Museus que você tem que conhecer

Em 18 de maio, mais especificamente na sexta feira passada, foi comemorado o Dia Internacional do Museu. Se você acompanha a fanpage da CI, deve ter visto o link que postamos falando sobre este dia e apresentando o Google Art Gallery, um projeto bem bacana do maior buscador do mundo que permite passear virtualmente por museus de várias partes do planeta. Bem, não é exatamente como estar lá, mas dá uma boa noção.

Os museus são extremamente importantes para retratar a arte e a cultura de cada país ou região, por isso são sempre visitas obrigatórias quando você viaja para outro lugar. Vamos fazer aqui um roteirinho de museus essenciais e dicas legais para você colocar na sua lista quando for para outro país?

Austrália

Galeria Nacional da Austrália

É na sua capital, Camberra, que fica o museu mais famoso da Austrália. Com arquitetura supermoderna e imponente, você nem imagina que lá dentro rolam exposições que vão do clássico ao contemporâneo, tudo com muito bom gosto, ótima iluminação e design. Afinal, não é porque é um museu aparentemente tão moderno que eles ignorem suas raízes. A galeria conta com um acervo de mais de 100 mil peças de arte dos povos indígenas australianos!

Espanha

Museu Picasso

Ao pensar em arte espanhola, talvez o primeiro artista que lhe venha à cabeça seja Picasso. Portanto, nada mais justo do que ele ganhar um museu com seu nome. E não é só o nome, lá você encontra mais de 3.500 trabalhos do pintor espalhados pelos cinco palácios que fazem parte do museu. Foi em 9 de março de 1963 em Barcelona que o museu abriu suas portas pela primeira vez, mas não parou por aí. Pablo Picasso é considerado um artista tão importante que até em Paris  abriram uma casa em sua homenagem, em 1985.

 

Irlanda 

Museu Hunt

Localizado na cidade de Limerick, o Museu Hunt tem esse nome devido à família Hunt, antigos fidalgos colecionadores de arte. No início, o museu baseava-se somente no acervo pessoal da família, alguns anos depois foi transferido para o edifício da Universidade de Limerick e em seguida para um palacete do século XVIII, onde se encontra atualmente. O museu reúne obras dispersas que vão artefatos arqueológicos da idade da pedra da Irlanda e até do Antigo Egito a esboços de Picasso e desenhos e fotografias de moda de Sybil Connolly.

Japão

Museu Nacional de Tóquio

Que a arte e cultura japonesas são riquíssimas você já sabe. Agora imagine colocar um pouquinho desse conhecimento em um só lugar: esse é o Museu Nacional de Tóquio. O maior e mais antigo museu do Japão foi fundado em 1872 e tem em seu acervo mais de 110 mil objetos de valor arqueológico e artístico. Destes,  87 pertencem ao Tesouro Nacional e 610 são classificados como propriedade cultural de importância, um título que mostra o valor que esses objetos têm para a cultura do país.

 

Rússia

Museu Pushkin

O Museu Pushkin é o maior museu de Moscou dedicado à arte europeia. Inclusive, é um dos maiores do mundo quanto a esse estilo. O seu acervo conta com mais de 500 mil obras, como pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, arqueologia, fotografia e arquivos de documentos com papeis científicos e históricos. Apesar de ser especializado em arte europeia, o Museu Pushkin também conta com 6 mil objetos de arte do Antigo Egito, além de antigas esculturas gregas. Realmente é um museu completo!

Esses são apenas alguns lugares bacanas que você pode conhecer. Claro que os clássicos estão na lista e você tem que conhecer um dia, como o Louvre, o Museu do Prado, o British Museum, O Museu de Arte Moderna de NY e muitos outros. Mas a CI está aqui para ampliar seus horizontes e mostrar que o mundo oferece muito para quem está a fim de aprender. =)

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.