ​​geralmente são recheados com queijo, frutos do mar ou uma mistura que consiste em carne moída, azeitona, ovo e cebola. Enquanto os chilenos desfrutam das empanadas o ano todo, as empanadas caseiras de pino são uma das principais comidas tradicionais servidas durante as Fiestas Patrias do Chile – celebrações de festas nacionais que ocorrem em setembro. Durante as festividades, o terremoto, um tipo de bebida açucarada, também é bastante popular.

Ceviche

Morar no Chile é se deliciar com ceviches e tortillas.

O prato é feito localmente com peixe cru marinado e cozido com suco de limão antes de ser servido com cebola, alho, merkén, coentro, cominho, sal, azeite e pimentão vermelho. O ceviche combina muito bem com o pisco sour, uma bebida local picante feita com suco de limão, xarope e gelo. Quem decidir morar no Chile vai entender bem o que é isso!

Choripán

Cachorro quente típico do Chile.

Normalmente preparados em churrascos chilenos conhecidos como assados, os choripanes são salsichas grelhadas servidas com pão fresco, disponíveis em qualquer loja da esquina. Coberturas como maionese, abacate amassado e pebre são tradicionalmente oferecidas com choripanes chilenos. Pebre é um condimento chileno picante feito com pimentão em purê, cebola picada, alho, azeite e coentro.

Melhores cidades para morar no Chile

O Chile é um país grande, com uma população de aproximadamente 18 milhões de habitantes. Só a capital, Santiago, abriga 6 milhões de habitantes, ou seja, 1/3 da população, enquanto os 2/3 restantes estão espalhados pelo resto do país. A maioria dos imigrantes vive em Santiago ou à beira-mar na quinta região, em Valparaíso ou Viña del Mar. O norte do país concentra a atividade de mineração, enquanto a Patagônia possui fortes setores turísticos e de energia.

Nem sempre é fácil escolher um lugar para morar. Perguntas como “quais são as melhores cidades para se viver no Chile?”, “Quais lugares oferecem uma boa qualidade de vida, um custo de vida acessível ou mais oportunidades profissionais?” são comuns. Para te ajudar a decidir, listamos abaixo algumas das cidades para morar no Chile.

Santiago

Visão aérea de uma cidade de Santiago, uma cidade ótima para quem quer morar no Chile.
Visão aérea de Santiago, Chile

Santiago é a única cidade grande (com mais de um milhão de habitantes) no Chile. As outras cidades são mais rurais e, portanto, oferecem estilos de vida muito diferentes e muito mais lentos. Vale a pena visitar museus tradicionais, como o Museu Nacional de Bellas Artes e o Museu de Arte Contemporânea.

A maioria das pessoas escolhe Santiago para morar no Chile por conta das oportunidades profissionais e o padrão de vida é próximo ao das cidades ocidentais. Como toda grande cidades, a poluição do ar se torna mais crítica no inverno (junho a setembro), além do incômodo causado pelo ruído.

Valparaíso

Cidade colorida no Chile.

Valparaíso é uma cidade agradável para se viver, localizada à beira-mar e perto de Santiago. Lar de quase 300.000 habitantes, Valparaíso tem duas partes: a cidade baixa, incluindo o porto e a maioria das lojas, e a cidade alta (os cerros), na qual vive a maioria da população. Valparaíso é uma cidade cultural colorida, conhecida por seu museu ao ar livre. A cidade é bastante segura também.

Viña del Mar

Visão aérea de uma praia de pedras no Chile.

 

Outra cidade localizada à beira-mar, e não muito longe de Valparaíso, Viña del Mar possui uma atmosfera urbana. É uma personificação do resort à beira-mar: edifícios altos ficam em frente ao mar, ao longo de toda a praia, o que torna a cidade menos charmosa. No entanto, Viña del Mar é uma cidade dinâmica e viva. Entre os seus 330.000 habitantes, existem principalmente chilenos da classe rica e expatriados.

Transporte

Os ônibus de longa distância no Chile são pontuais, eficientes e confortáveis, embora os preços e as classes variem significativamente entre as empresas. As estações de ônibus são bem organizadas, com destinos, horários e tarifas exibidos com destaque. Os ônibus de longa distância geralmente possuem instalações sanitárias e servem café, chá e até refeições a bordo; caso contrário, eles fazem paradas regulares.

Santiago e Valparaíso possuem redes ferroviárias. A moderna linha metrotren de Santiago vai de San Fernando a Rancagua, capital da região VI, até a Estação Central, na Alameda em Santiago. O trem de Valparaíso conecta Viña del Mar e Valparaíso.

