Pois é, minha gente. Ontem, depois de um dia todo saudoso por aqui, acabei num restaurante brasileiro em Camden Town. Não foi nada combinado. Encontrei minha namorada uma seis e meia e como pintou a dúvida de onde comer fomos para o mercadão que é Candem. Mas chegamos tarde por lá. As barraquinhas estavam todas fechadas.
Com fome, nos restou procurar um restaurante. Entre opções viatinamita, indiana e chinesa, encontramos uma placa na calçada: feijoada – 6 libras. Independente da qualidade da fejuca, bater a especialidade brasileira quando se está fora do Brasil é uma sensação incrivelmente boa.
Entramos no restaurante e recebemos um cardápio cheio de opções de pratos. Nem chegamos a lê-lo: “Duas feijoadas, por favor”. Como o prato iria demorar um pouco para sair, atacamos um bolinho de mandioca com carne seca de entrada. Puts! que maravilha foi aquilo.
Comi aquela feijoada inteirinha, com gosto, pimenta, farofa e guaraná. Pra finalizar, mandei um belo pudim de leite…Antes de pagar a conta, ainda passamos no balcão do restaurante e compramos um pacotão de farofa pra levar pra casa.
Vocês não imaginam como aquelas especialidades brasileiras fizeram bem aos nossos corações na noite fria de ontem. Sem falar no bombonzinho Sonho de Valsa no caminho para casa. Dormi quentinho…tranqüilo, tranqüilo.
Como já disse antes, tenho reparado que a nossa comunidade aqui em Londres é bem grande mesmo. Em vários lugares por onde passei, encontrei lojas, restaurantes, quilos, bares e cafés brasileiros à disposição. Apenas saber da possibilidade de comer uma especialidade feita em casa já é um antídoto pra saudade.