A maioria das cidades chilenas fica perto de aeroportos domésticos com serviço aéreo comercial, o que é ótimo para quem quer viajar e morar no Chile. O Aeropuerto Internacional Arturo Merino Benítez de Santiago possui um terminal doméstico separado; Santiago também possui aeroportos menores para serviços de táxi aéreo no arquipélago Juan Fernández.

Para pedalar pelo Chile, é essencial ter um bici todo terreno (mountain bike) ou bicicleta de passeio com pneus robustos. O clima pode ser um verdadeiro desafio: no sul de Temuco, esteja preparado para a chuva; no norte de Santiago, especialmente nas vastas extensões do deserto de Atacama, as fontes de água são raras e as cidades são separadas por longas distâncias.

Saúde e segurança na hora de morar no Chile

Pensar na saúde é um ponto muito importante quando você decide viajar ou morar no Chile. Embora os serviços de saúde privados também existam, o país possui um bom sistema público de saúde e os serviços de emergência estão sempre disponíveis.

O sistema de saúde pública é o Fundo Nacional de Saúde (FONASA). Os expatriados que vivem no país geralmente só terão acesso aos cuidados de saúde gratuitos da FONASA se forem residentes ou pagarem impostos no país. Existem várias empresas privadas de seguro de saúde chamadas ISAPREs, que oferecem maior acesso a serviços e hospitais privados de saúde e são frequentemente preferidas por quem decide morar no Chile.

Os cuidados médicos em Santiago e outras cidades geralmente são bons, mas pode ser difícil encontrar assistência em áreas remotas. A maioria dos médicos e hospitais espera pagamento em dinheiro, independentemente de você possuir um seguro de saúde para viagens.

Embora a água potável seja segura no Chile, o mais indicado é comprar água engarrafada durante as primeiras semanas. Se você tem estômago sensível, evite comer frutos do mar crus ou frutas não lavadas. Certifique-se de que você tem vacinas contra hepatite A e febre tifóide antes de viajar, pois elas podem ser contraídas através de água ou alimentos contaminados.

Política e questões sociais

Uma das melhores razões para morar no Chile é a estabilidade econômica do país. O Chile também foi reconhecido por sua segurança, classificado como o 24º país mais pacífico do mundo e o mais pacífico da América Latina, de acordo com o Índice de Paz Positiva (2017).

O progresso social está na agenda nacional. O Chile legalizou as uniões civis para casais do mesmo sexo e solteiros em janeiro de 2015. Um projeto de lei que reconhece os direitos dos transgêneros está em andamento. Em 2017, o Chile descriminalizou o aborto em casos de estupro, inviabilidade fetal e gravidez com risco de vida.

Dicas e curiosidades

Pessoas assistindo um show de fogos de artifício em Concepción, Chile.
Pessoas assistindo um show de fogos de artifício em Concepción, Chile.

Espanhol é a língua oficial do Chile; no entanto, as línguas indígenas ainda existem como dialetos minoritários. Por exemplo, Aymara, quíchua e Alacalufe ainda são idiomas comuns no Chile, assim como o Rapa Nui, que é falado pelos habitantes locais na Ilha de Páscoa.

O espanhol chileno é bem diferente da maioria dos dialetos latino-americanos e leva um tempo para se acostumar. Embora não seja o espanhol mais fácil de aprender, o espanhol chileno é o mais divertido. Com gírias e piadas, os chilenos realmente gostam de brincar com palavras. Depois de dominar o dialeto, você nunca mais terá problemas para entender o espanhol! Um ótimo incentivo para morar no Chile, não é mesmo?

É costume dar gorjeta de 10% em restaurantes.

Os pesos chilenos (CH $) são denominados 500, 1000, 2000, 5000, 10.000 e 20.000 pesos. Carregar notas pequenas: pode ser difícil alterar notas maiores que CH $ 1000 nas áreas rurais.

As tomadas utilizadas no Chile são de pinos redondos, mas são um pouco diferente do que nós estamos acostumados no Brasil. A entrada do meio é alinhada com as outras duas (padrão L). Não se esqueça de levar um adaptador ou comprar um quando decidir morar no Chile. A voltagem padrão usada no país é de 220 volts. Se o seu aparelho for bivolt, dá para conectar com as tomadas de lá sem precisar se preocupar.

O Chile guarda algumas das partes mais puras de nosso planeta, e elas não devem ser desperdiçadas. Depois de todas essas dicas, você estará mais do que pronto para viajar ou morar no Chile, um lugar tão rico em cultura e paisagens naturais!

Veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país aqui no blog da CI

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.